sábado, 21 de novembro de 2015

Jovem que bebia refrigerante no café da manhã muda hábitos e perde 56 kg

O estudante de biologia José Humberto dos Santos Junior, de 22 anos, era obeso desde a infância. O sobrepeso trazia vários problemas como pressão alta, dificuldade para respirar e andar, além de ser um obstáculo para sair e se relacionar com outras pessoas. Mas o que realmente o fez querer emagrecer foi ver o pai, também obeso, perder todos os dedos de um pé por causa de complicações do diabetes. "Naquele momento, acordei e pensei que isso também poderia acontecer comigo."
Em 8 meses, José Humberto foi de 138 kg para 82 kg. (Foto: José Humberto dos Santos Junior/Arquivo pessoal) 
Em 8 meses, José Humberto foi de 138 kg para 82 kg. (Foto: José Humberto dos Santos Junior/Arquivo pessoal)
Raio-X - José Humberto (Foto: G1)
O jovem de Vitória (ES) conta que toda a sua família sofre de obesidade, por isso ele atribui o sobrepeso tanto à genética quanto à alimentação desregrada. O exagero começava logo no café da manhã, quando comia três pães e tomava refrigerante. Sempre repetia o prato no almoço, que não incluía nada de verduras ou legumes, além de ser "viciado" em doces.
Em fevereiro, quando decidiu emagrecer, estava pesando 138 kg. Ele pesquisou histórias de pessoas que tinham emagrecido na internet e escolheu estratégias que poderiam funcionar para seu perfil.
A primeira coisa foi substituir o pão e o arroz branco pelas versões integrais. Parou de repetir o prato e acrescentou verduras e legumes ao seu cotidiano. José Humberto também passou a comer frutas entre uma refeição e outra e, quando o desespero por comer um doce era muito grande, recorria à gelatina."Nunca passei fome, mas no começo ficava desesperado atrás de doce", diz
Para não cair na tentação de comer guloseimas calóricas fora de casa, leva marmitas para onde vai. "Na rua, a gente acaba perdendo o controle."
A estratégia funcionou e, em 8 meses, o jovem já perdeu 56 kg: hoje, está com 82 kg. Dois meses depois de começar a emagrecer, resolveu entrar na academia para fazer musculação e atividades aeróbicas. "A melhor sensação é começar o dia fazendo atividade física. Fico mais produtivo e dinâmico. Quando não faço, sinto muita falta."
Ele já superou em muito sua meta inicial, de pesar 100 kg, e está satisfeito com seu peso. Agora, quer ganhar massa muscular e para isso mudou seu treino na academia.
Com o emagrecimento, José Humberto deixou de depender de remédios para controlar a pressão. Coisas simples que não fazia por causa do sobrepeso, como ir à praia, usar camiseta sem manga ou bermuda, agora fazem parte de seu cotidiano. "Pode parecer pouco, mas para o obeso, são vitórias muito grandes."
O jovem, que não comia nada de salada, introduziu em sua dieta verduras, legumes e frutas (Foto: José Humberto dos Santos Junior/Arquivo pessoal)O jovem, que não comia nada de salada, introduziu em sua dieta verduras, legumes e frutas (Foto: José Humberto dos Santos Junior/Arquivo pessoal)
Uma das grandes mudanças que têm observado em sua vida é em relação à vida social: "Estou me relacionando melhor com as pessoas. Hoje eu saio, coisa que eu não fazia. A obesidade cria um bloqueio, uma timidez. Hoje, minha vida é outra".
Depois de emagrecer, o universitário deixou de tomar remédio para controlar a pressão (Foto: José Humberto dos Santos Junior/Arquivo pessoal)Depois de emagrecer, o universitário deixou de tomar remédio para controlar a pressão (Foto: José Humberto dos Santos Junior/Arquivo pessoal)
O jovem capixaba teve 'síndrome de abstinência' de doce no início da dieta; ele driblou vontade com gelatina (Foto: José Humberto dos Santos Junior/Arquivo pessoal)O jovem capixaba teve 'síndrome de abstinência' de doce no início da dieta; ele driblou vontade com gelatina (Foto: José Humberto dos Santos Junior/Arquivo pessoal)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário