quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Após saques e arrastões, cidades em que tiveram PM's aderidos a greve têm segurança reforçada e até apoio do exército

A Secretaria de Comunicação do Governo do Estado (Secom) informou na tarde desta quinta-feira (2) que a Força Nacional de Segurança Pública irá reforçar o policiamento em Salvador. No total, 150 policiais chegam à cidade às 22h e, em 48 horas, devem chegar outros 500. Também está prevista a presença de tropas do Exército, após entedimento do governador Jaques Wagner com a presidente Dilma Rousseff.

O Comando da Polícia Militar da Bahia (PM-BA) reforçou nesta quinta-feira (2) o policiamento nas cidades de Feira de Santana e Ilhéus, localizadas a 109 e 465 km de Salvador. Segundo informações da PM, a iniciativa foi tomada devido ao clima de tensão instaurado nas cidades por atos de vandalismos realizados por manifestantes em greve.

Para Feira de Santana foram deslocadas viaturas da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE) Litoral Norte. Já para a cidade de Ilhéus foram enviadas equipes da CIPE Cacaueira. Ainda segundo a polícia, o objetivo do reforço policial é intensificar e garantir a segurança da população.

O juiz da 6ª Vara da Fazenda Pública, Ruy Eduardo Almeida Brito, considerou ilegal a greve parcial dos policiais militares da Bahia e determinou nesta quinta-feira (2) o imediato retorno dos PMs ao serviço. A Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares do Estado da Bahia (ASPRA - BA) devem suspender o movimento grevista, cumprindo a decisão de imediato, sob pena de multa de R$ 80 mil, por cada dia de paralisação a partir desta quinta (2). O juiz intima ainda a Polícia Militar, via Comando Geral da instituição, para o cumprimento da determinação.

A decisão foi apresentada no final da manhã desta quinta-feira (2), pelo procurador geral do Estado, Rui Moraes, na sede da Fundação Luis Eduardo Magalhães, no Centro Administrativo da Bahia.

Roubos e Assaltos em Feira de Santana
Diversas lojas e bancos fecharam as portas mais cedo em Feira. Segundo informações da Guarda Municipal, o medo tomou conta dos comerciantes após uma onda de assaltos pela cidade. Os assaltos aconteceram em grandes lojas como Kamys Modas, Le Biscuit e Americanas, que ficam no centro da cidade. Segundo testemunhas, os bandidos trocaram tiros com a polícia na avenida Getúlio Vargas e na avenida Sampaio, onde um dos assaltantes foi baleado. Ainda segundo informações da Guarda Municipal, houve arrastões na Feiraguai, no Centro de Abastecimento e na Estação de Transbordo próximo à avenida Getúlio Vargas.

Através do Facebook, o prefeito da cidade Tarcízio Pimenta informou à população que pediu apoio do Exército e reforço para a Guarda Municipal, em decorrência dos arrastões. "Há alguns minutos solicitei ao General Gonçalves Dias a presença do Exército nas ruas de Feira de Santana para garantir a segurança da população. Também solicitei ao Coronel Santos, comandante do 35 BI. Aguardo o retorno", escreveu Pimenta.

Fonte: Correio da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário