sábado, 25 de fevereiro de 2012

Estação Ecológica de Wenceslau Guimarães


ESTAÇÃO ECOLÓGICA CAMINHOS DA BOA ESPERANÇA

Wenceslau Guimarães lidera o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultora Florestal (Pronaf). Em parceria com os governos federal, estadual e municipal, o programa apóia o desenvolvimento rural e incentiva o plantio de espécies de rápido crescimento - a exemplo do eucalipto - em áreas degradas ou de pastagem, para suprir a demanda crescente de madeira na região, evitando o desmatamento das florestas nativas. Hoje, já são mais de 200 hectares plantados.

IMPORTÂNCIA DA ESTAÇÃO ECOLÓGICA DE WENCESLAU GUIMARÃES

A criação da Estação Ecológica Wenceslau Guimarães considerou a enorme diversidade biológica da área da Reserva Florestal de Wenceslau Guimarães – R.F.W. G, o elevado número de espécies endêmicas e a ocorrência de espécies ameaçadas de extinção nos diversos grupos estudados. Destaca-se ainda a importância da área da R.F.W.G. para proteção dos mananciais hídricos da bacia do Rio das Almas, como garantia do abastecimento d’água para população local e para atividades agropecuárias, bem como o fato da referida Reserva integrar o ecossistema da Mata Atlântica e a zona núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, reconhecida pela UNESCO.
 
 
LOCALIZAÇÃO E ÁREA  
A Estação está localizada no povoado de Nova Esperança, inserido na Bacia Hidrográfica do Rio Recôncavo Sul (sub-bacia Rio das Almas ou Jequié). Possui uma área total de 2.418 ha.

 
ATRIBUTOS NATURAIS
A Estação apresenta cobertura vegetal pertencente ao domínio fitogeográfico da Mata Atlântica. Dentre as espécies encontradas nessa área, destacam-se a jacarandá, a sucupira, a peroba, o aderno, pau d’arcos, a jussara, dentre outras. A Estação Ecológica abriga diversos primatas e mamíferos em extinção, a exemplo do tamanduá-mirim, o bicho preguiça, o quati e o mico-estrela. Também podem ser encontradas aves raras como o gavião-pombo.

Fonte:  wenceslauguimaraes.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário