terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

A importância da internet na educação e no mercado de trabalho

A educação no Brasil sempre foi alvo de críticas. Métodos ultrapassados, professores mal remunerados, alunos pouco motivados, etc. Neste cenário, surge a internet que oferece contribuições positivas e negativas para a educação. Neste post irei focar nas oportunidades e na importância da internet na educação.
Há pelo menos cinco aspectos sobre a importância da internet na educação que considero relevantes:

A internet é uma grande biblioteca

Sobre certo ponto de vista, a internet é uma grande biblioteca. Nela encontramos livros inteiros para consulta, artigos técnicos, enciclopédias, dicionários, vídeos educacionais e uma enorme variedade de sites e blogs com os mais diversos conteúdos educacionais.
Se no passado faltavam livros e materiais de estudo, agora o problema é o excesso. Localizar, organizar e tirar proveito de tudo isso é um desafio para os educadores e a escola atual.

Novas modalidades de ensino EAD

A importância da internet na educação pode ser vista nas novas modalidades de ensino, também chamada de EAD - Educação a Distância. Embora existam ainda resistências em aceitar este modelo de ensino, é inegável que a educação a distância traz enormes benefícios para a educação como um todo. Alguns desses benefícios podem ser:
  • Permite o retorno de muitos alunos que haviam abandonado a escola por falta de tempo;
  • Leva cursos superiores a regiões remotas, onde esses cursos não existiam;
  • O custo de uma formação no modelo EAD é muito mais baixo que no modelo tradicional. Isto serve para o aluno e para a escola;
  • Estimula a auto-aprendizagem e a pesquisa;
  • Entre outros.

Estímulo a leitura e escrita

Com algumas exceções, creio que as pessoas estão escrevendo muito mais agora do que antes de terem acesso a internet. O mesmo vale para a leitura, muito embora a leitura na internet seja diferente da leitura de um livro impresso, por exemplo.
Os blogs trouxeram um grande benefício para as pessoas: ler, pesquisar e escrever. Quem tem um blog, tem esta tríplice tarefa quase que diariamente. Então, que tal se as escolas sugerissem a seus alunos que cada um tivesse um blog? O resultado disso é que os alunos teriam de ler mais, pesquisar mais, escrever mais e consequentemente aprender mais.

Diminuição das diferenças culturais

Vi uma palestra do professor Luli Hadfaher, onde ele diz que antes da internet as pessoas iam aos Estados Unidos, por exemplo, para comprar livros e consumir cultura, isto era uma vantagem competitiva no campo cultural. Hoje, com a internet isto não faz mais sentido, já que o mesmo conteúdo que existe lá está disponível aqui também.

Conceito de educação continuada

No meu entendimento, a importância da internet na educação caracteriza-se também pelo fato de trazer o conceito de educação continuada. Lembro que antigamente quando uma pessoa se formava em alguma área era um momento sublime, único e pelo menos na minha cabeça ficava a impressão de que aquela pessoa havia atingido o ápice. A internet tem mostrado a imensidão de informações e conhecimentos disponíveis, isto nos leva a acreditar que devemos estudar sempre.

Conclusão

A importância da internet na educação é notável, caracteriza-se pelos fatores acima expostos e por muitos outros não mencionados aqui, mas que certamente estão por aí, basta observá-los.
Importância da internet no mercado de trabalho. Cursos, atualizações e outras definições.
O mercado de trabalho não é mais o mesmo, disso ninguém duvida. Quando analisamos a história recente e comparamos com o atual momento percebemos as grandes transformações que houve na forma de trabalhar e gerar empregos. Em épocas de mudanças constantes a internet é sem dúvida uma ferramenta importante para auxiliar as pessoas na busca de novos empregos ou novas oportunidades nos atuais empregos. Listarei abaixo alguns pontos que julgo relevante para fundamentar a importância da internet no mercado de trabalho

Necessidade de atualizações constantes

Atualizar. Reciclar. São palavras no vocabulário trabalhista de qualquer um atualmente. Muitos mais que formação, experiência ou até competência, a atualização parece ser o grande diferencial para quem quer se manter ativo. Se para muitos pagar cursos ou treinamento não é a melhor alternativa, creio que na internet seja possível obter muito conhecimento de graça. Sites como a Wikipédia e os inúmeros sites que oferecem cursos, tutoriais e treinamento online fundamentam essa idéia.

Novos postos de trabalho

A internet é enorme, construir e manter tudo isso dá muito trabalho e precisa muita gente envolvida. Web designers, programadores web, fotógrafos, produtores de vídeos e áudio, redatores, técnicos em informática, especialistas em segurança, produtores dos mais diversos tipos de conteúdos, etc. A lista é enorme de pessoas e profissões necessárias para manter a internet funcionando. Sem contar as novas profissões que tem surgido com o advento da internet, como o blogueiro. Você sabia que muita gente vive de blogs e que já é possível definir blogueiro como profissão?

Cursos e especializações pela internet

Muitos são os cursos feitos pela internet. Cursos livres, especialização, técnicos, graduação, pós-graduação, extensão universitária, etc. Hoje é possível fazer qualquer um desses cursos sem sair de casa. Eu por exemplo faço um curso de graduação a distância pela UNIP - Universidade Paulista. Assim que terminar este post preciso terminar de ver as aulas da semana. Qual a vantagem disso? Agora são 16h14 de um domingo, isto é, posso estudar a hora que eu quiser.

Troca de experiências com outros profissionais

Trocar experiências são práticas importantes na vida de qualquer profissional, estamos sempre querendo aprender mais com as experiências de outras pessoas, sejam elas acertadas ou não. A importância da internet no mercado de trabalho também se fundamenta pela enorme possibilidade de profissionais trocarem experiências nas mais diversas áreas de atuação. AS redes sociais, como Orkut, Facebook, Myspace, spaces etc são exemplos disso. Existem ainda sites, blogs, fóruns e comunidades específicas para diversas profissões.

Trabalho a distância

Uma tendência que a internet proporcionou foi o trabalho a distância. O mercado de trabalho a distância é antigo, mas ele estava limitado a alguns casos e era dificultado pela comunicação e troca de informações. Hoje cada vez mais se fala em Home Office (escritório em casa) e outras formas de trabalho a distância. Pretendo fazer um post específico sobre isso em breve.

Conclusão.

Importância da internet no mercado de trabalho é evidente pelos pontos acima citados e muitos outros. Usar a internet de forma inteligente pode ser uma boa saída para quem deseja manter no mercado de trabalho ou para aqueles que desejam ingressar no disputado mercado de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário