sexta-feira, 10 de julho de 2015

IV Conferência de Saúde avança na construção de políticas municipais

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgD1WraSeYZmgJaa1Oeuoc3SG-CR52ukMQE4xF_1nsEi5jS1Uxz2Xy1EbCoajMc9RBP3n2Swwke2wq_JohG6DJGGdTlW3WpxSIkvD8rUlkz2HKRqkGKTtJ92PHMFAImz8qnO6Ii2VxZHyc/s640/

O Colégio Estadual Nair Lopes Jenkins foi palco nesta terça-feira (07/07) da IV Conferência Municipal de Saúde, um evento democrático e participativo, onde tiveram presentes mais de 160 pessoas residentes em diversas localidades do município, as quais estavam representadas pelos seus delegados, eleitos nas pré-conferências realizadas nas áreas de abrangência das Unidades de Saúde da Família do Cocão I e II; Cecília I e II e Indaiá, credenciados para avaliar, debater e planejar as políticas de saúde no município.
Este ano a Conferência trouxe o lema “Saúde de Qualidade para cuidar bem das pessoas de Wenceslau Guimarães” e propôs através das mesas de debate decidir junto com a sociedade os rumos da saúde no município, chegando a nível estadual e nacional. 
O Hino Nacional e o Municipal foram tocados pela Filarmônica Municipal abrindo de forma cívica o evento. Que contou também com a palestrante Rosângela Almeida, enfermeira sanitarista, representante do COSEMS e Fundação Estatal em Saúde, abordando temas como a trajetória do SUS, a história do surgimento das conferências e os modelos de atenção em saúde e financiamento do SUS.
Na relatoria, Driele Nunes esteve à frente, contando com o apoio da equipe de mobilização e credenciamento, coordenada por Neymar Hilário, comunicação por Geraldina Ribeiro e recursos materiais por Consuelo Gomes.
Com uma programação repleta de atividades, os participantes estudaram o financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e foram apresentados aos eixos temáticos da conferência.
Tendo como metodologia, a formação de grupos de trabalho, foi possível debater de acordo com as realidades vivenciadas o acesso e as políticas de saúde em curso no município. A comunidade discutiu sobre assuntos diversos: Unidades de Saúde da Família, estrutura do hospital, falta de medicamentos, aquisição de Centro de Atenção Psicossocial, SAMU e outros.
As propostas estão sendo finalizadas, juntamente com o relatório final da Conferência Municipal, para aprovação no Conselho Municipal de saúde e posterior envio ao Conselho Estadual de Saúde.

Jois Menezes, Secretaria de Saúde, ao entender que a saúde pública precisa ser tratada com muita atenção e carinho, afirmou que “precisamos sair desta conferência com decisões que contribuam com o desenvolvimento social de Wenceslau”. 
Já José Menezes, presidente do Conselho Municipal da Saúde, ratificou a importância do SUS, ao compreender o sistema como fundamento para garantir o direito a saúde, participação social, gestão e construção popular.
Avaliando o espaço, o Prefeito Nestor Vicente afirmou acreditar que a conferência foi mais uma ferramenta de dialogo, “aqui ouvimos e tomamos medidas para avançar com as políticas de saúde visando o fortalecimento deste direito”. 
“O município realizará as ações necessárias para melhorar a vida dos wenceslauences”, enfatizou Nestor.
Na Conferência foram eleitos os representantes de Wenceslau Guimarães que estarão representando o município na Conferência Estadual de Saúde, que será realizada em Salvador no mês de Setembro.
O espaço foi construído pela Prefeitura de Wenceslau, Secretaria de Saúde e pelo Conselho Municipal de Saúde. Na comissão organizadora, a conferência contou com a Secretária Municipal de Saúde Jois Menezes, o coordenador geral José Menezes e a secretária executiva Nelcy Menezes.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjLDKU6Q35yWqsxuBHKMK5T-iP5Kxds8ZWcgDK0YfLA3vFmDLG4zxXx63VhE1OjxfNm9QKTYWYzOT1Iz-sPfEZ6ZRA7GKXeCeMTzZiWrG-63NGX13Yjv2JyAJhXSFlMZ-X3lq801Xpby20/s640/

Nenhum comentário:

Postar um comentário