segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Termina nesta segunda (30) prazo prorrogado para pagamento do eSocial

eSocial
Termina nesta segunda-feira (30/11) o prazo para recolhimento do Documento de Arrecadação do eSocial (DAE), o regime unificado de pagamento de tributos, contribuições, FGTS e demais encargos devidos pelo empregador doméstico. Inicialmente, o vencimento da arrecadação seria no começo do mês, em 6 de novembro, mas problemas na emissão da guia de recolhimento, no site do eSocial, levaram o governo federal a adiar a data. Os contribuintes que conseguiram emitir a guia com vencimento em 6 de novembro, mas não fizeram o pagamento no prazo inicial, devem gerar outro documento, no Portal do eSocial, com a nova data. Desde a implantação do programa, foram cadastrados mais de 1,25 milhão de trabalhadores domésticos para mais de 1,18 milhão de empregadores – alguns empregadores contratam mais de um empregado. De acordo com a Receita Federal, até o momento, mais de 600 mil Documentos de Arrecadação do eSocial foram gerados.  Em caso de dúvidas sobre o cadastramento e geração do DAE, o empregador doméstico poderá consultar o Manual do eSocial para o Empregador Doméstico

domingo, 29 de novembro de 2015

Pres. Tanc. Neves: Prefeito Balbino Mota se reúne com Major Itamar Gondim em busca de melhorias para segurança pública

Preocupado com a segurança pública do município, o prefeito Balbino Mota recebeu no gabinete da prefeitura municipal, o Major Itamar Gondim comandante da 33ª CIPM/Valença-BA, sendo que assumiu recentemente o comando da referida companhia que abrange 8 cidades da região Baixo Sul. Em um diálogo importantíssimo para segurança pública municipal, Balbino Mota, acompanhado do Secretário de Administração Josias Silva puseram em pauta os problemas que o município enfrenta, pois apesar de não aparecer na lista como município violento, em Presidente Tancredo Neves está acontecendo muitos furtos o que tem deixado a população e a administração pública preocupada. 

Para o Major Gondim o combate a onda de assaltos, drogas e violência por um todo não é apenas um caso desta cidade de Presidente Tancredo Neves, mais em toda Bahia, é preciso intensificar os trabalhos em toda região. Em 13 dias no comando da referida Companhia, o mesmo está fazendo um diagnóstico para identificar quais são os problemas da segurança da região, e colocar a corporação do jeito planejado:, “fiquei muito satisfeito com a conversa com o prefeito onde foi tecido elogios a Polícia Militar. Sempre enxerguei esta cidade como uma cidade sem lei, (se referido ao uso do capacete), gente que não usa capacete, vou brigar pra combater e mudar a cara, não vou aceitar moto de leilão, o não uso de capacete. Me comprometi com o prefeito, o melhoramento da segurança pública, a gente sabe que esta cidade não está nas estatísticas como violenta, por incrível que pareça, é medido por homicídio, arrombamento, crime contra o patrimônio e crime contra pessoa. Enxergo a parceria e as intenções do prefeito com bons olhos”, disse o Major Gondim.

Climão: Luciano se recusa a gravar comercial ao lado de Zezé Di Camargo


Parece que o clima na família Camargo continua tenso. Depois de toda a boataria sobre os desentendimentos entre suas filhas, sua namorada e sua ex-mulher, Zezé Di Camargo enfrenta agora um gelo do irmão e companheiro de dupla, Luciano.
Segundo o jornal ‘Extra’, Luciano se recusou a gravar uma campanha de uma rede de supermercados ao lado do irmão, e bateu o pé na hora de não assinar o contrato. O pai de Wanessa terminou tendo que gravar o comercial da rede sozinho, coisa rara na história da dupla Zezé Di Camargo e Luciano.
A recusa de Luciano seria mais um indício de que o clima entre ele e Zezé Di Camargo realmente azedou depois que o irmão mais velho resolveu reduzir para 40% os ganhos do caçula com o faturamento dos shows.

Homem incendeia o próprio carro ao pensar que tinha acertado na Mega Sena

Um homem de aproximadamente 47 anos morador de Sergipe, incendiou o único carro da família ao acreditar que tinha acertado as seis dezenas da Mega Sena que estava acumulada em mais de 200 milhões.

O comerciante Adailton Feliciano fez uma única aposta e ao conferir o volante disse que não acreditou quando viu os números sorteados ficou muito eufórico e resolveu botar fogo no próprio carro e aos gritos avisava a todos os vizinhos “Chega dessa merda de carro velho! Amanhã estarei andando de Camaro!”

O filho do comerciante conta que quando o pai chegou em casa gritando eufórico que tinha acertado e estava rico sua mãe estava muito abatida e contou que havia esquecido de fazer a aposta como Feliciano havia pedido ao sair de casa pela manhã.

Adailton Feliciano não se conteve e teve uma crise nervosa. Após saber de todas a história o Delegado da 5º Regional de Sergipe resolveu não indiciar Adailton ao saber que ele havia incendiado o próprio carro em via pública.

Neste momento o homem encontra-se em repouso a base de calmantes e sedativos sem previsão de alta.

Vaticano confirma viagem do papa a região da África em guerra

Vaticano confirma viagem do papa a região da África em guerra
Foto: Divulgação
O papa Francisco embarca neste domingo (29) para a capital da República Centro-Africana, a cidade de Bangui, que está devastada pela guerra civil. A viagem, confirmada na noite deste sábado (28), era motivo de dúvida por parte do Vaticano por razões de segurança. "Vamos tomar o avião e voar para Bangui", disse o padre Federico Lombardi. A confirmação veio no fim de um dia em que o papa honrou mártires cristãos em Uganda, reuniu-se com jovens e cumprimentou o clero local. A República Centro-Africana é palco de uma guerra civil desde 2013. O conflito tem cada vez mais assumido um caráter religioso, com os grupos armados divididos entre muçulmanos e cristãos. O bairro muçulmano de Bangui tem sido duramente atingido, sob o cerco de milícias cristãs. O papa planeja visitar uma mesquita no bairro como parte de seu esforço para promover a reconciliação, que incluirá também uma reunião com lideranças cristãs e muçulmanas. "Eu quero ir para a África Central", disse o papa ao piloto de seu avião na última quarta-feira, de acordo com o jornal do Vaticano. "Se você não for capaz de me levar, me dê um paraquedas", brincou o pontífice. A estadia do papa no país, programada para durar pouco mais de 24 horas, será um dos casos raros em que um papa viaja para uma zona de guerra. É também a última etapa de um tour africano por três países. A primeira visita do papa ao continente começou quarta-feira, no Quênia, e depois passou por Uganda. O Vaticano tomou a rara decisão de enviar o chefe da segurança papal em uma missão especial de reconhecimento pouco antes de o papa viajar para a África. O padre Lombardi disse que o funcionário, Domenico Giani, entrou em contato várias forças para manter a ordem em Bangui. O porta-voz se recusou a fazer mais comentários sobre questões de segurança. A França tem cerca de 900 tropas em Bangui, mas diz que a responsabilidade primária pela segurança encontra-se com uma força multinacional de paz da ONU.

Tucanos tentam se aliar para viabilizar impeachment e evitar PMDB, diz coluna

Tucanos tentam se aliar para viabilizar impeachment e evitar PMDB, diz coluna
Foto: Divulgação PSDB
Até integrantes mais moderados do PSDB defendem agora a tese do impeachment da presidente Dilma Rousseff. Segundo informações da coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou em conversas recentes que o governo de Dilma "acabou". Tucanos de variadas correntes tentam construir consenso para viabilizar o impeachment, evutando, contudo, o PMDB como alternativa de poder. Ainda segundo a coluna, um ministro ironiza a tentativa de coesão: "Aécio, Serra e Alckmin nunca se entenderão. Nem Dilma é capaz de mudar isso", teria afirmado. Na mesma direção, mas em posições opostas, os peemedebistas querem pressionr o presidente do Senado, renan Calheiros (PMDB-AL) a convocar o Congresso no recesso parlamentar caso o pedido seja aceito, de forma a acelerar o processo.

Prazo prorrogado do pagamento do eSocial encerra nesta segunda

Prazo prorrogado do pagamento do eSocial encerra nesta segunda
Foto: Agência Brasil
O prazo para recolhimento do Documento de Arrecadação do eSocial, regime unificado de pagamento de tributos e contribuições devidos ao empregado doméstico, termina nesta segunda-feira (29). De acordo com informações da Agência Brasil, o vencimento da arrecadação seria no dia 6 de novembro., mas após diversos contribuintes terem problemas na emissão da guia de rcolhimento, o governo federal a adiar a data. Os contribuintes que tenham conseguido imprimir a guia no período inicial devem emitir outro documento com nova data de vencimento.

Governo confirma relação entre zika e microcefalia

Governo confirma relação entre zika e microcefalia
Foto: Reprodução
O Ministério da Saúde confirmou neste sábado a relação entre zika vírus e o surto de microcefalia na região Nordeste. Segundo o portal G1, a pasta divulgou a informação em nota, e afirma que a relação entre as duas doenças foi verificada após o resultado de um exame realizado pelo Instituto Evandro Chagas em um bebê no Ceará. O recém-nascido apresentava microcefalia e outras má formações congênitas, e acabou morrendo. "Essa é uma situação inédita na pesquisa científica mundial. As investigações sobre o tema devem continuar para esclarecer questões como a transmissão desse agente, a sua atuação no organismo humano, a infecção do feto e período de maior vulnerabilidade para a gestante. Em análise inicial, o risco está associado aos primeiros três meses de gravidez", informou Ministério da Saúde, por meio de nota. Com a descoberta, o governo "reforça o chamado para uma mobilização nacional" para conter o mosquito Aedes Aegipty, transmssor da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya. "O êxito dessa medida exige uma ação nacional, que envolve a União, os estados, os municípios e a toda a sociedade brasileira. O momento agora é de unir esforços para intensificar ainda mais as ações e mobilização", acrescenta o comunicado. Nesta semana, o governo lançou uma campanha para que a população passe a buscar, todos os dias, por focos que possam ser criadouros do mosquito. De acordo com dados do Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegipty (LIRAa), divulgado neste sábado (28) pela pasta, o Brasil tem 199 municípios em situação de risco de surto de dengue, chikungunya e zika.

Homem é preso em Mundo Novo por exercer odontologia ilegalmente

Homem é preso em Mundo Novo por exercer odontologia ilegalmente
Foto: Divulgação CRO-BA
Um homem identificado como Edinaldo Siqueira de Albuquerque, foi preso neste sábado (28), na região na região do município de Mundo Novo, por exercer ilegalmente a profissão de cirurgião-dentista. Ele atuava no distrito de Umbuzeiros. Segundo o Conselho Regional de Odontologia (CRO-BA), Edinaldo estava atendendo uma mulher no momento em que foi preso. A cliente prestou depoimento na delegacia do município e relatou já ter sido atendida anteriormente por ele. Vários moradores da localidade também disseram  frequentar o consultório de Dadinha, como é conhecido na região, por se tratar de um “bom dentista”. Ele fazia extrações dentárias por R$50 reais e cobrou R$ 400 da última paciente para realizar duas extrações e uma ponte.  Segundo dados do Conselho Regional de Odontologia (CRO-BA), esta é a 27ª prisão de profissionais ilegais somente este ano no estado. O falso dentista  pode responder pelo exercício ilegal da Odontologia e cumprir pena de seis meses a dois anos de prisão.

OAB deve votar parecer sobre impeachment de Dilma Rousseff na quarta-feira

OAB deve votar parecer sobre impeachment de Dilma Rousseff na quarta-feira
Foto: Reprodução
O parecer da comissão nacional da Ordem dos Advogados do Brasil sobre a reprovação das contas de 2014 do governo federal pelo Tribunal de Contas da União foi concluído nesta sexta-feira (27). Os integrantes da comissão recomendam que a OAB não endosse o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff com base na reprovação das contas de 2014. A recomendação foi aprovada por três votos a dois no grupo. O assunto será analisado pelo Conselho Federal da Ordem na próxima quarta-feira (2). “A sociedade espera que a OAB tenha uma posição fundamentada sobre o impeachment da presidente. De forma técnica e imparcial, a OAB vai adotar uma posição e divulga-la à nação. A Constituição prevê o impeachment e apresenta seus requisitos. O plenário da OAB irá dizer se estão ou não presentes tais pressupostos”, afirma o presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho. Segundo ele, a Ordem poderá analisar eventuais fatos novos que venham a aparecer e embasar novos pedidos de impeachment. A comissão entendeu que as práticas ocorridas em mandato anterior ao atual não podem justificar o pedido de impeachment. O relatório afirma que o acórdão do TCU indica uma recomendação ainda pendente de análise pelo Congresso Nacional, que crava a palavra final sobre as contas do governo. A comissão diz que, apesar da importância do relatório, ele “não é bastante para firmar um juízo definitivo sobre irregularidades administrativas ou de execução financeira e orçamentária, a ponto de sustentar, autonomamente, a recepção de um pedido de impeachment, sem a aprovação do parecer pelo Congresso Nacional”. O conselheiro baiano Fernando Santana, que integrou a comissão da OAB, votou pela improcedência do pedido. Os conselheiros que votaram pela recomendação do impeachment entenderam que os argumentos são o suficiente para embasar o pedido.

Datafolha: Pela primeira vez, corrupção é o maior problema do Brasil para eleitores

Datafolha: Pela primeira vez, corrupção é o maior problema do Brasil para eleitores
Foto: Reprodução / Youtube
Pesquisa Datafolha realizada entre os últimos dias 25 e 26 mostra que a população brasileira classifica a corrupção como principal problema do país: 34% dos eleitores escolheram essa opção na consulta. De acordo com informações do jornal Folha de S. Paulo, a saúde aparece em segundo lugar, apontada por 16% dos eleitores, seguido do desemprego (10%), e da educação e violência (empatados com 8%). A situação da economia vem abaixo de todos estes itens, alvo das preocupações de 5% dos eleitores. Segundo Folha, a pesquisa foi feita logo após a prisão do pecuarista José Carlos Bumlai, que se celebrizou pela amizade com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No mesmo momento em que foi feito o levantamento, ocorria a prisão do senador Delcídio do Amaral (PT-MS), líder do governo, e do banqueiro André Esteves, dono do banco BTG Pactual. As detenções ocorreram em nova fase da Operação Lava Jato. O Datafolha questiona os brasileiros sobre o que consideram o maior problema do Brasil desde 1996. No período do governo tucano, a maior preocupação era o desemprego, que alcançou o recorde de 59% em 1999. O desemprego continuou sendo a principal preocupação até 2006, já na época do governo Lula. A partir do segundo mandato, a violência emergiu como questão mais grave e entre 2007 até 2015, a saúde estava em primeiro lugar. Foram entrevistadas 3.541 pessoas em 185 municípios. A margem de erro é 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos e a soma dos percentuais pode não dar 100% devido a arrendondamentos.

Pais escondem droga dentro de mamadeira de filho em Eunápolis

Pais escondem droga dentro de mamadeira de filho em Eunápolis
Foto: Ilustrativa/Reprodução Correio do Estado
A polícia encontrou oito pinos de cocaína dentro da mamadeira de um bebê na madrugada de sábado (28), em Eunápolis, na região da Costa do Descobrimento. De acordo com informações do Radar 64, a situação foi descoberta durante uma abordagem em um bar no bairro Pequi. A droga estava misturada com farinha de mandioca em um carro estacionado no local, onde também dormia a criança. Os pais dela, dois adolescentes, de 17 e 15 anos, estavam no bar consumindo bebida alcoólica foram conduzidos à delegacia e autuados em flagrante por tráfico de entorpecentes. Após serem ouvidos, eles foram liberados, juntamente com o mecânico Manoel Costa de Oliveira, de 37 anos, que também estava no estabelecimento e portava 15 pinos de cocaínas.

PF, MPF e CGU identificam cartéis de empreiteiras no Minha Casa Minha Vida

PF, MPF e CGU identificam cartéis de empreiteiras no Minha Casa Minha Vida
Foto: Tomaz Silva Agência Brasil
A Polícia Federal, o Ministério Público Federal e a Controladoria-Geral da União identificaram quatro casos de cartel de empreiteiras de médio porte no programa Minha Casa Minha Vida. Segundo informações do jornal O Globo, os cartéis eram formados para burlar concorrências, superfaturar obras, repassar propinas a agentes públicos e desviar verba pública para campanhas políticas. Por conta das fraudes no programa, cujo orçamento já alcançou R$ 278 bilhões, mais de 300 ações foram abertas, de acordo com um levantamento feito pelo grupo de trabalho do MPF dedicado ao assunto. As denúncias ainda citam irregularidades na escolha de beneficiários, custo excessivo, baixa qualidade de casas e repasses de dinheiro público sem o cumprimento dos serviços ou sem garantia. “Vemos que o programa abriu portas para a corrupção e o gasto desenfreado de dinheiro público”, disse Edilson Vitorelli, procurador-chefe do grupo de trabalho sobre o Minha Casa, em entrevista a O Globo. Os casos já identificados ocorreram no Rio Grande do Sul, Acre e Minas Gerais, onde os projetos investigados somam mais de 4 mil unidades habitacionais. “É exatamente a história da Lava-Jato, só que em menor escala. São empresas de poderio econômico relevante que disputam contratos públicos em negociações com políticos locais. Mas o modus operandi é o mesmo de empresas multinacionais em contratos bilionários com a União”, afirma o promotor Ricardo Herbstrith, responsável pela investigação em Novo Hamburgo (RS), onde foi desbaratado um esquema para a construção de 336 residências. Após investigações, que incluíram escuta telefônica, o MP já sabia quem era os ganhadores antes da abertura dos envelopes da licitação. 

Simulação de intenções de voto em 2018 mostra Aécio à frente de Lula, diz Datafolha

Simulação de intenções de voto em 2018 mostra Aécio à frente de Lula, diz Datafolha
Foto: Geraldo Magela/ Agência Senado
Pesquisa feita pelo Instituto Datafolha entre os dias 25 e 26 de novembro, divulgada neste sábado (28) pelo jornal Folha de S. Paulo, traz o senador Aécio Neves (PSDB-MG) na dianteira da preferência popular nas intenções de voto em duas simulações da corrida presidencial para as eleições de 2018. No primeiro cenário, o tucano aparece com 31%, seguido do ex-presidente Lula (PT), com 22%, enquanto Marina Silva (Rede) surge com 21% das intenções de voto. São citados, ainda, Luciana Genro (PSOL), com 3%, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), com 2%, e Eduardo Jorge (PV), com 2%. Brancos e nulos somam 14%, enquanto os que não sabem em quem vão votar têm 5%. No segundo cenário, sem Aécio Neves e com o governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) como candidato à presidência, é Marina Silva quem aparece na liderança, com 28%, ultrapassando o ex-presidente Lula na preferência popular, que surge em segundo lugar, com 22%. O tucano vem logo em terceiro, com 18%. Luciana Genro e Eduardo Paes aparecem empatados, com 3% cada. Brancos e nulos somam 17% e os que não sabem em quem votar surgem com 6%. O Datafolha entrevistou  3.541 pessoas em 185 cidades. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

sábado, 28 de novembro de 2015

Juiz responsável por caso de Eike é denunciado em processo de tráfico internacional

Juiz responsável por caso de Eike é denunciado em processo de tráfico internacional
Um dos carros apreendidos de Eike | Foto: Divulgação/PF
O juiz federal Flávio Roberto de Souza , conhecido por ter julgado o caso do empresário Eike Batista, foi denunciado pela Procuradoria Geral da República (PGR) da 2ª Região nesta quinta-feira (26) por desviar bens da operação Monte Perdido, que investigava, em 2013, um esquema de tráfico internacional. Segundo informações da Folha de S. Paulo, ele é acusado de peculato e lavagem de dinheiro. Seu vizinho, Felismino Gomes da Silva, também foi indiciado por lavagem de dinheiro por participar da ocultação dos bens. Segunda a denúncia da PGR, o magistrado apropriou-se de R$ 106 mil resultantes da venda de veículos apreedidos de Oliver Ortiz, que foi preso durante a operação. Souza foi aposentado no último dia 12, mas já havia sido afastado após ter sido flagrado dirigindo um carro de luxo de Eike que foi apreendido.

Decreto presidencial vai bloquear R$ 10 bi do orçamento federal, diz Planalto

Decreto presidencial vai bloquear R$ 10 bi do orçamento federal, diz Planalto
Foto: André Dusek
A presidente Dilma Rousseff (PT) vai editar um decreto para contingenciar mais de R$ 10 bilhões do Orçamento da União na próxima segunda-feira (30). De acordo com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência, a medida acontece em razão do Congresso Nacional não ter votado ainda a alteração da meta fiscal para este ano. Os gastos afetados pelos cortes ainda não foram divulgados, mas um relatório de receitas e despesas do Orçamento, enviado no último dia 20 pelo governo ao Congresso, alertava para o risco de "graves consequências para a sociedade", como a interrupção de serviços públicos em caso de um novo contingenciamento de despesas, de acordo com o G1. A situação pode ser revertida se o Congresso aprovar a mudança da meta fiscal para um déficit de até R$ 119,9 bilhões. A expectativa do governo era que isso acontecesse na quarta-feira (25), mas a prisão do senador Delcídio do Amaral (PT-MS) e do banqueiro André Esteves impediu a votação da matéria. De acordo com um posicionamento do Tribunal de Contas da União (TCU), se o Congresso Nacional não aprovar a revisão da meta fiscal, o Executivo fica a obrigado a bloquear as verbas discricionárias - não obrigatórias. O governo espera que o Legislativo analise a revisão na próxima semana. O Planalto informou que uma nota técnica será divulgada pelo governo na próxima segunda com as explicações e detalhes do novo contingenciamento no Orçamento. Segundo o Ministério do Planejamento, o corte consiste em retardar ou inexecutar parte da programação de despesas previstas na Lei Orçamentária.

Sefaz oferece 85% de desconto em pagamento de IPVA, ICMS, ITD e taxas até 18 de dezembro

Sefaz oferece 85% de desconto em pagamento de IPVA, ICMS, ITD e taxas até 18 de dezembro
Foto: Reprodução / Fecontesp
A Secretaria da Fazenda do Estado oferece 85% de desconto no pagamento do IPVA, ICMS ITD e taxas estaduais para quem quitar as dívidas até 18 de dezembro. A pasta também oferece parcelamentos diferenciados, por intermédio do programa Concilia Bahia. O pagamento pode ser feito no site da Sefaz e presencialmente, ou em uma unidade da secretaria na rede de postos do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) ou na inspetoria fazendária mais próxima. Para pagamento do ICMS e do ICM, a redução prevista de 85% nas multas e dívidas é válida quando o pagamento for feito de forma integral e à vista. O desconto será de 60% para quem fizer o parcelamento em até 36 meses e de 25%, em até 48 meses. Os débitos de IPVA, ITD e taxas terão descontos em multas e acréscimos de 85% para pagamento integral à vista e de 60% para parcelamento em até quatro meses. O valor de cada parcela será de, no mínimo, R$ 200.

Além de levar alegria, leva a palavra de Deus', afirma Irmão Lázaro sobre música evangélica

'Além de levar alegria, leva a palavra de Deus', afirma Irmão Lázaro sobre música evangélica
Irmão Lázaro é uma das atrações do festival | Foto: Divulgação
Com 12 atrações populares dentro e fora do universo gospel, Salvador recebe nestas sexta (27) e sábado (28), a segunda edição do Festival de Cultura Evangélica. Instituído no ano passado a partir do projeto de lei nº 8.549/2014, do, então, vereador Heber Santana, o evento tem o objetivo de aproximar esse público da sociedade. "É o segundo ano que o festival está acontecendo, ele é baseado na lei que institui o plano municipal da música evangélica, que é uma grande contribuição para a nossa cidade. Pode se colocar como uma cultura de paz", afirma Santana, atual secretário de Relações Institucionais da Prefeitura e também organizador do evento. Saiba mais na coluna Cultura.

TJ-BA tem avaliação positiva no combate à corrupção, aponta CNJ


TJ-BA tem avaliação positiva no combate à corrupção, aponta CNJ
Foto: Bahia Notícias
O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) chegou bem perto de bater todas as metas dos processos anticorrupção. De acordo com levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Corte baiana aparece muito bem colocada – em primeiro e segundo grau – quando os quesitos são julgamento de processos que envolvem improbidade administrativa, crimes contra administração pública e combate à corrupção até setembro deste ano. Segundo o levantamento do CNJ, em primeiro grau, o TJ-BA tinha 1.917 processos, de improbidade administrativa, para julgar. Até o momento, conseguiu julgar 157 – isso representa 11,70% e, de acordo com o CNJ, a expectativa é de que até o final deste ano fossem julgados 12,37%. No segundo grau, existiam 42 processos a serem apreciados. Os desembargadores do estado julgaram todos os 42. Existiam 4.464 processos em primeiro grau que versavam sobre crimes contra a administração pública. Os juízes apreciaram 543 processos – o que representa 17,38% do total e o CNJ espera que, até o final do ano, 18,91% sejam julgados. No segundo grau, 198 processos estavam para ser julgados. Os desembargadores deram decisões em 134 deles – 96,68% do total, quando o conselho nacional espera 96,92%. Já no combate à corrupção, no primeiro grau, havia um passivo de 6.381 processos. Destes, 700 foram julgados – ou seja, 15,67% dos processos. Neste quesito, o CNJ esperava 16,95% de apreciação. No segundo grau da magistratura, o passivo era de 240 processos. O plenário apreciou 176 processos e cumpriu 104,76% da meta que está fixada pelo CNJ em 105,36%. Ao todo, as Cortes no país julgaram 62,9 mil processos entre casos de improbidade administrativa e de crimes contra a administração pública. Os resultados parciais foram apresentados nesta quarta-feira (25/11), em Brasília, durante o 9º Encontro Nacional do Poder Judiciário.

Empresa em Juazeiro desenvolve mosquito que pode acabar com tríplice epidemia


Empresa em Juazeiro desenvolve mosquito que pode acabar com tríplice epidemia
Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas
A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) anunciou na última semana uma de suas estratégias para combate ao Aedes aegypti: a ampliação do projeto de desenvolvimento de mosquitos geneticamente modificados. No entanto, em entrevista ao Bahia Notícias, Margareth Capurro, uma das coordenadoras da iniciativa, afirmou que ainda é necessária uma reunião entre a diretoria da Moscamed (empresa responsável pelo desenvolvimento dos mosquitos, localizada no município de Juazeiro) e a Sesab. "Precisamos agendar uma reunião com a diretoria da Moscamed em Salvador e a Sesab para definirmos as ações para 2016. Isso deve ocorrer nos próximos dias", disse. O Projeto Aedes Transgênico (PAT) tem o objetivo de atuar como uma medida adicional de prevenção e combate ao vetor de doenças como dengue, chikungunya e zika. De acordo com informações fornecidas por Margareth, a Moscamed utiliza a Técnica do Inseto Estéril (TIE), que foi desenvolvida na década de 1950 e tem sido usada principalmente para controle de pragas que prejudicam a agricultura. A ideia da técnica é criar o inseto da espécie que se deseja combater em grande escala, porém com machos estéreis para não gerar filhotes. "Se você suprime ou diminui a população natural de mosquitos, você diminui a transmissão da doença", explicou a coordenadora. "Existem alguns índices que mostram que se você tiver mosquito, mas em quantidades muito pequenas, você pode inclusive bloquear completamente a transmissão. Entretanto, não temos dados científicos sobre isso e, sim, dados de simulação". O PAT é formado por quatro pilares: engajamento comunitário, criação dos mosquitos, liberação dos mosquitos e monitoramento. As ações do projeto são planejadas para alcançar todos os habitantes da região em que ele é empregado por meio de reuniões e repasse de informações. O laboratório Moscamed foi implantado em 2010 e é o único no Brasil que desenvolve mosquitos geneticamente modificados. A produção de machos adultos no município de Juazeiro já alcançou o número de 1,3 milhão de mosquitos por semana.

Mais de 1,5 mil serão demitidos na Bahia após saída da Abegoa, diz Sintepav

Mais de 1,5 mil serão demitidos na Bahia após saída da Abegoa, diz Sintepav
Foto: Leandro Alves/ Bahia 10
O Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada e Montagem Industrial do Estado da Bahia (Sintepav) entrou nesta quinta-feira (26) com pedido de mediação em caráter de urgência, junto ao Ministério Público do Trabalho – MPT, por conta  da demissão em massa de funcionários da Companhia espanhola Abengoa. A empresa atua em obras de energia renovável e infraestrutura no estado. De acordo com a entidade, cerca de 500 trabalhadores foram demitidos nas últimas semanas e a partir do final do mês os cortes afetarão mais de 1,5 mil pessoas somente na Bahia. Segundo o Sintepav, o Dow Jones Newswires informou que a companhia está encerrando as atividades no Brasil. Entre os contratos firmados com o governo federal está a renovação da rede de transmissão de energia do trecho Miracema (TO) até Sapeaçu, no Recôncavo baiano. A Abengoa é responsável pelo maior projeto de linhas de transmissão do Nordeste, sendo 900 quilômetros na Bahia. Ainda de acordo com o Sintepav, sofrerão com os cortes as cidades de Castro Alves , Sapeaçu, Riachão das Neves, Barreiras, Santana, Bom Jesus da Lapa, Igaporã, Livramento de Nossa Senhora, Ibicoara e Planaltino. Os fornecedores e prestadores dos estados de Goiás, Piauí, Tocantins e Bahia também se preocupam com os créditos junto à empresa, que pode alcançar, em alguns casos, R$ 1 milhão a receber.

'Papai Noel' rende piloto e rouba helicóptero no interior de São Paulo

'Papai Noel' rende piloto e rouba helicóptero no interior de São Paulo
Foto: Reprodução / TV Globo
Um homem armado rendeu um piloto de helicóptero e roubou a aeronave que ele guiava na tarde desta sexta-feira (27) na cidade de Mairinque, em São Paulo. Segundo informações do G1, o criminoso estava vestido com uma fantasia de Papai Noel no momento do crime. A Polícia Militar afirma que ele havia contratado o serviço de táxi aéreo. O helicóptero saiu do Campo de Marte, na capital paulista, e o piloto foi rendido logo após o pouso. Ele foi vendado e amarrado pelo falso cliente e por um comparsa que esperava no local. A vítima só conseguiu se soltar cerca de cinco horas depois e conseguiu chegar até uma base da companhia militar de uma cidade vizinha com a ajuda de uma moradora. A aeronave não foi encontrada e os dois envolvidos ainda não foram presos.

Pela primeira vez na história, mulheres concorrem às eleições na Arábia Saudita

Pela primeira vez na história, mulheres concorrem às eleições na Arábia Saudita
Nassima al-Sadah é uma das candidatas para as eleições | Foto: Reprodução
A Arábia Saudita é um dos países com mais restrições às mulheres no mundo, mas em dezembro vai tomar um passo no sentido de se livrar dessa marca. As eleições municipais do dia 12 de dezembro serão as primeiras no país árabe com a participação de candidatas e eleitoras. Segundo a AFP, 700 mulheres estão entre os 7 mil candidatos a 284 vagas nos conselhos municipais. A Arábia Saudita é o único país do mundo em que elas são proibidas de dirigir. As mulheres também só podem sair em público vestidas dos pés à cabeça e se quiserem trabalhar ou viajar, precisam da autorização do marido ou de um homem da família. Ainda de acordo com a AFP, o rei Abdallah apresentou pequenas mudanças nessa política nos últimos anos, dando o direito ao voto e à elegibilidade em 2011. Dois anos depois ele nomeou mulheres para um conselho consultivo do país. No entanto, as restrições ao sexo feminino tornam a campanha muito mais difícil para as mulheres. Sem poder falar diretamente com eleitores do sexo oposto porta-vozes deverão se dirigir aos homens em comícios e reuniões, por exemplo.

PMDB foi quem mais recebeu doações de banco de André Esteves nas últimas eleições

PMDB foi quem mais recebeu doações de banco de André Esteves nas últimas eleições
Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil
O PMDB foi o partido que recebeu mais doações do banco BTG Pactual durante as últimas eleições. Segundo a Folha de S. Paulo, o banco de investimentos de André Esteves, preso pela Operação Lava Jato, deu R$ 17,2 milhões a comitês e candidatos de nove estados. Ao todo, as doações chegaram a quase R$ 50 milhões. No entanto, a maior beneficiada foi a presidente Dilma Rousseff (PT), com R$ 9,5 milhões destinados à campanha para sua reeleição. Em seguida vem os então candidatos Aécio Neves (PSDB), com R$ 7,5 milhões e Marina Silva (PSB) R$ 1 milhão. O BTG Pactual é um dos grandes doadores eleitorais do Brasil, ao lado de empresas como a JBS e a Odebrecht. Dentro do PMDB, o político com maior doação recebida foi o candidato ao governo Eduardo Braga (PMDB-AM). André Esteves e o senador Delcídio do Amaral (PT-MS) foram presos nesta quarta-feira (25) acusados de atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato. A prisão do bancário é temporária.

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Três semanas após acidente com barragens, Samarco não pagou auxílio a famílias


Três semanas após acidente com barragens, Samarco não pagou auxílio a famílias
Foto: Rogério Alves/ TV Senado
Completadas três semanas do rompimento das barragens da Samarco, a mineradora ainda não começou a pagar auxílio financeiro para as 296 famílias de Mariana que tiveram suas casas destruídas pela lama. O pagamento é uma recomendação do Ministério Público Estadual, feita no dia 8. A empresa não se pronunciou sobre o atraso. A falta de dinheiro faz com que as famílias fiquem totalmente dependentes da alimentação, do vestuário e do transporte fornecido pela mineradora, nos hotéis onde os atingidos estão acomodados, e pelo poder público, que encaminha as toneladas de donativos. "Eu trabalhava na rua, como pedreiro, lá em Bento Rodrigues (distrito de Mariana destruído pela lama). Dependo de tudo deles. Estão começando a colocar famílias em casas, vendo o lugar para ir, e a turma está começando a se mudar. Mas, dinheiro, até agora, ninguém falou nada", conta Marcos Eufrásio Messias, de 38 anos, que está hospedado em um hotel no centro histórico da cidade com seis parentes. Os trabalhadores informais e autônomos são os que mais estão dependentes da empresa e evitam fazer críticas diretas à Samarco. Alguns moradores de Bento Rodrigues, porém, eram funcionários das empresas que prestavam serviços à mineradora e continuam a receber o salário, mantendo poder de decisão sobre o que consumir e até onde morar. "Já me levaram para conhecer duas casas. Mas não era nada bom. Como você vai morar em um lugar onde não tem espaço nem para secar uma roupa? Então, decidimos esperar que eles nos mandassem para algum lugar onde possamos ficar", conta Sebastião Cláudio, de 42 anos, hóspede do mesmo hotel de Messias. A falta de dinheiro preocupa principalmente quem tem prestações e contas para pagar, segundo conta o defensor público da União Bruno Vinícius Batista Arraes, enviado para coordenar um posto avançado instalado em Mariana. "Temos dado assessoria para essas famílias e orientado sobre os caminhos a para ter acesso a benefícios federais que já foram disponibilizados", afirma. A Samarco havia apresentado um cronograma para a retirada das famílias dos hotéis dando prazo de término do processo até fevereiro do ano que vem.

Delcídio admite que voz gravada é dele, mas alega inocência

Extremo Sul: Vendaval deixa 30 famílias desabrigadas em Lajedão
Foto: Humberto Cortês / Arquivo Pessoal
Cerca de 30 famílias ficaram desabrigadas depois de um vendaval em Lajedão, extremo sul baiano. O temporal destelhou cerca de 40 casas e ainda derrubou quatro casas e danificou dois pontos comerciais. De acordo com informações do prefeito Humberto Cortês (DEM), duas escolas foram também destelhadas, além das sedes da secretaria de saúde e da Polícia Militar local. Ainda segundo relato do gestor, um carro também foi atingido e árvores caíram. As famílias atingidas precisaram sair das casas, para não serem atingidas. Ninguém ficou ferido. Ao G1, Humberto Cortês disse que "nunca viu nada parecido”.  Ainda segundo o administrador, a maior parte das famílias afetadas com o vendaval já recebeu assistência. Algumas famílias desabrigadas ficarão em residências alugadas pela prefeitura pelo período de até 90 dias.

Morte de adolescentes com Aids triplicou nos últimos 15 anos, diz Unicef

Morte de adolescentes com Aids triplicou nos últimos 15 anos, diz Unicef
Foto:Cesar Brustolin/SMCS
O número de mortes de adolescentes devido a Aids triplicou nos últimos 15 anos, segundo um relatório do Fundo da ONU para a Infância (Unicef), divulgado nesta sexta-feira (27) na África do Sul. O documento, intitulado Atualização das Estatísticas sobre Crianças Adolescentes e Aids, diz que a doença é a “principal causa de morte de adolescentes na África e a segunda no mundo”. “Entre as populações afetadas pelo HIV,  a faixa formada por adolescentes e a única na qual os números da mortalidade não estão diminuindo”, completa. O relatório mostra também que a África Subsaariana é a “região com maior prevalência” e que as “jovens são de longe as mais afetadas, representando sete em cada dez novas infeções na faixa que têm entre 15 e 19 anos”. O levantamento indica que dos “2,6 milhões de crianças menores de 15 anos que vivem com HIV, apenas uma em cada três está a receber tratamento”. Segundo a Agência Lusa, as novas estatísticas demonstram que a maior parte dos adolescentes que morrem de doenças relacionadas com a Aids foram infetados há 10 ou 15 anos. “Essas crianças sobreviveram até a adolescência, por vezes sem conhecer o seu estado em termos de HIV”, diz o documento.

Pinheiro e Paim se aproximam ‘pragmaticamente’ da Rede, afirma dirigente


Pinheiro e Paim se aproximam ‘pragmaticamente’ da Rede, afirma dirigente
Foto: Montagem/ Bahia Notícias
Após votarem pela continuidade da prisão do senador Delcídio do Amaral (PT-MS), os senadores Walter Pinheiro (PT-BA) e Paulo Paim (PT-RS) se aproximaram “programaticamente” da Rede Sustentabilidade – partido da ex-senador Marina Silva. De acordo com Lauro Jardim, os dois estão em avançada negociação com a Rede Sustentabilidade. Dirigente nacional da Rede e coordenador estadual, Júlio Rocha confirmou a aproximação de Pinheiro e Paim, mas ressaltou que isso não significa que os dois devam, necessariamente, ingressar na sigla. “Os dois se aproximaram programaticamente, não necessariamente para entrar no partido. Nós temos, hoje, uma bancada. Na Câmara, ela é coordenada pelo deputado Alessandro Molon (Rede-RJ) e no Senado ela fica a cargo do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Para entrar na legenda, os quadros são discutidos num grupo de trabalho, do qual eu faço parte”, explicou, em entrevista ao Bahia Notícias. Rocha disse ainda que Pinheiro tem “um diálogo fraterno com a Rede” e afirmou que, apesar de especulado para ser o candidato a prefeito do partido em Salvador, em 2016, tem interesse em permanecer na universidade. “Sou alguém que vem da experiência na administração pública e há uma carência de políticas de sustentabilidade na cidade. Mas, apesar disso, meu interesse, hoje, é ficar na universidade, onde trabalho”, apontou.

MPF pede que Policia Federal apure se incêndios na Chapada são criminosos

MPF pede que Policia Federal apure se incêndios na Chapada são criminosos
Foto: Edmar de Lima de Carvalho/ICMBio
O Ministério Público Federal (MPF) em Irecê solicitou à Polícia Federal, nesta quinta-feira (26), a instauração de inquérito para apurar se os incêndios ocorridos no Parque Nacional da Chapada Diamantina foram resultado da atuação humana, o que pode representar crime ambiental. Durante investigação – que buscou apurar as providências adotadas pelos órgãos competentes para combater o fogo –, o MPF encontrou indícios de que o incêndio pode ter sido provocado pelo homem. De acordo com os esclarecimentos encaminhados pela Superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na Bahia e pela Secretaria do Meio Ambiente no Estado da Bahia (Sema), há sinais de que as queimas, que já atingiram uma área de aproximadamente 30 mil hectares, possam estar ocorrendo de forma intencional. Para o procurador da República Márcio Albuquerque de Castro, “é revoltante descobrir que um dos fatores que propiciaram tal devastação ambiental corresponde, justamente, à atuação criminosa do ser humano.” Castro requisitou a visita de equipe da Polícia Federal até o Parque, o mais rápido possível, para apuração dos fatos.

PF prende 18 suspeitos de tráfico de drogas em Ilhéus; quadrilha movimentou cerca de R$ 20 milhões


Quadrilha movimentou cerca de R$ 20 milhões em dois anos.
A Polícia Federal prendeu 18 suspeitos de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro na Operação Patente, deflagrada em Ilhéus nesta quinta-feira (26). A ação ainda cumpriu 20 mandados de busca e apreensão. Segundo a PF, a quadrilha é suspeita de movimentar cerca de R$ 20 milhões. Em oito meses de investigação, a polícia apreendeu dois mil quilos de drogas referentes ao tráfico da organização. O delegado Mário Lima, da delegacia da PF em Ilhéus, informou que uma advogada, suspeita de ser uma das líderes do tráfico, e uma estagiária de Direito estão entre os presos. Em uma apartamento da advogada, em Salvador, foram apreendidos R$ 50 mil em espécie.”A organização atuava nas cidades de Ihéus, Itacaré, Jequié, Salvador e São Paulo. Eles compravam boa parte da droga junto com conhecida facção criminosa em São Paulo”, explica Lima. Nesta quinta-feira, a PF apreendeu material relativo à contabilidade do tráfico, cerca de R$ 65 mil, uma pequena quantidade de drogas e veículos. A operação visava cumprir 27 mandados de prisão preventiva e 22 mandados de busca e apreensão. Os presos na operação serão indiciados com base na Lei Antidrogas, que prevê pena de até 15 anos de reclusão, e seguirão a disposição da Justiça, aguardando julgamento
Conforme a polícia, prestaram apoio à operação a Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Cacaueira e a força-tarefa da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-BA).

Policiais Civis da Bahia paralisam atividades nesta sexta-feira, 27


Sindicato dos Policiais Civis tem nova assembleia marcada para 2 de dezembro
Sindicato dos Policiais Civis tem assembleia marcada para 2 próximo
Os policiais civis da Bahia paralisam as atividades durante um dia, a partir das 8h da desta sexta-feira (27/11). Uma das razões da paralisação é a não publicação do Decreto que regulamenta as promoções. Durante a paralisação, 30% do efetivo permanecerá trabalhando no atendimento a prisão em flagrante, levantamento cadavérico e crimes contra a criança e a vida, conforme previsto em lei. De acordo com Marcos Maurício, presidente do Sindicato dos Policiais Civis da Bahia (SINDPOC), os processos de promoção foram previstos no art.8º da Lei nº 12.601/2012, no qual estava previsto que mais de mil e quatrocentos profissionais seriam promovidos. Os servidores reivindicam também reestruturação salarial com base na atividade de investigação e emissão de laudos da papiloscopia pelos peritos técnicos (hoje só permitida aos peritos criminais). Além disso, eles protestam contra as péssimas condições estruturais das delegacias e contra a prática do assédio moral. A decisão de paralisar as atividades foi votada e aprovada em assembleia no último dia 20, no auditório da Associação dos Funcionários Públicos do Estado (AFPEB), em Salvador.

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Na abertura da Copinha, Nestor Vicente é recebido por moradores da Palmeira


Alegria e comemoração marcaram a abertura da 2º Copinha de Futebol da Palmeira realizada neste último domingo (22) no campo de futebol da comunidade.

Centenas de pessoas estiveram presentes e acompanharam de perto cada lance dessa atividade realizada pela Diretoria de Esportes através da Prefeitura Municipal de Wenceslau Guimarães.

O prefeito Nestor Vicente esteve presente do início ao fim das primeiras partidas do campeonato e deu apoio a população da comunidade e região durante o evento.



Uma comitiva com representações públicas também esteve presente dando o tom ao espaço que propôs, mais uma vez, mostrar a unidade política da gestão pública administrada por Nestor nestes três anos.

Para o prefeito a participação da população e dos funcionários públicos nas atividades executadas pela administração é de extrema importância para garantir novos avanços.

“Queremos que a nossa administração reflita o povo e para isso o nosso lugar é junto com o povo”, destacou.

Novembro Azul

Durante a Copinha, a Secretaria de Saúde montou o estande Novembro Azul que realizou diversos atendimentos de prevenção a saúde do homem e a diabetes mellitus.

Ações educativas e preventivas como testes rápidos, glicemia capilar, aferição de PA, distribuição de preservativos masculinos e panfletos com informações sobre o câncer de próstata, DSTs, tuberculose, hanseníase e tabagismo foram oferecidos durante as partidas.

Mais de 100 pessoas, em sua maioria homens, foram atendidos e uma delas, foi o prefeito Nestor.  

O novembro azul em Wenceslau Guimarães está mobilizando toda sociedade em defesa da saúde do homem, com foco na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata (Veja todas as fotos AQUI).

Seap planeja comprar 3 mil tornozeleiras eletrônicas para monitorar presos


Seap planeja comprar 3 mil tornozeleiras eletrônicas para monitorar presos
Foto: Divulgação
O governo do Estado pretende licitar três mil tornozeleiras eletrônicas para monitorar presos em liberdade condicional. De acordo com o secretário de Administração Prisional e Ressocialização da Bahia (Seap), Nestor Duarte, o estado já tem R$ 1,2 milhão disponível para comprar os equipamentos. “Já estamos com uma parte do recurso na conta”, assegurou Duarte. Ainda de acordo com o chefe da Seap, a ideia é fazer também uma central de monitoramento. “Vamos fazer uma central para, gradativamente, ir evoluindo e progredindo a pena de alguns presos”, explicou.

Fiocruz comprova relação entre zika e Síndrome Guillain-Barré


Fiocruz comprova relação entre zika e Síndrome Guillain-Barré
Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas
A Fiocruz de Pernambuco comprovou em pacientes brasileiros a relação entre zika vírus e a Síndrome Guillain-Barré (SGB), uma doença autoimune rara que também apresentou aumento atípico nos últimos meses nos Estados do Nordeste. O achado aumenta o sinal de alerta em torno da infecção pelo zika, principal suspeita da epidemia de microcefalia identificada no país. O vírus, que chegou no Brasil este ano, está presente em 18 estados. "A ligação da síndrome com o vírus é inequívoca", avaliou o pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e responsável pela identificação da chegada do zika vírus no Brasil, Kleber Luz. Questionado, o Ministério da Saúde disse que o assunto está sob investigação. Os resultados foram obtidos em trabalho feito pela pesquisadora Lúcia Brito, chefe do serviço de neurologia do Hospital da Restauração, de Pernambuco. Foi identificada a presença do zika no líquido espinhal e no sangue de sete pacientes que apresentaram a SGB. "A infecção pelo zika, por si só, pode ser branda. Mas ela tem potencial de provocar sérios problemas, tanto para fetos quanto para adultos", avaliou o pesquisador da Fiocruz e coordenador da análise que comprovou a presença do zika nos pacientes com SGB de Pernambuco, Carlos Brito. O número de casos de SGB cresceu de forma expressiva no Nordeste do país entre abril e junho, pouco depois que os estados apresentaram a epidemia de zika.  Especialistas discutem agora com governo estratégias para tentar acompanhar o impacto da zika e as relações com SGB. Entre as propostas está criar um grupo para identificar, o mais rapidamente possível, primeiros sinais da SGB e encaminhar pacientes para tratamento. A ideia é também organizar um comitê de estudo para avaliar qual a evolução da SGB.

Mãe de menino que caiu de prédio em Brotas não culpa o pai da criança: ‘fatalidade’

Mãe de menino que caiu de prédio em Brotas não culpa o pai da criança: ‘fatalidade’
Foto: Reprodução / Correio
Mãe de Guilherme Oliveira, menino de 5 anos que morreu ao cair do sexto andar de um prédio em Brotas, a enfermeira Carla Verena Oliveira não culpa o pai da criança pelo que aconteceu. Em depoimento à polícia nesta quarta-feira (25), ela afirmou acreditar que o caso foi uma fatalidade. Pai de Guilherme, Rafael Yokoshiro também esteve na delegacia, mas não falou oficialmente. "Ele ficou cerca de 15 minutos na sala e, quando começamos a perguntar, ele não respondia, só chorava, completamente devastado emocionalmente", justificou a delegada Maria Dail, titular da 6ª Delegacia (Brotas). Carla Verena estava de plantão no momento do incidente e contou que o marido era muito amoroso e ligado ao filho, mas que não sabia da saída de Rafael durante a madrugada. A polícia vai analisar imagens de prédio para identificar se a ausência do pai foi determinante para morte. Caso seja comprovada a culpa, Yokoshiro pode ser indiciado por abandono de incapaz. Nesta quarta, a tela de proteção da janela foi retirada pela perícia, para tentar identificar se o peso de Guilherme poderia ter rompido a rede.

Uma tarde-noite de cão


Uma tarde-noite de cão
Foto: Jonas Pereira/Agência Senado
A nota pública do presidente do PT, Rui Falcão, foi determinante para a entrega da cabeça do senador e líder do partido no Senado, Delcídio do Amaral. A decisão do plenário por 59 votos contra apenas 13, foi esmagadora para que o líder fosse mantido preso, conforme encaminhou à Casa o Supremo Tribunal Federal. A Segunda Turma do STF tinha decidido à unanimidade, por cinco votos a zero. O PT se desmoralizou de vez e deve ter aberto a grande janela para serem  apuradas as mazelas que recairão sobre os políticos, como já era de se esperar. Desmoralizou-se porque o partido dá toda proteção o seu ex-tesoureiro, João Vaccari Neto, e abandonou Delcídio a partir de uma nota falaciosa em que, na síntese, afirma que o PT nada tem a ver com a questão. O Senado da República, dito pelos seus senadores, experimentou um dia amargo. Pela primeira vez um senador no exercício do seu mandato foi trancafiado e por lá ficará por muito tempo por ter atingido o Supremo Tribunal Federal. Não somente ele, mas o controlador do BTG Pontual, André Esteves, o chefe de gabinete de Delcídio, Diogo Ferreira e o advogado Edson Ribeiro, que teria já sido preso nos Estados Unidos. Foi um dia de cão acompanhado por boa parte dos brasileiros numa sessão do Senado que foi transmitida ao vivo. Complicou-se definitivamente a imagem dos políticos e lançou o PT num lamaçal, o que não era esperado. Foi uma sessão histórica como nunca houve. Espalhou-se rapidamente o vídeo gravado pelo filho de Nestor Cerveró, que deverá agora fazer uma delação premiada enquanto Delcídio foi acusado de tentar atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato. O que Cerveró dirá na sua delação é uma incógnita, mas poderá atingir o Palácio do Planalto, basicamente a presidente Dilma Rousseff, supostamente também envolvida na compra da refinaria Pasadena.

Terremoto de 6,7 graus atinge o Acre

Terremoto de 6,7 graus atinge o Acre
Foto: Reprodução / USGS
Um intenso terremoto atingiu o Acre na madrugada desta quinta-feira (26), no Acre. O Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) informou que o tremor de 6,7 graus na escala Richter foi registrado a 130 km de Tarauacá, município do noroeste do estado, por volta das 0h45. Ao menos seis cidades foram afetadas: Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Sena Madureira, Xapuri e Santa Rosa do Purus. Não há informações sobre vítimas ou danos nos municípios.

Esse ano deve ter a temperatura mais alta da história

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) revelou nesta quarta-feira, 25, que os dados recolhidos de janeiro a outubro indicam que este ano a temperatura média na superfície da Terra será a mais elevada da história. A marca vai superar a barreira simbólica de 1°C de aquecimento desde a era pré-industrial (1880-1899). O fenômeno do El Niño, que deve alcançar nos próximos meses uma intensidade que não se via há várias décadas, combinado com o aquecimento da Terra, explicam a constante elevação das temperaturas. "Estamos experimentando um intenso episódio do El Niño, cuja potência está aumentando. Sua influência pode ser vista nas condições meteorológicas de muitas partes do mundo e provocou um mês de outubro excepcionalmente quente", declarou o secretário-geral da OMM, Michel Jarraud.

Quatro pessoas são encontradas mortas em fazenda no interior da Bahia


Chacina aconteceu na zona rural do município de Serra Preta (Foto:Acorda Cidade)
Quatro pessoas, entre elas uma mulher grávida, foram encontradas mortas nesta quarta-feira (25) em uma fazenda localizada na zona rural do município de Serra Preta, a cerca de 150 quilômetros de Salvador. A polícia não tem informações do tempo de gravidez da mulher. Segundo o delegado que investiga o caso, João Uzzum, as vítimas são dois homens e duas mulheres. A suspeita é de que todos foram executados com golpes de facão e faca durante a madrugada desta quarta-feira. Além disso, entre os mortos estava um homem suspeito de participar de um assalto a uma casa lotérica em Feira de Santana. O homem estaria com as armas que pertenciam a uma quadrilha rival. Com isso, o grupo teria ido na localidade buscar as armas e acabou executando as pessoas. A polícia ainda relata que as vítimas estavam fugindo do grupo rival e foram se esconder na fazenda que está abandonada e pertence a avó de um dos mortos. Os corpos das vítimas foram encaminhados ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) em Feira de Santana. Não há informações sobre o enterro deles.

Lomanto Júnior sepultado em Jequié com homenagens da comunidade


Cerimônia religiosa na Catedral de Santo Antonio
Cerimônia religiosa na Catedral de Santo Antonio
O ex-governador Antônio Lomanto Júnior, sepultado no final da tarde desta quarta-feira (25/11), foi merecedor durante a cerimônia fúnebre na Catedral de Santo Antônio e durante o cortejo com a urna mortuária coberta com uma bandeira de Jequié,  conduzida em viatura do Corpo de Bombeiros,  até o Cemitério São João Batista, de homenagens dignas de um grande homem público. Na Catedral que esteve superlotada, às 15h, o Bispo Diocesano, Dom José Rui Lopes, celebrou missa de corpo presente, sob clima de muita comoção por parte dos filhos, netos, bisnetos, familiares e admiradores e representantes de várias entidades civis e militares.
Cortejo foi aplaudido em todo o percurso até o cemitério
Cortejo foi aplaudido e saudado em todo o percurso até o cemitério
Várias entidades prestaram homenagem fúnebre ao político jequieense, a exemplos da Prefeitura de Jequié que decretou luto oficial de três dias no município,  da Câmara de Vereadores, que onde o presidente Eliezer Pereira Fiim, decretou luto oficial de três dias e suspendeu as  duas sessões da semana, a Guarda Municipal de Jequié, que ele foi criador e patrono e o Sindicato dos Taxistas que promoveu carreata acompanhando o translado do féretro pela BR-330, do aeroporto de Ipiau até Jequié. Entre as autoridades presentes, os ex-governadores César Borges e Nilo Coelho, os deputados estaduais Euclides Fernandes, Pedro Tavares e o seu neto, Leur Lomanto Júnior, além de inúmeros políticos de Jequié, a prefeita Tânia Britto e vereadores de Jequié e região. Durante a passagem do cortejo pelas ruas da cidade várias empresas fecharam as portas e às pessoas acenaram e aplaudiram num justo reconhecimento à identificação de Lomanto Júnior durante toda sua trajetória política, com o município e o povo de Jequié.
Corpo de Lomanto Júnior foi conduzido em viatura do Corpo de Bombeiros
Corpo de Lomanto Júnior foi conduzido em viatura do Corpo de Bombeiros

Mega-Sena: Aposta feita em Brasília fatura R$ 205 milhões


mega-sena3
Uma aposta única feita em uma casa lotérica do Distrito Federal acertou os seis números do concurso 1.764 da Mega-Sena, sorteados nesta quarta-feira (25/11), em Cândido Mota (SP) e irá levar o prêmio de R$ 205.329.753,89. Os  números sorteados foram 06 – 07 – 29 – 39 – 41 – 55. A quina teve 401 ganhadores, que levaram R$ 58.622,54 cada. Outros 33.850 bilhetes acertaram a quadra e irão levar R$ 992,09 cada um. Segundo a Caixa Econômica Federal (CEF), além de ser o maior prêmio sorteado em 2015, esse também é o maior prêmio da história da modalidade, excluindo os da Mega da Virada.

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Melhorias para a PM em Wenceslau Guimarães

https://campograndesantos.files.wordpress.com/2010/02/

Em uma reunião realizada há quase doze dias atrás na câmara de vereadores, foi formada a comissão de segurança pública do município de Wenceslau Guimarães e que tem como Presidente o Sr. Silvonei de Jesus naquela reunião foram discutidas as problemáticas da cidade em relação à segurança. O Major Rodrigues que agora é responsável pelo batalhão de Gandu e região deixou claro que seus policiais só iriam trabalhar em Wenceslau Guimarães e outras cidades mediante as exigências cumpridas pelos seus respectivos gestores municipais.
Dentre as exigências estão: Alojamento descente com alimentação, conforto para descanso dos pais de família que trabalham com a farda da PM garantindo segurança à população bem como combustível para as viaturas dentre outras.
Conversando com a equipe do Prefeito Nestor Vicente o Blog WG NA MIRA visitou a casa que serve de apoio para esse alojamento e constatamos que mudanças foram feitas no local. Segundo o chefe de gabinete o Sr. Bruno já está estalado câmara de monitoramento da cidade, sistema de Internet, colchões novos, funcionários para manutenção do espaço. E quando a alimentação os policiais são direcionados para um restaurante, até que seja formada a equipe do Major Rodrigues. E o mesmo afirmou que a estadia dos policiais na cidade em breve será possível.
Só lembrando que as rondas da PM estão intensas e que a população pode ficar tranqüila.

     O WG NA MIRA torce para que a falta de segurança do município seja banida por muito tempo. 
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgYLS82wOEYofwt5zXnSe5guWPjL2lLVFPcC8XvUt89uca4ixyUZfBgYfeaUe9vxv0AuSLE7mEo4nhyphenhyphenLafk9s-j_WRc_Hh9YP5SDobQXx1ItMGPoIpFQ0EMVj5TuhhFe7famZBH_uO-/s1600/

UPA de Vitória da Conquista deve ser concluída no primeiro trimestre de 2016

UPA de Vitória da Conquista deve ser concluída no primeiro trimestre de 2016
Foto: Divulgação
O subsecretário de Gestão da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), Carlos Emanuel Melo, afirmou que as obras da Unidade de Pronto de Pronto-Atendimento (UPA) do município de Vitória da Conquista devem ser concluídas no primeiro trimestre de 2016. "As obras estão avançadas, com mais de 85% da parte física executada e, quando pronta, a UPA será referência para a região", afirmou durante visita à unidade. Melo ainda se reuniu com a secretária da Saúde de Vitória da Conquista, Márcia Viviane Sampaio, para discutir a rede de saúde do município. "A expectativa é que a entrada em funcionamento da UPA e os ajustes em curso nas redes de atenção de baixa, média e alta complexidade entre a secretaria municipal e estadual resultem na melhoria da qualidade do atendimento para a população", destacou Márcia.

Homens resgatados em trabalho escravo recebem carteira assinada

Homens resgatados em trabalho escravo recebem carteira assinada
Foto: Divulgação / PRF-BA
Os trabalhadores resgatados em situação de trabalho escravo nas cidades de Entre Rios, no agreste, e Pojuca, na região Metropolitana de Salvador (RMS), receberam carteiras de trabalho assinadas. O procedimento foi realizado nesta terça-feira (24) na Delegacia do Trabalho, em Camaçari, na RMS, onde os trabalhadores receberam também guias de seguro-desemprego. Em Entre Rios, a Operação Temática de Direitos Humanos (Otedh) flagrou 17 trabalhadores em situação de trabalho escravo, em uma fazenda. Já em Pojuca, 13 internos de um Centro de Recuperação de Dependentes Químicos realizavam trabalho de construção civil em situação análoga ao trabalho escravo. De acordo com a ação, comandada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), os trabalhadores devem receber apoio para qualificação.