quarta-feira, 30 de abril de 2014

Internet nos estádios da Copa 'dificilmente' será de boa qualidade, admite ministro

Internet nos estádios da Copa 'dificilmente' será de boa qualidade, admite ministro
Foto: Agência Brasil
O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, admite que o serviço de internet sem fio não funcionará adequadamente em metade dos estádios que receberão jogos da Copa do Mundo. Ele afirma que as empresas de telefonia ainda não foram autorizadas por seis estádios a instalar antenas extras para o funcionamento do wi-fi na área interna das arenas. "Posso estar sendo muito pessimista, mas mesmo que façam agora o acordo para instalação [entre estádios e teles] dificilmente vai dar tempo de fazer um serviço de boa qualidade", avaliou o ministro. Bernardo não estava com a lista completa no momento da entrevista, mas citou o Itaquerão, em São Paulo, que será palco da abertura dos jogos, além da Arena da Baixada, em Curitiba, e o Mineirão em Belo Horizonte. "É muito difícil quando os administradores não concordam, porque não podemos obrigá-los a fazer, mas isso daria uma condição melhor de qualidade. Então vai ficar deficiente o serviço do ponto de vista de dados nesses estádios", completou. As empresas terão até maio para concluir o atendimento a demanda de aparelhos móveis nas cidades-sede. Já o reforço do sinal dentro dos estádios, segundo o ministro, não era uma obrigação. “Nós temos também o compromisso de fazer a transmissão dos jogos pela televisão e isso está praticamente pronto, equacionado", destacou Paulo Bernardo. Informações da Folha.

'Nenhum negro o é', diz deputado, sobre campanha #somostodosmacacos

'Nenhum negro o é', diz deputado, sobre campanha #somostodosmacacos
Foto: Gabriela Kossoy / Agência Câmara
A campanha #somostodosmacacos, criada após o jogador Daniel Alves ser alvo de racismo em um jogo do Barcelona contra o Vilarreal, foi criticada nesta quarta-feira (30) pelo deputado federal Valmir Assunção (PT). “A campanha invadiu as redes sociais e chama todos para se intitularem de macacos, estimulada por fotografia com bananas. Se há ou não uma boa intenção nessa campanha, eu quero aqui afirmar que não se combate racismo com atitudes racistas. Eu não sou macaco. Nenhum negro o é!”, protestou o parlamentar, no plenário da Câmara dos Deputados. A atitude do jogador, que comeu a banana atirada por um torcedor do Vilarreal, em resposta ao ato racista, foi elogiada pelo petista. Para ele, no entanto, a adesão à campanha, inclusive por celebridades e pela presidente Dilma Rousseff, é um equívoco. “Se querem combater o racismo, não é com fotografias de bananas que ajudarão. No caso do governo federal, é inadmissível o aproveitamento sem reflexão da espontaneidade das redes sociais. Passamos muito tempo trabalhando na desconstrução de estereótipos acerca da nossa cor, religiosidade e estética para que uma empresa de publicidade venha resumir tudo a bananas! Isto reforça o racismo. É campanha para a hegemonia branca ver!”, apostou. O parlamentar já havia se manifestado anteriormente quanto ao caso semelhante ocorrido com o jogador do Cruzeiro Tinga e cobrado a criação de uma campanha para combater o preconceito no futebol. Para Valmir, uma campanha “séria” deveria ouvir o Movimento Negro. Nesta terça-feira (29), Dilma anunciou que um manifesto contra o racismo feita pelo papa Francisco será lida no jogo de abertura da Copa do Mundo e que, ao longo do torneio, mensagens de outros segmentos religiosos também serão lidas.

IDENTIFICADOS 5 DOS 6 MORTOS EM REBELIÃO NO PRESÍDIO DE EUNÁPOLIS

LUZINÊ E GLIMARIN
Os corpos de cinco dos seis detentos queimados vivos no presídio de Eunápolis, durante a rebelião de segunda-feira (28), já foram identificados. O motim resultou nas mortes de Glimarin Soriano dos Santos, acusado de mais de 20 assassinatos em Porto Seguro, Sullivan Santos Marinho, preso em Cabrália por tráfico de drogas e Luzinê de Araújo Santos, condenado a 37 anos de prisão no mês passado por estuprar e matar uma menina de três anos em Arraial d'Ajuda, Melque Silva Souza, acusado de participar da chacina que deixou três mulheres mortas em Eunápolis, além de Gealdo Oliveira de Almeida e Valdieiro Pereira da Silva. 
Segundo O Departamento de Polícia Técnica, a sexta vítima ainda não foi identificada, já que o seu corpo ficou muito carbonizado. A rebelião, de acordo com a polícia, foi provocada por internos do Pavilhão A, que destruíram as celas e, em seguida, arrancaram o portão da cela 23, conhecida como 'seguro', destinada a presos que eram ameaçados de morte pelos demais detentos.
Em seguida, diz a polícia, os rebelados arrastaram os cinco presos do 'seguro' até o centro da quadra, onde os amarraram juntamente com um detento de outra cela que já estava de refém, jogando colchões em cima deles e ateando fogo nos corpos. A maioria das celas do presídio foi destruída. A direção do presídio decide na manhã desta terça-feira (29) para onde serão transferidos pelos menos 20 detentos envolvidos na rebelião.

Paulo Souto fala ao povo de Gandu e Região


O pré-candidato ao governo do estado da Bahia, Paulo Souto (DEM), foi entrevistado pelo comunicador Luiz Fernando, durante o programa Críticas e autocríticas da Gandu FM. O democrata, respondeu todas as perguntas formuladas pelo radialista, demostrando que realmente conhece a realidade da Região, chegando a citar os nomes dos distritos e povoados do município.
Para Souto, o atual modelo de administração implantada na Bahia, perdeu a confiança da população, devido à forma que vem tentando subestimar a inteligência dos Baianos. Segundo Souto, a Bahia tem duas fotografias; Uma da propaganda do governo e a outra da realidade em que vivemos. Paulo Souto disse ainda que de agora em diante o atual governador começará a realizar diversos atos pelo interior, conhecidos como assinaturas de ordens de serviços que não saem do papel.
Quando perguntado sobre a composição da chapa, afirmou que apenas aceitaram o pedido do povo da Bahia, que foi quem sinalizou que queria esta união e, não negou a importância do prefeito ACM Neto, durante a formação da chapa majoritária, ao lado de Joaci Góes (PSDB) e Geddel (PMDB).
No próximo dia 07 de maio, Paulo Souto estará recebendo na Capital do estado uma comitiva formada por lideranças políticas de Gandu, para tratar de assuntos relacionados à campanha eleitoral deste ano.

Centenário de Dorival Caymmi é celebrado nesta quarta; confira programação

Centenário de Dorival Caymmi é celebrado nesta quarta; confira programação
Foto: Antônio Augusto Fontes/ Imagens do Povo
O cantor e compositor baiano Dorival Caymmi, que completaria 100 anos nesta quarta-feira (30), será lembrado com uma série de eventos multiculturais em Salvador. O maior deles acontece esta noite, no Farol da Barra, quando a cantora Daniela Mercury apresenta o show "Daniela canta Caymmi". O evento gratuito, apoiado pela prefeitura de Salvador, está programado para acontecer a partir das 20h e deve durar três horas. Daniela recebe como convidados as cantoras Virgínia Rodrigues e Dani Nascimento, o grupo vocal MP7 e o músico Dori Caymmi, filho do homenageado, para a execução de mais de 30 canções durante toda a noite. Na outra ponta da cidade, no bairro de Itapuã  cantado em diversas canções assinadas pelo compositor  a festa começa à tarde, por volta das 14h, com uma programação que inclui shows, cortejos, exposições, palestras e bate-papo. Nesta quarta-feira (30), a banda Mametto também inicia uma série de cinco shows  na Caixa Cultural, no Centro de Salvador. Próximo ao local, no Pelourinho, diversas apresentações celebram o centenário do baiano. As homenagens seguem durante todo o mês de maio em diversos pontos da cidade. Confira programação completa na Coluna Cultura. 

Mesmo com suspensão do STJ, trabalhadores podem pedir revisão do FGTS, diz advogada

Mesmo com suspensão do STJ, trabalhadores podem pedir revisão do FGTS, diz advogada
Os trabalhadores que tiveram vínculo empregatício entre 1999 e 2013, com saldos depositados no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), podem pedir a revisão dos valores mesmo com a suspensão dos processos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Em fevereiro, o STJ suspendeu a tramitação de mais de 50 mil ações judiciais existentes em todo o país que questionam a defasagem da correção feita com base na Taxa Referencial (TR), que não alcança a inflação anual. Mas, segundo a advogada Giovanna Nascimento Ferreira, especialista em direito trabalhista e previdenciário, associada ao Cal & Alpire e Ludovice, vale a pena entrar com as ações a partir de agora. “É até importante que o façam agora porque já começa a computar os juros e correção monetária, considerados a partir da entrada da ação”, explicou a especialista. Segundo ela, desde 1999 a TR - visa reajustar os valores - começou a ser paulatinamente reduzida pelo governo federal, a ponto de perder a força para fazer a recomposição das perdas decorrentes do processo econômico. Como no ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a TR não serviria para a correção dos precatórios – dívidas do poder público resultante de ações judiciais – a determinação abriu espaço para discutir judicialmente a reposição da garantia. “O pensamento é simples: se a TR não serve para ajustar os precatórios, da mesma maneira não serve para corrigir os depósitos nas contas do FGTS”, concluiu Giovanna. Ela sugere que o trabalhador que queira entrar com ação de revisão procure um advogado, já que a matéria é nova e complexa e deve chegar nas últimas instâncias do Judiciário. Segundo Ferreira, uma decisão definitiva pode resultar em reajuste de quase 90%. “Não há como precisar um valor específico, mas a gente calcula que gire em torno de até 88% de correção em cima desse saldo. O período em que a pessoa teve esses depósitos é que vai impactar o valor de reajuste”, explicou.

Mega-Sena pode pagar R$ 22 milhões nesta quarta-feira


 

O concurso 1.595 da Mega-Sena, que será realizado nesta quarta-feira (30), pode pagar R$ 22 milhões para a aposta que acertar as seis dezenas sorteadas. Por ter final cinco, o prêmio recebe um adicional de 22% do total dos últimos cinco concursos. O sorteio será realizado em Osasco (SP), às 20h25 (de Brasília).
De acordo com a Caixa Econômica Federal (CEF), com o valor do prêmio, o ganhador poderá comprar uma frota de 170 carros de luxo ou 24 imóveis de R$ 800 mil cada. Se quiser investir, aplicando o prêmio de R$ 22 milhões na poupança, poderá receber mensalmente cerca de R$ 116 mil, o equivalente a R$ 3,8 mil por dia.
Para apostar
A Caixa Econômica Federal faz os sorteios da Mega-Sena duas vezes por semana, às quartas-feiras e aos sábados. As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país. A aposta mínima custa R$ 2.