quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Prefeito de Alagoinhas defende a permanência da ferrovia em audiência com ministro dos transportes


paulo
“Nenhuma linha de trem será desativada na Bahia”. Essa foi a afirmação do ministro dos Transportes César Borges durante uma audiência com o prefeito de Alagoinhas, Paulo Cezar nessa terça-feira(30), em Brasília. A audiência foi solicitada após notícias de que parte da malha ferroviária seria desativada. Segundo ministro, o objetivo do governo federal é de ampliar e melhorar toda a malha ferroviária do país. Para isso serão investidos R$18 bilhões, em um projeto que moderniza o transporte de cargas e passageiros, “colocando o país definitivamente nos trilhos”.
Além de Paulo Cezar, participaram da audiência a senadora Lídice da Mata (PSB), os deputados federais José Rocha (PR), Luiz Alberto (PT) e Nelson Pelegrino (PT), o deputado estadual Paulo Azzi (DEM), os secretários municipais Sônia Fontes (Infraestrutura), André Nunes (Cultura, Esporte e Lazer), do vereador Radiovaldo Costa (PT), o ex-prefeito de Alagoinhas e atual presidente da FIGAM Chico Reis e a professora e historiadora Iracy Gama.
No final do encontro, o prefeito Paulo Cezar disse ter ficado satisfeito com a promessa do ministro de só desativar os trechos atuais, no que diz respeito a cargas, quando os novos estiverem prontos e operando. O prefeito também tomou conhecimento de que o planejamento do governo vai contemplar a população com a volta do trem de passageiros, uma necessidade em países emergentes como o Brasil. “Jamais Alagoinhas poderia ficar de fora desse grande projeto. Tenho certeza que os representantes da nossa cidade, aqui presentes, aprovaram a reunião e que a população de Alagoinhas pode ficar tranquila porque a nossa malha ferroviária está garantida”, comentou.
Os técnicos da ANTT detalharam como o governo federal pretende fazer a transição entre a atual malha ferroviária e a que será construída pelo governo. Serão utilizadas bitolas mais largas para o transporte de cargas que podem alcançar uma velocidade de 80 km por hora.
paulo2
Atendendo a uma solicitação do prefeito, os técnicos da ANTT vão viabilizar uma audiência pública em Alagoinhas para que todas as dúvidas sobre o projeto do governo federal sejam esclarecidas. A meta é interligar todo o país. Os trechos atuais vão servir para uma linha de trem metropolitano ligando as principais cidades do interior à capital, Salvador, numa parceria com o governo estadual.
Na audiência, o prefeito também solicitou ao ministro César Borges que seja incluída uma passagem de nível na licitação para duplicar a BR-101 no trecho da Calu. O ministro solicitou a secretária Sônia Fontes que encaminhasse o projeto para os técnicos do ministério, o quanto antes, para que a solicitação possa ser atendida já nesta primeira etapa da licitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário