sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Gandu - Mentira tem pernas curtas e manca


Todos já estão saturados em ouvir de prepostos do Governo do Prefeito Ivo Peixoto (PCdoB), que não será possível atrair nenhum investimento para o Município, sobre tudo através da caixa econômica federal, se não for aprovado o projeto de esgotamento sanitário, através da EMBASA, com a taxa de 80% nas contas de água dos Ganduenses. Inclusive na ultima entrevista concedida, o próprio Alcaide, deixou claro, de que o projeto minha casa minha vida do Governo federal, não poderia ser implantado em Gandu, devido esta demanda. Acontece que nesta quarta feira (29), em visita ao distrito de Embira em Cruz das Almas, a margem da BR 101 podemos comprovar de que, todas estas justificativas dadas pelos governistas e órgãos de Imprensa contratados pela Prefeitura, não passa de um blefe.
Observe nas fotos acima, a construção de centenas de unidades habitacionais do programa minha casa minha vida, financiadas pela caixa, em uma localidade sem nenhuma infraestrutura. O que dar pra entender é que o Prefeito de Cruz das Almas e seus respectivos representantes nas esferas Estadual e federal tiveram força política para atrair tal investimento, sem onerar os bolsos dos contribuintes, com uma taxa abusiva de 80%. Para isto acontecer em Gandu, basta que o Senhor Gestor, esqueça o plano da EMBASA e, crie o plano Municipal de saneamento básico.

Como já dizia o velho proverbio popular: “Mentira tem pernas curtas e manca, até que vai longe, mas só reina enquanto a verdade não chega”.

fonte blog do bozó

Centros de Formação de Condutores tem até 90 dias para implantarem simuladores

 Os alunos devem passar por cinco aulas no aparelho, com duração de 30 minutos cada

O Detran-BA deu um prazo de 90 dias para que os Centros de Formação de Condutores (CFC’s) estejam adequados à Resolução n° 444/2013 do Contran,  obrigando-os o uso do Simulador de Direção Veicular para obtenção da categoria ‘B’ nos processos de primeira habilitação, reinício de processo ou adição de categoria.
Foto: Divulgação/ Detran
Foto: Divulgação/ Detran
O novo condutor deverá passar por cinco aulas no simulador, durando 30 minutos cada, podendo ser ministradas no mesmo dia, desde que possua um intervalo de 30 minutos.
O aparelho simulador possui 26 situações, como condução e circulação em condições atmosféricas adversas, condução e circulação noturna, obstáculos durante a condução, aquaplanagem, condução sob chuva, condução sob neblina, dirigir alcoolizado, entre outras.
A determinação foi publicada nesta quinta-feira (30) no Diário Oficial do Estado. Segundo o órgão, até o momento, apenas a Escola Pública de Trânsito (Eptran) possui o aparelho na Bahia.
Relatório - Ao final de cada aula será emitido pelo próprio simulador um relatório, para orientar o profissional que supervisionou a aula na aplicação da melhor orientação pedagógica que atenda às necessidades do aluno.
Para a fiscalização das aulas, os simuladores vão dispor de conexão de dados via internet, ligando o Sistema de Monitoramento de Aulas no Simulador de Direção Veicular (SMAS) ao sistema do Detran, permitindo a transmissão das aulas em tempo real.
Segundo o diretor do Detran-BA, Maurício Botelho, as aulas só poderão ser iniciadas mediante a prévia confirmação biométrica e transmissão de dados do aluno a ser monitorado pelo SMAS.

Após crianças serem baleadas, moradores do Bairro da Paz fazem protesto na Av. Paralela

Moradores do Bairro da Paz, de Salvador, realizam protesto na Avenida Luis Viana Filho, Paralela, no sentido Aeroporto. O início da manifestação aconteceu por volta das 17h, desta quinta-feira (30). Segundo a Central de Polícia, eles queimaram pneus e utilizaram dois micro-ônibus para fechar a via. O protesto deixa o trânsito complicado na região.
Foto: Leitor/ Marcelo Moradillo
Conforme os moradores, o motivo é por conta da morte de um menino, de 07 anos, que teria sido baleada na rua Presidente Dutra. Outra criança, uma menina, de 10 anos, também foi baleada e encontra-se ferida. Um grupo de pessoas, de uma facção, teria invadido a outra, do lado inimigo, para matar traficantes, mas como não acharam atingiram as crianças. A Central informou que não tiveram ocorrência do caso.
O Corpo de Bombeiros, junto a Transalvador, já está no local para a liberação da via.
Manifestação deixa trânsito complicado (Foto: Portal Varela Noticias)

Trabalhadores dos Correios entram em greve

Trabalhadores dos Correios entram em greve
Os trabalhadores dos Correios na Bahia aprovaram, em assembleia realizada nesta quinta-feira (30) pelo Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos no Estado da Bahia (Sincotelba), o início da greve nesta sexta (31). De acordo com a categoria, a paralisação será por tempo indeterminado. O sindicato reclama que houve quebra de acordo da estatal relativo à manutenção do atual plano de saúde (Correios Saúde) dos servidores, determinada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST). Os trabalhadores também reivindicam a revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Salários 2008. Foi decidido ainda que os grevistas farão um protesto na manhã desta sexta em frente ao prédio central dos Correios, no bairro da Pituba, em Salvador.

MP processa prefeitura de Paulo Afonso após envenenamento de 45 gatos

MP processa prefeitura de Paulo Afonso após envenenamento de 45 gatos
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) entrou com um processo contra a prefeitura de Paulo Afonso, no norte baiano, após 45 gatos serem encontrados mortos nas ruas da cidade. De acordo com a promotora de Justiça Regional Ambiental, Luciana Khoury, a gestão municipal não possui um plano de proteção dos animais. O pedido ao Tribunal de Justiça da Bahia é para que a prefeitura seja obrigada a recolher os bichos, em até 5 dias, e levar para um abrigo público, com estrutura para todo o tratamento necessário. Os gatos mortos foram encontrados próximo do prédio da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) e da sede MP. O assassinato dos felinos está sendo investigado pela polícia. A morte de animais em Paulo Afonso já era alvo de ação da promotoria desde 2013 e, segundo Luciana Khoury, a prefeitura não acatou as sete ações sugeridas em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

Fieb se exime e Fórum Empresarial da Bahia não descarta entrar com ação contra IPTU

Fieb se exime e Fórum Empresarial da Bahia não descarta entrar com ação contra IPTU
Exatamente dois meses após a aprovação do aumento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) na capital baiana, o Fórum Empresarial da Bahia ainda não decidiu se vai ou não entrar com uma ação contra a elevação da taxa, o que foi feito pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). A entidade, comandada pelo pré-candidato do PMDB ao governo paulista, Paulo Skaf, conseguiu derrubar o projeto do prefeito Fernando Haddad (PT), por meio de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), que está no Supremo Tribunal Federal. Aqui na capital baiana, a Federação das Indústrias da Bahia (Fieb) repassou a responsbilidade para o Fórum Empresarial e não se pronunciou. Em contato com o Bahia Notícias, o presidente da entidade e ex-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Antoine Tawil, afirmou que o assunto pode ser tratado na próxima reunião do grupo e não descartou o processo. “Temos que sentar com a prefeitura de novo, pois até então ninguém faz ideia desse novo IPTU e quanto vai ser a nova avaliação e o reajuste. Exatamente por existir essa nuvem é que ainda não entramos [com uma ação]. Mas, ainda dá tempo. Se o Fórum tiver que se manifestar, e realmente questionar através das federações, o fará sem sombra de dúvida”, explicou. No entanto, o próprio Tawil afirmou que – pessoalmente – entende que o reajuste em São Paulo é diferente da elevação da taxa em Salvador. “Em São Paulo já tinha o reajuste anterior e agora é uma segunda fase. Nós [Salvador] ainda estamos na primeira fase. Acho que em São Paulo se fez muito certo [ao questionar na Justiça]. Diga-se de passagem que o mesmo secretário que fez a mudança lá agora fez aqui [Mauro Ricardo Costa], só que a segunda fase não chegou em Salvador”, pontuou. O aumento do IPTU soteropolitano prevê uma trava máxima de 35% para o incremento. O presidente da Fiesp, Paulo Skaf, argumentou que o acréscimo real deve levar em conta a inflação, sendo que na capital paulista – que tem trava para reajuste residencial de 20% e empresarial de 35% o aumento com acréscimo da inflação era, em média, de 55%. A mudança aprovada pelos paulistas é menor do que a soteropolitana.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Trabalhadores dos Correios na Bahia devem paralisar atividades nesta sexta

Trabalhadores dos Correios na Bahia devem paralisar atividades nesta sexta
Os trabalhadores dos Correios na Bahia devem paralisar as atividades por 24h nesta sexta-feira (31). A decisão será tomada em assembleia na noite desta quinta (30). Em Salvador, o encontro será no auditório do sindicato, no Matatu, com primeira chamada às 18h. Já em Feira de Santana, a reunião acontecerá no final da tarde, com primeira chamada às 17h30, no estacionamento da sede dos Correios Capuchinhos, no Centro. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos do Estado da Bahia (Sincotelba), a paralisação – caso aprovada – será em protesto contra a quebra de acordo da estatal relativo à manutenção do atual plano de saúde (Correios Saúde) dos servidores, determinada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST). 

Para garantir apoio eleitoral, Dilma pensa em dar sexto ministério ao PMDB

Para garantir apoio eleitoral, Dilma pensa em dar sexto ministério ao PMDB
Com o pensamento na reeleição, interlocutores da presidente Dilma Rousseff têm aconselhado que ela dê o sexto ministério ao PMDB, partido estratégico no quesito eleição. A presidente retornou de Cuba, nesta quarta-feira (29), disposta a prosseguir com as negociações sobre a última reforma ministerial de seu mandato. Dilma tem três destinos possíveis para aliados: o Ministério do Desenvolvimento, já que o empresário Josué Gomes tem demonstrado dificuldade em deixar a empresa da família, a Coteminas; o Ministério da Ciência e Tecnologia e a Secretaria dos Portos. Se a ideia de dar o sexto ministério ao PMDB prevalecer, a sigla poderia ocupar tanto a primeira quanto a segunda pastas. A última, Portos, poderia acomodar o PTB, cujo indicado é Benito Gama. O Ministério das Relações Institucionais, responsável pela articulação política do Congresso, deve continuar com Ideli Salvatti. Já a pasta da Educação, ainda está indefinida. Entre os cotados estão o secretário-executivo do órgão, Henrique Paim, e Maria Izolda Cela de Arruda Coelho, secretária de Educação do Ceará, indicada pelo governador Cid Gomes. As informações são da Folha.

Feira de Santana atinge a marca de 30 homicídios em 29 dias

 
 Com o registro de dois assassinatos nesta quarta-feira (29), o município de Feira de Santana alcançou a marca de 30 homicídios nos 29 dias de janeiro, o que corresponde a uma média de aproximadamente uma morte por dia, informa o jornal A Tarde. Elissando Higino Santos, de 27 anos, foi morto a tiros na varanda de uma casa no bairro do Campo Limpo. Itamar Cerqueira Santos, 36, foi morto a facadas, no Conjunto Francisco Pinto. O coordenador da Polícia Civil, Ricardo Brito, afirma que os dados são preocupantes, mas que estão na média da cidade, cuja população é superior a 600 mil habitantes. “Em parceria com a Policia Militar, Ministério Público, Policia Técnica e o Judiciário, estamos batalhando para frear os criminosos”, afirmou. Segundo Brito, 56% dos crimes ocorridos em janeiro deste ano já foram solucionados, inclusive com prisões. “Ressalto que todas as mortes tiveram envolvimento com as drogas”. disse.

Taxa de desocupação em 2013 é a menor dos últimos 11 anos, diz IBGE

Taxa de desocupação em 2013 é a menor dos últimos 11 anos, diz IBGE
A taxa de desocupação oficial registrada em 2013 foi a menor dos últimos 11 anos, segundo mostrou uma pesquisa divulgada, nesta quinta-feira (30), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Conforme o estudo, o ano fechou com taxa de desocupação de 4,3%. O número, que corresponde à proporção de pessoas desocupadas em relação à população economicamente ativa, é 0,3% menor que o registrado em 2012. A Pesquisa Mensal do Emprego é feita com base nos dados coletados nas regiões metropolitanas de Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. Dez anos antes, a mesma taxa era de 12,4%. De acordo com o IBGE, de novembro para dezembro de 2013, a população desocupada caiu 6,2%. Em números absolutos, 70 mil pessoas a menos procuraram trabalho no último mês do ano passado quando a soma dos desocupados foi de 1,3 milhão de pessoas, 20 mil a menos do que em 2012. Ainda segundo a pesquisa, os trabalhadores com carteira assinada do setor privado representam 50,3% da população ocupada nos locais pesquisados, o que equivale a 11,6 milhões de pessoas. Em 2012, eles eram 49,2%. As informações são da Agência Brasil. 

Suzane Von Richthofen pede pensão de dois salários mínimos ao STJ

Suzane Von Richthofen pede pensão de dois salários mínimos ao STJ
Condenada a 39 anos de prisão por ter matado os pais em 2002, Suzane Von Richthofen, agora tenta conseguir na Justiça uma pensão de dois salários mínimos do espólio dos pais. O pedido será analisado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) na próxima semana. De acordo com a coluna Mônica Bergamo, Suzane alega que precisa do dinheiro para manter as condições de higiene na cela em que cumpre a pena, no presídio de Tremembé, em São Paulo. O entendimento sobre a possibilidade de um herdeiro pedir pensão ao espólio ainda não é pacificada no STJ. Alguns dos membros da Corte entendem que a demanda só pode ser feita contra pessoas que estão vivas. Outro ponto que será observado é, que, se mesmo excluída da herança, Richthofen possa receber o benefício.

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJE REALIZARÁ PROCESSO SELETIVO PARA DIVERSAS ÁREAS

Observando a carência de empregos que aflige o município junto à vontade que a população empenha na busca de uma colocação no mercado de trabalho, o prefeito de Laje baseado na Lei Orgânica Municipal, torna público, através do Edital de Abertura nº 01/2014, publicado no Diário Oficial do Município, edição nº 24 do dia 29/01/2014, o Processo Seletivo Simplificado de Provas e Títulos Para o Provimento de Empregos de seu quadro temporário. Neste edital são distribuídas mais de 50 vagas, que passam pelas áreas administrativas, de saúde, de educação e operacional, além das que possam surgir durante o prazo de validade. É necessário informar que o Processo Seletivo em questão deve obedecer estritamente ao que está disposto na Lei Municipal 002/2008, a qual determina a quantidade de vagas bem como a questão salarial, nenhuma vaga ou cargo a mais deve ser criado.

BANCO CENTRAL LANÇA SÉRIE DE MOEDAS COMEMORATIVAS PARA A COPA DO MUNDO.


Em comemoração à Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil, o Banco Central apresentou uma série de moedas comemorativas nesta quarta-feira (29). Limitada, a série conta com uma moeda de ouro, duas de prata e seis de cobre e níquel, e para adquiri-las a população deve ir para as sedes do Banco Central espalhadas pelo país. A moeda mais exclusiva é uma peça de ouro de 16 milímetros de diâmetro, com valor nominal de R$ 10, que será vendida por R$ 1.180. Deste modelo serão cunhadas 5 mil unidades. Em prata, foram cunhadas duas moedas, cada uma de 40 milímetros de diâmetro, com valor nominal de R$ 5. Estas serão comercializadas por R$ 190 cada. A série mais barata, de cobre e níquel, é composta por seis modelos de moedas de R$ 2, que serão vendidas a R$ 30 cada uma. 

Equipe médica anuncia a retirada de Schumacher do coma induzido

Agora é oficial. Um dia após classificar como "especulação" a notícia do jornal francês L'Equipe de que Michael Schumacher estaria em processo de retirada do coma, a assessora do heptacampeão da Fórmula 1, Sabine Kehm, enviou um comunicado admitindo a informação. A porta-voz explicou que a família e os médicos do Hospital de Grenoble (França) haviam combinado de comunicar à imprensa apenas quando o procedimento fosse concluído. Porém, com o vazamento da informação, Sabine optou por confirmar a informação. O processo de retirada do coma consiste na redução gradual dos medicamentos de sedação até que o paciente acorde naturalmente, o que leva em média de duas a quatro semanas. - A sedação de Michael está sendo reduzida, a fim de permitir o início do processo de despertar, o que pode durar um longo tempo. Para proteção à família, foi originalmente acertado entre as partes interessadas, que fossem estas informações comunicadas apenas quando o processo fosse consolidado. Por favor, note que não serão dadas mais atualizações.(Sport TV)

Prazo para eleitor tirar ou transferir título termina em maio

O prazo para o eleitor pedir à Justiça Eleitoral a emissão do título ou a transferência de domicílio termina no dia 7 de maio. Para resolver a pendência, basta procurar o Cartório Eleitoral mais próximo. O primeiro turno das eleições ocorrerá no dia 5 de outubro. No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também é possível fazer o pré-atendimento antes de procurar os cartórios. O eleitor pode acessar o site Título Net, do TSE, ferramenta disponível para agilizar atendimento final, feito nos cartórios eleitorais. Após preencher os campos de identificação, o usuário deve comparecer ao cartório com a documentação exigida para concluir o atendimento e receber o documento. Para transferir o título de eleitor, nos casos de mudança de cidade ou de país, o cidadão deve comparecer ao cartório com documento de identificação com foto, título de eleitor e comprovante de residência. Quem mora no exterior, deve procurar as embaixadas do Brasil.

GANDU DEVERÁ GANHAR UMA UPA. TÉCNICOS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE ESTARÃO VISITANDO A NOSSA CIDADE EM 05 DE FEVEREIRO


.
O Ministério da Saúde inicia no dia 4, visitas técnicas aos 20 municípios baianos que devem ganhar Unidades de Pronto Atendimento. Itabuna está na lista, com a inscrição de duas UPAs 24 horas. Os técnicos do Ministério da Saúde devem visitar duas áreas no dia 7. Uma fica na região do bairro Monte Cristo e outra no São Caetano. Ainda no sul da Bahia, além de Itabuna haverá visitas em Ilhéus, Itacaré e Gandu. Em Ilhéus e Itacaré os técnicos devem visitar as áreas indicadas para a construção das UPAs no dia 6 do próximo mês. Em Gandu eles desembarcam um dia antes, 5 de fevereiro. Outros municípios a ser visitados são Valença, Ipiaú, Irecê, Morro do Chapeu, Jacobina, Feira, Lauro de Freitas, Salvador, Camaçari, Dias D’AVila, Simões Filho, Sto Antônio de Jesus, Conquista, Poções, Jequié e Jaguaquara. As UPAs funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana. Nelas são feitos atendimentos como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Com isso ajudam a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais.

Governo de Gandu veta emendas no orçamento e pode travar sua própria administração


Durante a discussão da lei de orçamento anual (LOA), no final do ano passado, os vereadores das bancadas independentes e a voz do povo, aprovaram 08 (oito), emendas, favorecendo assim a população, inclusive aos universitários, que teriam 60.000,00 (sessenta mil reais) a menos na proposta enviada pelo Governo.
Por não aceitar opiniões adversas as suas, o Prefeito Ivo Peixoto (PCdoB), vetou todas as emendas e devolveu o orçamento para o legislativo. Acontece que nem o Alcaide, nem sua “competente” equipe de governo, atentaram que, sendo mantido os vetos, o orçamento será zerado, travando assim sua própria administração, impossibilitando inclusive, que o Município possa firmar convênios como, por exemplo, com a AGEUSP (Associação Ganduense dos Estudantes Secundaristas e Primários), que representa a classe dos universitários.
Seria engraçado se não fosse tão sério e, de tamanha preocupação com o desenvolvimento do nosso Município. Acontece que literalmente os Integrantes do Governo Comunista, deram um tiro em seus próprios pés.
Na seção extraordinária, desta quarta (29). Focou claro, se estivéssemos errados, os líderes não aceitariam em comum acordo, que fosse retirado de pauta, para que mais uma vez a comissão de representação, possa analisar a preposição nesta quinta (30), com a presença do jurídico da casa e representantes do Governo.
Vale lembrar de que a votação, que deve acontecer na próxima sexta feira (31) é secreta, cabendo aos interessados, comparecerem a seção, para solicitar dos Legisladores que decidam em favor da população. 
 
fonte blog do bozó

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Van que levava estudantes de Jaguaquara bate com ônibus da Prefeitura de Cravolândia, na BR-420

Foto de Ivan Azevedo.
Foto de Ivan Azevedo.Depois de um início de semana marcado por graves acidentes nas estradas baianas, com a polícia registrando 18 mortes decorrentes de acidentes automobilísticos, por pouco não ocorreu uma nova tragédia na noite desta terça-feira (28). Dez estudantes de Jaguaquara e Itaquara, que retornavam após aula no IF BAIANO – Campus Santa Inês, passaram por momentos de tensão nesta terça quando á Van que os transportavam envolveu-se numa colisão transversal na BR-420. A Van com placa policial JRW -9719, de Jaguaquara, bateu com um ônibus escolar (sem placa) da Prefeitura de Cravolândia, que transportava estudantes do município e, segundo relatos de testemunhas, avançou um cruzamento na entrada de Santa Inês e provocou a batida.
Dois ocupantes da Van sofreram escoriações, e passam bem. Por sorte, nenhum ocupante do ônibus se feriu. Segundo a Polícia Militar de Santa Inês, que esteve no local para atender a ocorrência, o acidente aconteceu por volta das 22h40, na altura do Km 302 da BR-420 e não houve congestionamento na rodovia.

                                              
                                                         Fonte: Blog Marcos Frahm

Gandu – Rumores dão conta de que autoridades locais pediram a cabeça do delegado


Segundo fortes comentários nesta terça (28), autoridades municipais solicitaram ao secretário de segurança pública do estado, a saída do delegado titular da polícia civil de Gandu.
Ainda segundo pessoas ligadas ao Governo, até mesmo vereadores da bancada de oposição estão juntos com os governistas na tentativa de ver o Dr. Marcelo longe de Gandu. Algumas pessoas chegaram a dizer que o problema seria político, outras acham que é simplesmente para tentar trazer um delegado mais operacional para o Município.

fonte blog do bozó.

'Escolho o restaurante que for porque pago a minha conta', diz Dilma

'Escolho o restaurante que for porque pago a minha conta', diz Dilma
A presidente Dilma Rousseff falou pela primeira vez sobre a escala feita por ela e sua comitiva em Portugal, durante viagem da Suíça a Cuba. A mudança da agenda gerou questionamentos e levou o PSDB a entrar nesta terça-feira (28) com uma representação na Procuradoria-Geral da República para solicitar que a passagem de Dilma por Lisboa seja investigada, assim como os gastos públicos envolvidos no episódio. “Eu escolho o restaurante que for porque eu pago a minha conta”, declarou a presidente, em entrevista coletiva em Cuba. Ela ainda disse que não há “a menor condição” de utilizar o cartão corporativo nestes casos e “misturar o que é consumo privado e público”. Perguntada sobre o fato de a agenda não ter sido divulgada com antecedência, Dilma afirmou estar acostumada com “notícias negativas”. Segundo a versão do Planalto, a parada em Portugal foi “técnica”, devido à necessidade de abastecer o avião.

Casa de Jorge Amado será transformada em museu; inauguração acontece em julho

Casa de Jorge Amado será transformada em museu; inauguração acontece em julho
Foto: G1
A casa onde viveu Jorge Amado e Zélia Gattai, localizada no Rio Vermelho, será transformada em um museu e memorial sobre vida e obra do escritor baiano. Nesta sexta-feira (31), o prefeito ACM Neto assina o convênio que autoriza o início da revitalização do espaço. Inicialmente, a prefeitura já garantiu R$ 3 milhões dos cofres do município para o projeto, mas espera a injeção de outros R$ 3 milhões da iniciativa privada via Lei Rouanet. O projeto original do museu ficará a cargo da Fundação Casa de Jorge Amado e contará com 20 espaços temáticos, cada um deles com aspectos da biografia do casal – obras, política, religião, fotografia, família A reforma, com término previsto para julho deste ano, preserva a arquitetura e o interior da residência na qual o romancista e a mulher viveram por 21 anos. As informações são do Correio.

Milhões de baianos ainda não fizeram o recadastramento biométrico

O processo é rápido. No máximo em 10 minutos, o eleitor muda o título antigo para o atualizado, que permite a identificação pelas digitais. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), 246.291 mil eleitores baianos já atualizaram os seus dados e poderão votar biometricamente. Por causa da demanda, o TRE-BA alerta sobre o prazo, que termina no dia 7 de maio, 151 dias antes das eleições. Prazo Final Os cartórios de Paripiranga (52ª Zona), Ubaitaba (73ª Zona), São Desidério (100ª Zona) e as cidades às quais eles atendem encerram o recadastramento biométrico no próximo dia 31 de janeiro. Em Santo Antônio de Jesus (56ª Zona) o prazo se encerra no dia 14 de março. Os eleitores que não fizerem o recadastramento terão o título de eleitor cancelado e não poderá vota nas eleições deste ano. Além da Bahia, outros 23 estados e o Distrito Federal também estão realizando o recadastramento biométrico. No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é possível localizar as cidades que estão desenvolvendo a atualização. Nas Eleições 2014, mais de 22 milhões de brasileiros deverão ser identificados pelo sistema biométrico.
 
(Correio)


FEIRA DE SANTANA: 230 NOVOS CASOS DE AIDS FORAM REGISTRADOS EM 2013

O número de pessoas diagnosticadas laboratorialmente com o vírus HIV em Feira de Santana no ano passado, foi 10% do que o registrado em 2012 – respectivamente 230 e 209 novos casos. O vírus causa a aids – ataca o sistema imunológico – doença que ainda não tem cura. No ano passado foram realizados 2.608 exames – tanto os testes rápidos, cujos resultados são apresentados em meia hora, como os convencionais, que são entregues em 15 dias. Significa que 9% dos exames deram positivos à aids. Em 2012, este índice chegou a 6% – foram realizados 3.388 exames. A faixa etária que se apresenta estatisticamente mais vulnerável à doença fica de 20 a 34 anos, justamente na fase mais reprodutiva. Mas o vírus está presente em praticamente todas as faixas e segmentos sociais. De acordo com a biomédica Ana Paula Azevedo, cresce entre as mulheres – geralmente o vírus é transmitido pelo marido, e idosos – nesta faixa relaciona-se aos estimulantes sexuais e ao não uso da camisinha. A coordenadora do Programa Municipal DST/HIV/aids, Vanessa Sampaio, afirma que as mulheres enfrentam dificuldade – às vezes uma reação violenta – para pedir ao companheiro que use o preservativo. Diz que o aumento de novos casos está diretamente relacionado ao aumento na quantidade de exames. “Além da demanda espontânea e as solicitações médicas, no ano passado realizamos campanhas quando foram aplicados testes rápidos”. O teste é gratuito e o sigilo, garantido. A recomendação é para quem passou por uma situação de risco. Sexo casual sem camisinha, por exemplo. O diagnóstico precoce, permitindo que a pessoa seja submetida ao tratamento correto.(Fonte: Tribuna da Bahia)

5G: COREIA DO SUL QUER INTERNET SEM FIO CAPAZ DE BAIXAR FILME EM 1S

A Coreia do Sul pretende desenvolver a rede de internet sem fio 5G para que os usuários consigam baixar filmes completos em apenas 1 segundo, de acordo com informações publicadas na última quinta-feira, pelo jornal The Guardian. À publicação, o Ministro da Ciência do país teria afirmado que vai investir US$ 1,5 bilhão com empresas locais para desenvolver o projeto até o final da década. Atualmente a Coreia do Sul já possui a rede 4G mais rápida do mundo, possibilitando que um filme de 800 Mb seja baixado em 40 segundos. O jornal afirma que o país está determinado a se manter como líder mundial em conexões rápidas. Cerca de 78% da população sul-coreana possuem smartphones, e as atualizações na rede móvel do país têm sido fundamentais para alimentar o crescimento econômico, segundo o Guardian. O projeto da rede 5G deve ser desenvolvido em empresas com experiência no mercado como LG e Samsung, afirmou a publicação. O serviço 5G será testado em serviços de redes sociais já no próximo ano antes de se expandir para incluir imagens em 3D e serviços em nuvem em 2017, teria afirmado o Ministério da Ciência. (Fonte: Terra)

BRASIL OFERECE POR ANO R$ 1,2 BILHÃO EM CRÉDITO PARA CUBA (NO BRASIL NÃO FALTAM SAÚDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA, ESTRADAS, MORADIAS...

O governo brasileiro oferece anualmente cerca de US$ 500 milhões em crédito (R$ 1,2 bilhão) para Cuba comprar produtos e serviços brasileiros. Somente até setembro do ano passado, o governo desembolsou US$ 152,7 milhões pelo BNDES, mais US$ 221,2 milhões pelo Banco do Brasil. Além disso, o Ministério do Desenvolvimento Agrário disponibilizou uma linha anual de US$ 70 milhões do programa Mais Alimentos Internacional. O dinheiro será gasto na compra de produtos agrícolas brasileiros. Com uma população equivalente ao estado do Rio Grande do Sul (11 milhões de habitantes), Cuba foi no ano passado o terceiro maior destino de financiamento do BNDES para a exportação de bens e serviços brasileiros. Com a Venezuela afundada em sua própria crise e reduzindo a ajuda econômica, o crédito brasileiro tem sido muito bem vindo para Cuba. No momento, o principal projeto brasileiro em Cuba é a construção do porto Mariel, a 45 km de Havana. A obra será tocada pela Odebrecht. O investimento no projeto é de US$ 957 milhões, sendo US$ 682 milhões financiados pelo BNDES, que liberará a verba ao longo de vários anos. A primeira fase da obra será inaugurada nesta segunda-feira, 27, pela presidente Dilma Rousseff, que chegou à ilha no último domingo, 26. Mais de 300 empresas brasileiras têm negócios em Cuba, a maioria utiliza recursos do BNDES ou do Banco do Brasil. Além do porto de Havana, a Odebrecht tem mais dois grandes projetos em Cuba: a ampliação do aeroporto de Havana, orçada em US$ 200 milhões (sendo que US$ 150 milhões seriam financiados pelo BNDES) e a parceria com o governo cubano para produção de etanol (US$ 120 milhões). (Fonte: Opinião e Notícia)

Veículo do IML que transportava vítima de afogamento cai em vala na BR 324

Reprodução / TV Record
Um veículo do IML (Instituto Médico Legal) caiu em uma vala na BR 324, sentido Feira de Santana/Salvador, no fim da tarde desta terça-feira (28). Um funcionário do instituto informou que o condutor do carro cochilou, subiu no barranco e acabou caindo na vala.
No momento do acidente, o veículo transportava o corpo de uma vítima de afogamento em Areia Branca, em Lauro de Freitas, na RMS (região metropolitana de Salvador), para o IML.
O condutor do veículo, que não teve a identidade revelada, teve ferimentos e foi socorrido por uma ambulância particular. Outro ocupante do carro teve uma luxação no ombro. O acidente deixou o tráfego de veículos congestionado no sentido Feira de Santana/Salvador.
O corpo da vítima de afogamento precisou ser levado em outro veículo do IML.
Com informações do R7 Bahia.

Dilma agradece Fidel por participação de Cuba no Mais Médicos

Dilma agradece Fidel por participação de Cuba no Mais Médicos
A presidente Dilma Rousseff se reuniu na noite desta segunda-feira, 27, com o líder cubano Fidel Castro. O encontro foi mantido em segredo até mesmo para alguns integrantes da comitiva brasileira. O único que acompanhou Dilma na reunião com Fidel foi o ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel. Na conversa, Dilma agradeceu a participação de Cuba no programa Mais Médicos e mostrou entusiasmo com o Porto de Mariel, obra financiada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). As imagens do encontro foram divulgadas apenas pelo site "Cubadebate", que se orgulha de lutar contra o que chama de "oficialismo midiático" praticado pelos "inimigos" do socialismo. Nas fotos, Dilma aparece sorridente, amparando Fidel.

Ex-prefeito é condenado por não prestar contas de mais de R$ 50 mil

Irecê: Ex-prefeito é condenado por não prestar contas de mais de R$ 50 mil
Foto: Irecê Repórter / Reprodução
O ex-prefeito de Irecê – município que fica no centro-norte da Bahia –, Adalberto Lélis Filho, foi condenado pela Justiça Federal por improbidade administrativa. O ex-gestor não prestou as devidas contas de mais de R$ 50 mil repassados do Ministério de Minas e Energia. De acordo com investigação do Ministério Público Federal (MPF), a prefeitura realizou, nos exercícios de 2003 a 2004, diversas transferências e emissões de cheques com recursos do Fundo Especial do Petróleo (FEP), sem a comprovação das despesas. Em função das irregularidades, Beto Lélis, como é conhecido, foi condenado às penas previstas na Lei de Improbidade Administrativa, como pagamento de multa no valor de duas remunerações recebidas enquanto prefeito, suspensão dos direitos políticos por três anos e proibição de contratar com o poder público ou receber incentivos fiscais ou creditícios pelo prazo de três anos.

Homem que se acorrentou a juizado não paga luz desde maio de 2010, diz Coelba

Homem que se acorrentou a juizado não paga luz desde maio de 2010, diz Coelba

Acorrentado no corrimão das escadas do Juizado Especial Cível, no bairro da Federação, em Salvador, desde a manhã desta segunda-feira (27) (veja aqui), Roque Paulo Oliveira não pagou as faturas da conta de energia desde maio de 2010, de acordo com a Coelba. A suspensão do fornecimento de luz, segundo a companhia, aconteceu somente no último dia 6 de dezembro. O cliente ajuizou ainda um processo judicial contra a empresa sobre dívidas em faturas de energia. No entanto, a sentença já foi julgada improcedente, ou seja, favorável à Coelba. Oliveira diz que só deixará o local após religarem a sua luz.

Aprovado projeto que autoriza venda de bebidas alcoólicas em estádios na Bahia

Aprovado projeto que autoriza venda de bebidas alcoólicas em estádios na Bahia
Foi aprovado em dois turnos, e segue para sanção do governador Jaques Wagner, o projeto de autoria do deputado João Bonfim (PDT) que autoriza e regulamenta a comercialização e a venda de bebidas alcoólicas em estádios e arenas de eventos esportivos no estado. "A Bahia inova sendo um dos primeiros estados a regulamentar a venda de bebidas alcoólicas em estádios, o que já vem sendo autorizado pela Justiça", disse o relator da matéria, Elmar Nascimento (DEM), líder da oposição na Assembleia Legislativa (AL-BA), em entrevista ao Bahia Notícias. Votaram contra a matéria os parlamentares Rosemberg Pinto (PT), Capitão Tadeu (PSB), Maria Del Carmen (PT), Yulo Oiticica (PT), Sidelvan Nóbrega (PRB), Pastor Sargento Isidório (PSB), Carlos Ubaldino (PSD) e Aderbal Caldas (PP). Na sessão desta terça-feira (28), foram aprovadas ainda outras propostas. Na lista, estão a criação do dia estadual em homenagem ao reverendo Martin Luther King Jr. (4 de abril), autoria do deputado Pastor José de Arimatéia (PRB); o dia da prevenção e enfrentamento ao crack (25 de setembro), de Augusto Castro (PSDB); o dia do obreiro universal, homenagem a colaboradores da Igreja Universal, do deputado Sidelvan Nóbrega (PRB); a determinação para que empresas fornecedoras de produtos e serviços especifiquem o dia e turno de atuação, do deputado Bruno Reis (PMDB), e outros dois projetos da área de saúde. O primeiro, da deputada Graça Pimenta (PMDB), obriga as unidades a avisar pais e responsáveis quando fizerem o atendimento médico de menores de idade que tenham consumido álcool e outras drogas, além do novembro roxo, do deputado Álvaro Gomes (PCdoB), para alertar a população sobre o combate ao câncer de pênis.

Choque foi suficiente para tombar passarela no Rio, diz engenheiro

Choque foi suficiente para tombar passarela no Rio, diz engenheiro
Três engenheiros ouvidos pela reportagem concordaram: o choque da caçamba do caminhão foi suficiente para derrubar a passarela da Linha Amarela, sem que, necessariamente, ela tivesse alguma falha estrutural. O fato de o caminhão trafegar a 85 quilômetros horários fez com que o peso jogado contra a estrutura fosse de, aproximadamente, cem toneladas, o que faria tombar qualquer passarela metálica, de acordo com eles, ou até mesmo uma de concreto. O engenheiro de transportes Luiz Carneiro, diretor do Clube de Engenharia, levantou três hipóteses para o acidente: de o motorista ter alçado a caçamba para esconder a placa, uma vez que dirigia na Linha Amarela antes do horário permitido; de ter acionado, acidentalmente, a elevação da caçamba, e não ter percebido ou tido tempo para abaixá-la, e ainda de a caçamba ter subido por um defeito mecânico. "Não havia nenhum motivo para ele estar com a caçamba para cima", afirmou. De acordo com Caneiro, a passarela não foi - e não tem mesmo de ser - dimensionada para esse tipo de colisão. "Se fosse, estaria superdimensionada, seria um gasto de dinheiro à toa." Ele e outros dois especialistas calcularam em 15 ou 20 toneladas o peso da ponte para pedestres.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Camera de Vereadores trabalham ou ajudam a bagunçar?


 Nas eleições de 2012 o povo de Wenceslau Guimarães viveu momentos de alegria, alegria que depois de uno vem sendo momentos de tristeza e angustia. O povo não só ia atrás de eleger um prefeito honesto, capacitado para exercer o cargo que estava por vim, mas, também de eleger vereadores que ao sentar na cadeira do poder fosse digno ou digna de está ali. Mas não foi assim, o povo se deu muito mal e escolheu de forma erronia os seus representantes, até hoje nós não vimos nada de nem um deles que venha a favorecer a cidade de Wenceslau no que se trata de projetos ou algo parecido.
Os vereadores deveriam ter vergonha de não ter prestado esclarecimentos há população desta cidade, que confiou seu valioso voto , ao contrário são coniventes aos erros do Prefeito eleito pelo povo Nestor Vicente, isso é uma vergonha, eles deveriam lutar pelos interesses e  para facilitar a vida do cidadão. O dinheiro do povo está indo pelo ralo, assim como foi nas chuvas de  janeiro do ano passado, as águas invadiram as ruas da cidade e  a defesa civil até mandou dinheiro para a reconstrução de algumas casas e ruas que nunca foram  feitas.
Os vereadores formaram uma comissão para tratar desses assuntos e fiscalizar o dinheiro enviado pelo governo federal. A verdade é que todos vereadores é da bancada do governo municipal. Já tem vereador preocupado com o seu nome, porque está ouvindo da população, que o senhor Nestor Vicente está comprando a cada um deles. 
O prefeito Nestor, promete por  uma questão de honra pagar a todos seus funcionários centavos por centavos coisa que muita gente duvida. A bancada promete se rebelar contar o prefeito caso ele não tomar as rédeas da prefeitura. E já pagamos ver quando votamos neles.
Que tal gritarmos? fora prefeito!
 
Texto de Rsilva

Mais de 14 pessoas morrem em acidente na BR-110


Uma tragédia aconteceu na madrugada desta segunda-feira (27), no interior da Bahia, na cidade de Alagoinhas, a 120 km de Salvador. Por volta das 06h30, na BR-110, Km 12, próximo a fabrica de telhas Simonassi Nordeste, uma retroescavadeira que estava em cima de uma carreta, caiu durante uma curva, e atingiu a frente de um ônibus da empresa Gontijo, que saiu de São Paulo e seguia para a cidade de Paulo Afonso.
De acordo com as primeiras informações mais de 14 passageiros morreram no local. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e ambulâncias da Via Bahia foram acionadas para prestar socorro às vítimas feridas. Mais informações em instantes.


 

TRAGÉDIA: Ambulância capota e explode na BR-324

Reprodução / TV Record
Um grave e trágico acidente na madrugada, por volta das 2h30, desta segunda-feira (27) na BR-324, próximo a São Sebastião do Passé, deixou quatro pessoas mortas, de acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
O motorista teria perdido o controle e o veículo saiu da pista, capotando e pegando fogo logo em seguida. Ainda não se sabe se os passageiros morreram por conta do capotamento ou por causa do fogo.
As vítimas eram Marcelo, o motorista, a técnica em enfermagem Arleide Viana Pimenta, 42 anos, Daniel Carvalho Fernandes, 4 anos, e a mãe do garoto, Josiaria Carvalho dos Santos, 19 anos.
No local, o trânsito é lento por causa do acidente.

Morre em PE Bruno Maranhão, um dos fundadores do PT

Morre em PE Bruno Maranhão, um dos fundadores do PT
Um dos fundadores do PT, o engenheiro mecânico Bruno Maranhão, morreu neste sábado (25), no Recife, aos 74 anos. Seu corpo foi cremado na manhã deste domingo (26), no Cemitério Morada da Paz, no município metropolitano de Paulista. Ele estava hospitalizado havia duas semanas e morreu por falência múltipla dos órgãos. Passou os últimos dias sedado e respirava com ajuda de aparelhos. Militante histórico da esquerda política, Maranhão pertencia a uma tradicional família de usineiros da zona da mata pernambucana, mas desde jovem passou a defender a causa popular e teve sua vida misturada à ação pela reforma agrária. Militante do Partido Comunista Revolucionário Brasileiro (PCBR) no final da década de 60, lutou contra a ditadura militar, foi exilado - morou na França - e no seu retorno, em 1979, se dedicou à fundação do PT e do MLST (Movimento de Libertação dos Sem Terra), uma dissidência do MST (Movimento dos Sem-Terra). O espírito de luta, a coragem, a coerência e a determinação de Bruno Maranhão foram destacadas por políticos e militantes de diferentes partidos, no velório. "Fui visitar Bruno na sua casa, há pouco mais de um mês, e ele, já muito debilitado, mal falava", contou o deputado federal e ex-presidente do PT-PE Pedro Eugenio, que, antes de deixar a residência, recebeu dele a recomendação: "segure firme". "Isto era Bruno, este era o seu espírito de luta". Em junho de 2006, Maranhão foi um dos protagonistas da invasão de movimentos sem terra à Câmara dos Deputados, que resultou na sua prisão e de 40 integrantes do MLST. A principal reivindicação era a votação imediata da PEC do Trabalho Escravo. Sua última atuação pública ocorreu em 2011, quando participou da Marcha da Reforma Agrária do Século 21, realizada pelo MLST, que percorreu 250 quilômetros entre Goiânia e Brasília.

Manifestante é impedido de entrar em shopping do Rio

Manifestante é impedido de entrar em shopping do Rio
Na segunda edição do rolezinho no shopping Leblon, na zona sul do Rio, um manifestante foi impedido pelos seguranças de entrar no estabelecimento. O estudante de direito Cleyton Carlos, de 24 anos, teve a mochila revistada e o acesso negado após os seguranças encontrarem uma máscara do personagem Coringa. Com vigilância privada reforçada nos acessos e corredores, e ronda do Batalhão de Choque da Polícia Militar (PM) na região, o estabelecimento funcionou normalmente neste domingo (26). O estudante afirmou que a atitude do shopping era preconceito. "Eles me marcaram desde a ultima edição. Sempre barram quem é pobre e favelado, mas não a burguesia. O racismo no Brasil é um dos maiores do mundo", disse o estudante. Após ser barrado, ele posou para fotos com o punho erguido, símbolo contra o apartheid. A direção do shopping não comentou as declarações. Outros três manifestantes entraram no shopping e foram acompanhados por seguranças. Em um carta aos clientes na porta do estabelecimento, a direção informa que "as áreas são franqueadas a todos, sem distinção de raça, classe social, credo, pensamento ou qualquer forma de discriminação". O acesso ao shopping está sendo organizado com cercas e pelo menos 15 seguranças, parte deles à paisana. Em todas as alamedas e corredores, a segurança também foi reforçada. Um agente que não quis se identificar informou que a orientação era tranquilizar os clientes e abordar eventuais manifestantes. Na área externa, houve reforço também no policiamento, com duas viaturas do Batalhão de Choque rodando pela área. O tenente-coronel Amaral, do 23º Batalhão de PM informou que o reforço era "normal" em função do fluxo de banhistas nas praias do Leblon e Ipanema. Ele não informou o numero de policiais na região

Custo dos estádios da Copa chegará a R$ 8,9 bilhões

Custo dos estádios da Copa chegará a R$ 8,9 bilhões
Fotos: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
O custo dos estádios para a Copa do Mundo já supera em mais de três vezes o valor informado pela CBF à Fifa quando o Brasil apresentou seu projeto para sediar o Mundial. Cópia do primeiro levantamento técnico da Fifa sobre o País, fechado em 30 de outubro de 2007 e obtido pelo jornal "O Estado de S. Paulo", informava que as arenas custariam US$ 1,1 bilhão, cerca de R$ 2,6 bilhões. A última estimativa oficial, porém, dá conta de que o valor chegará a R$ 8,9 bilhões. O informe foi produzido e assinado por Hugo Salcedo, que coordenou a primeira inspeção no País entre agosto e setembro de 2007. Na época, a Fifa considerou que o orçamento havia sido "bem preparado" e que "não havia dúvidas" sobre o compromisso do Brasil de atender às exigências da entidade. "A CBF atualmente estima que os investimentos relacionados com a construção e reformas de estádios estão em US$ 1,1 bilhão", escreveu a Fifa em seu informe. Curiosamente, a entidade esteve em apenas cinco das 18 cidades que naquele momento brigavam para receber a Copa. Das que acabariam escolhidas, não foram visitadas Fortaleza, Recife, Salvador, Natal, Curitiba, Cuiabá e Manaus. A Fifa, já na época, não disfarçava que o trabalho de reforma e construção dos estádios seria um desafio. "Os padrões e exigências da Fifa vão superar em muito qualquer outro evento realizado na história do Brasil em termos de magnitude e complexidade. Nenhum dos estádios no Brasil estaria em condições de receber um jogo da Copa nos atuais estados", alertou em 2007. "A Fifa deve prestar uma especial atenção nos projetos." O time de inspeção ainda fez um alerta sobre o Maracanã. "Não atende às exigências. Um projeto de renovação mais amplo teria de ser avaliado."

Uruçuca: Comerciante foi morto com tiro de escopeta


Na madrugada deste sábado (25), o comerciante Élson Silva Nascimento foi assassinado com quatro tiros de espingarda, calibre 12, quando saía de casa e se dirigia para sua mercearia, em Uruçuca. A motivação do crime ainda é desconhecida, pois seus pertences não foram levados. Tudo leva a crer em crime de execução. O comerciante possuía um estabelecimento na praça XV de novembro, na venda de verduras e frangos abatidos e era conhecido como Élson da Galinha. A polícia já está investigando, mas ainda não tem pistas do assassino.
 
 

Piso nacional dos professores subirá 8,32% em 2014

APLB Sindicato Delegacia Sindical do Sol/Apromuje realizou Assembléia, no último dia 14 definindo ações da categoria para o início do ano de 2014
APLB Sindicato Delegacia Sindical do Sol/Apromuje realizou Assembleia, no último dia 14 definindo ações da categoria para o início do ano de 2014
O piso nacional dos professores de educação básica deverá ser fixado este ano em R$ 1.697,39, para uma jornada de 40 horas semanais. O valor é calculado com base na comparação da previsão de custo por aluno anunciada em dezembro de 2012 (R$ 1.867,15) com a de dezembro do ano passado (R$ 2.022,51). A portaria com o novo valor ainda não foi publicada, porém, segundo o Ministério da Educação (MEC), isso deve acontecer ainda neste mês. A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) diz que o reajuste ficou aquém do que a entidade estimava, 15%. Em nota, a CNTE argumentou que “dados já consolidados do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), até novembro de 2013, apontam crescimento do valor mínimo de aproximadamente 15%. A Confederação Nacional de Municípios estima que,ma para o reajuste de 8,32%, haverá aumento de R$ 4,151 bilhões no pagamento do magistério. Com isso, a média do comprometimento das receitas do Fundeb com salários dos professores irá para 79,7%.  (Fonte: CMN)

PEC propõe fim do auxílio-reclusão de criminoso e cria benefício para vítimas

Para a autora da proposta, é mais justo amparar a família da vítima do que a família do criminoso
Adicionar legenda
Para a autora da proposta, é mais justo amparar a família da vítima do que a família do criminoso (foto ilustrativa – reprodução)
A Câmara dos Deputados analisa  Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 304/13, da deputada Antônia Lúcia (PSC-AC), que acaba com o auxílio-reclusão e cria um benefício mensal no valor de um salário mínimo para amparar vítimas de crimes e suas famílias. Pelo texto, o novo benefício será pago à pessoa vítima de crime pelo período em que ela ficar afastada da atividade que garanta seu sustento. Em caso de morte, o benefício será convertido em pensão ao cônjuge ou companheiro e a dependentes da vítima, conforme regulamentação posterior. A PEC deixa claro que o benefício não poderá ser acumulado por vítimas que já estejam recebendo auxílio-doença, aposentadoria por invalidez ou pensão por morte.. “Hoje não há previsão de amparo para vítimas do criminoso e suas famílias”, afirma. Além disso, segundo ela, o fato do criminoso saber que sua família não ficará ao total desamparo se ele for recolhido à prisão, pode facilitar na decisão em cometer um crime. Em vigor atualmente, o auxílio-reclusão é um benefício devido aos dependentes de trabalhadores que contribuem para a Previdência Social. É pago enquanto o segurado estiver preso sob regime fechado ou semiaberto e não receba qualquer remuneração. O cálculo do benefício é feito com base na média dos salários-de-contribuição do preso, e só é concedido quando esse salário for igual ou inferior a R$ 971,78, em atendimento ao preceito constitucional de assegurar o benefício apenas para quem tiver baixa renda. Conforme a autora, o objetivo é destinar os recursos hoje usados para o pagamento do auxílio-reclusão à vítima do crime, quando sobreviver, ou para a família, no caso de morte. Fonte: Agência Câmara

Prefeito têm preferencia por nome para sua sucessão


A saída oficial do Dr. Vinicius Cruz da Secretaria de finanças, pegou muitos de surpresa, menos o Prefeito Ivo Peixoto (PCdoB), que inegavelmente é uma pessoa que trabalha com planejamentos. Segundo pelo o que se pode observar Vinicius, que também é sobrinho do Prefeito, abdicou do cargo, pela incompatibilidade com sua profissão, porém, continua participando de todas as decisões importantes tomadas pelo Gestor. Segundo rumores, Vinicius seria o preferido para suceder seu próprio tio, que apesar de já ter admitido que possa ser candidato à reeleição, ainda não tem certeza se concorrerá ao pleito em 2016, ou por se tratar de um jovem, o sobrinho poderá vim a ser o candidato natural, depois de um suposto segundo mandato do próprio tio.
Preferimos não opinar, mesmo porque se trata de suposições e não de um fato concreto e, política é semelhante às nuvens, olhamos e vemos de um formato, mas em um piscar de olhos se transforma. Mas, cabe aos aliados que sonham em suceder o comunista aceitar ou não a ideia. Certo é que daqui pra frente, todos presenciarão o Dr. Vinicius Cruz, como uma sombra do Prefeito Ivo Peixoto. 
O tempo se incumbirá de mostrar se estamos certos ou errados.