terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

"Alex de Janete" se emociona ao falar do tratamento recebido pela Delegação de Wenceslau Guimarães que participaria da Super Copa Cachoeira em Paulo Afonso

Muito longe dos centros urbanos, do burburinho futebolístico e sob um sol que nunca brilha abaixo dos 30ºC, Paulo Afonso, situada no extremo norte baiano, recebe anualmente equipes do estado da Bahia e de Alagoas, Sergipe e Pernambuco para a Super Copa Cachoeira de Paulo Afonso, competição de base que revela jogadores nordestinos para o Brasil e o mundo.

Este ano, porém, tudo saiu diferente do que acontece há 14 anos. Perto de sua 15ª edição, que começaria há quase duas semanas, a Copa foi cancelada na véspera da abertura devido a falta de alojamento para as delegações participantes nas escolas municipais. O argumento é de que as escolas estão em reforma, impossibilitando o acolhimento de pelo menos 300 pessoas entre atletas e comissão técnica. Resultado: com o cancelamento da competição, o prejuízo foi geral. Do organizador ao vendedor ambulante, a não realização gerou, além do prejuízo financeiro, uma frustração sem precedentes na história do torneio.

A delegação de Wenceslau Guimarães viajou 8 horas para chegar a Paulo Afonso. A equipe é formada por meninos da cidade e de cidades vizinhas, que conta com o apoio e a dedicação de Alexandro Leal, assessor do governo local diretamente envolvido com as questões esportivas, e sua esposa Janete Leal, pedagoga e que ajuda o marido nas viagens que ele realiza levando os garotos para disputar campeonatos.

A situação deste grupo em especial chamou a atenção, pelo fato da prefeitura de Wenceslau Guimarães projetar a verba de combustível para que fosse usada ao fim dos 10 dias de competição. Com o cancelamento e sem o alojamento, a delegação ficou "hospedada" num ginásio da cidade, sem condições de preparar a alimentação dos garotos e contendo gastos para aguardar a liberação da verba do combustível pela prefeitura de Wenceslau Guimarães.

Indignado com o tratamento recebido por parte de alguns funcionários do ginásio da prefeitura de Paulo Afonso, Alex se emocionou ao falar sobre o trabalho feito para que os meninos, em sua maioria carentes, consigam participar de competições de base e, com alguma sorte, serem observados e levados para grandes clubes. O goleiro Danrlei, de 16 anos, o volante Lázaro e o zagueiro Lantiel, ambos de 17 anos, eram o espelho da decepção:

- A gente vem se preparando há alguns meses pra esta competição. Tudo o que a gente queria era jogar bola e mostrar nosso talento. Mas chegamos aqui e nada vai acontecer. É muito triste", disse Danrlei.

Leia mais no LANCENET! http://www.lancenet.com.br/minuto/Competicao-base-nordestina-cancelada-inicio_0_634736639.html#ixzz1lih7mnqA

Nenhum comentário:

Postar um comentário