segunda-feira, 25 de julho de 2016

Cidadania - Jovens querem mudar o modo como se faz política no Brasil

Para a juventude, a reforma política é "crucial" para a participação do jovem na política. Da forma como a política está sendo feita hoje, a juventude não consegue participar realmente.
Lembramos que durante as manifestações de junho do ano passado a juventude demonstrou a inconformação com a atuação política, mas não conseguiu achar um eixo central para a atuação de suas pautas. Nós, acreditamos muito na organização da juventude, em uma juventude organizada que tome às ruas, se organize nas universidades, nos bairros no campo, a sua maneira, como novos métodos e introduza de fato o jovem na política.
Devemos ajudar na construção de um Plebiscito Popular por uma Reforma Política. Compreendemos que é preciso reformar o atual sistema político no sentido de que ele garanta representatividade e o fim de alguns problemas, como o financiamento privado de campanha.
Com relação a representação das mulheres, elas são apenas 12% no Senado e 9% no Congresso Nacional. Negros são apenas 8,5% no Congresso. Essa situação demonstra uma disparidade na representação do sistema político brasileiro, pois mulheres são a maioria da população e mais de 50% é composta por negros e negras.
Se uma mulher negra está hoje no Congresso Nacional, ela vai entender a necessidade de políticas públicas paras as mulheres negras.
Se um jovem ocupa o poder, as demandas da juventude vão ser representadas no governo, com maiores chances de serem solucionadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário