terça-feira, 30 de setembro de 2014

Mahalo Surf Eco Festival será reeditado em Itacaré na segunda parada da "perna brasileira"






Pelo segundo ano consecutivo, o festival de surfe, música e ecologia, organizado desde 2008 pela Dendê Produções, vai ser realizado na paradisíaca cidade da Costa do Cacau no sul da Bahia, entre os dias 27 de outubro e 1º de novembro
A cidade de Itacaré, no sul da Bahia, receberá pelo segundo ano consecutivo o "Skol apresenta Mahalo Surf Eco Festival", agora compondo a nova "perna brasileira de fim de ano" da ASP South America, que será iniciada uma semana antes em Florianópolis (SC) e depois encerrada em São Sebastião (SP). O evento promovido pela Dendê Produções desde 2008 na Bahia, é um verdadeiro festival com competições de surfe e bodyboard durante duas semanas regadas com vários shows de bandas de destaque nacional, além de palestras e atividades de educação ambiental e preservação da Natureza. Uma das novidades é a inclusão de uma etapa feminina do ASP Qualification Series com nível 4 estrelas como a masculina que já aconteceu no ano passado. As duas competições do Circuito Mundial de Surfe serão disputadas entre os dias 27 de outubro e1.o de novembro na paradisíaca Praia da Tiririca, que na semana seguinte será palco das disputas do bodyboard em Itacaré.
A etapa da Bahia é atualmente a mais antiga das séries qualificatórias para o WCT no Brasil. Neste ano, será distribuída uma premiação total de 125 mil dólares para as duas categorias, com a vitória tanto no masculino como no feminino valendo 1.000 pontos para os rankings do ASP Qualification Series. Considerado como o maior evento de surfe das regiões Norte/Nordeste do país, o Mahalo Surf Eco Festival é realizado pela Dendê Produções com o patrocínio da Petrobrás, da Bahiatursa e da Prefeitura Municipal de Itacaré.
História do Surf Eco Festival
Depois de quatro anos sendo realizado na capital da Bahia, Salvador, o Surf Eco Festival mudou em 2013 para a cidade de Itacaré, um paraíso de praias com boas ondas para a prática do esporte no litoral sul do estado. A entrada da marca de surfwear baiana, Mahalo, foi outra novidade do campeonato no ano passado, que terminou com festa pernambucana de Halley Batista no alto do pódio na Praia da Tiririca. Ele já está confirmado para defender o título na segunda edição do Mahalo Surf Eco Festival apresentado pela Skol em Itacaré.
A história do Surf Eco Festival começou em 2008 na igualmente paradisíaca Praia do Forte, em Mata de São João, no litoral norte da Bahia. A galeria dos campeões do evento foi inaugurada por dois surfistas que há alguns anos vêm brilhando no Circuito Mundial da ASP, o paulista Adriano "Mineirinho" de Souza e a cearense Silvana Lima, que atualmente mora em Itacaré e lidera o ranking 2014 do ASP Qualification Series. No ano seguinte, o evento mudou para Salvador e na capital baiana passou a decidir os títulos sul-americanos Pro Junior masculino e feminino da ASP South America, além de continuar sempre promovendo uma etapa do Circuito Mundial do ASP Qualification Series. 
Outras estrelas que atualmente fazem parte do seleto grupo dos top-34 do WCT foram campeões desta categoria para surfistas com até 20 anos de idade. Em 2009, o catarinense Alejo Muniz superou o paulista Gabriel Medina com a vitória no Surf Eco Festival na Praia da Armação do Jardim de Alah. No mesmo lugar, Miguel Pupo foi o campeão Pro Junior da ASP South America em 2010. Em 2011, o título foi conquistado por Filipe Toledo na estreia do evento na Praia de Jaguaribe, em frente ao SESC, que também foi o palco da última edição do Surf Eco Festival em Salvador em 2012, antes de ser transferido para a cidade de Itacaré, no litoral sul da Bahia. 
Itacaré - Situada na Costa do Cacau, ao sul de Salvador, a pequena cidade abriga uma grande variedade de belezas naturais: praias maravilhosas, cachoeiras deslumbrantes, Mata Atlântica preservada, rios, manguezais e muitos consideram como o lugar que têm as melhores ondas da Bahia. Itacaré tem uma formação geológica única no Nordeste Brasileiro e é muito visitada por praticantes de esportes radicais e de aventura. A Praia da Tiririca já foi palco de etapas do Circuito Brasileiro de Surfe Profissional e do WCT feminino, mas ficou alguns anos sem receber nenhuma competição importante e só em 2013 sediou pela primeira vez um evento do Circuito Mundial masculino, com a estreia da marca Mahalo no Surf Eco Festival. 

Shows agitam o Mahalo Surf Eco Festival
Desde 2008, o Mahalo Surf Eco Festival é encerrado com um grande festival de música. Nos shows já brilharam diversas bandas de âmbito nacional, local e municipal. E o casamento entre surfe e música se repete em 2014, quando o Festival leva para o palco em Itacaré, no sábado dia 1º de novembro, em uma arena montada na entrada da cidade especialmente para esta finalidade, as bandas O RappaPonto de Equilíbrio, Strike e Massa Sonora.
Ecologia no Mahalo Surf Eco Festival
Além de esporte e música, a Dendê Produções realiza todos os anos durante o evento, uma série de atividades voltadas para a Ecologia. Em 2014 não será diferente. O Mahalo Surf Eco Festival será o primeiro evento de surfe do mundo que terá a utilização de energia solar. Uma grande estrutura será montada para a captação desta energia, que será usada em prol do próprio espetáculo, fruto de uma parceria entre a organizadora do evento, Dendê Produções, com a Universidade de São Paulo (USP), sob supervisão do Dr. Aurélio, a maior autoridade em energia solar do Brasil atualmente. Além disso, como parte do Programa Socioambiental apoiado pela Petrobras, o Mahalo Surf Eco Festival prepara uma extensa programação com diversas ações como palestras, exposições, exibição de filmes, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário