sexta-feira, 27 de março de 2015

Ceplac em parceria com Secretaria de Agricultura do município de Wenceslau Guimarães realiza curso de Meliponicultura




                                                                         FOTOS: ERONDIR 










 (conhecidas como abelhas sem ferrão ou nativas)


No período de 23 a 27/03/2015, com a participação de 18 produtores familiares e técnicos da secretaria da Agricultura e da Ceplac, essas Instituições buscam desenvolver a atividade ministrando curso com aulas teóricas e práticas, enfocando a importância ambiental, econômica e social dessas abelhas, aspectos biológicos e morfológicos, vantagens da criação, e, principalmente, como ampliar meliponários com práticas de manejo, incluindo preparo de iscas com garrafas PET para captura de abelhas jataí, transferência de colônias de uruçu amarelo, iraí e jataí, do tronco para caixa padronizada, divisão de enxames das abelhas uruçu amarelo, uruçu verdadeira, jataí, preparo das colméias para produção de mel, colheita e beneficiamento do mel e preparo de solução de geoprópolis. O mel dos meliponíneos tem menor teor de açucares, mais fluido, alto valor terapêutico, elevada atividade antibacteriana e preço diferenciado. Chegando 1 kg de mel de abelha jataí ser vendido a R$120,00. O pólen pode ser consumido in natura, acondicionado sob refrigeração ou desidratado e pulverizado para o consumo e comercialização, no entanto, este tem uma aceitação moderada devido ao sabor acre. A geoprópolis também tem uma ação medicinal eficiente, pois alia o poder da própolis com o da argila, que tem poderes curativos comprovados, esta substancia é encontrada na natureza na forma de mina, não tem areia nem terra, parece uma massa de pão. E usada como fitofármaco tanto para auto consumo ou venda in natura ou transformada em extrato com infusão em álcool de cereais.

Em relação à questão ambiental os meliponíneos são polinizadores de árvores mais altas, atribuindo-se a eles a responsabilidade de até 90% da polinização das plantas nativas, ajudando  a conectar fragmentos florestais e representam 70% das abelhas em atividade nas florestas da Mata Atlântica.

Os meliponíneos são insetos sociais que não oferecem nenhum risco à saúde, fácil manejo e com conforto, dispensa o uso de roupas e equipamentos de proteção tais como macacão, luvas, máscaras e fumegadores, reduzindo os custos de produção, e permitindo que essas abelhas sejam mantidas próximo a residências, foràando um ambiente ecopaisagistico.

Além disso, por terem o ferrão atrofiado e não exigir força física e/ou prolongada dedicação ao seu manejo, a criação de abelhas sem ferrão pode ser facilmente executada por jovens, idosos e pessoas alérgicas. Outro ponto importante é maior quantidade de colméia por espaço, permitindo um manejo facilitado e com conforto.

A criação de abelhas sem ferrão econômico e socialmente justa, vem gerando ocupação e emprego no campo, ampliando mercados a exemplo da atividade ecopaisagistica e ecoturística com a degustação de mel na própria colméia e, ambientalmente, contribui para o equilíbrio dos ecossistemas e da manutenção da biodiversidade, pois são partes integrantes dos ecossistemas naturais.

Um comentário:

  1. Gostei imensamente do curso, especialmente a participação ativa e o envolvimeto dos produtores com atitudes muito positivas durante todo o processo. Acredito que dessa forma e prosseguindo com essa determinação, a meliponicultura será consolidada aí nesta região, pois o ambiente é totalmente favorável. PARABÉNS A TODOS OS PRODUTORES DE WG.

    ResponderExcluir