quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Fiol é incluída em programa de prioridade do governo federal

Obras da  Ferrovia de Integração Oeste-Leste Cidade Tanhaçu Foto: Elói Corrêa/GOVBA
O modelo de negócio discutido pelo Governo do Estado junto aos investidores chineses e ao Governo Federal para a continuidade da construção da Ferrovia Oeste Leste (Fiol) foi aprovado. A obra agora é uma das prioridades do Programa de Parcerias de Investimento (PPI), do qual os técnicos entenderam ser viável a concessão do projeto, que tinha as obras realizadas pela Valec, mas que está paralisado. Além de atender aos requisitos impostos pelo governo federal, o modelo foi discutido em março, pelo governador Rui Costa, em uma missão na China  e aprovado também pela China Railway Engeneering Group n.10 (Crec 10). A proposta apresentada pelo Governo da Bahia à Crec 10 foi no sentido de que se fizesse uma licitação da subconcessão por um período de 30 anos, por exemplo, com a obrigação de fazer um investimento e depois a exploração dessa subconcessão para haver o retorno.
Obras da  Ferrovia de Integração Oeste-Leste Cidade de Brumado Foto: Elói Corrêa/GOVBA
De acordo com o secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, todo projeto precisa ter viabilidade econômica. “O projeto do Porto Sul e da Fiol tem sustentabilidade econômica, pela possibilidade da exportação de 18 milhões de toneladas de minério de ferro da Bamin, na região de Caetité, e outras toneladas da região de Brumado, além da exportação de grãos da região do Oeste da Bahia”. Segundo o secretário, há um protocolo de intenções assinado com os produtores de grãos do Oeste para a utilização da Fiol e do Porto Sul para as exportações.”Com a viabilidade econômica proporcionada pelo minério de ferro e pelos grãos do Oeste, além da segurança da licitação de uma subconcessão, se reúnem as condições pela parte do governo federal para a ferrovia e pela parte do Estado para o porto, para que isso se consolide”, afirma Dauster. O próximo passo será receber em outubro na Bahia e em Brasília,  uma missão com a presença do vice-presidente da Crec 10, para apresentar uma proposta de modelagem para ser feita a  licitação. A partir daí,  está previsto o início das obras do Porto Sul e a continuação da Fiol, que poderá ser o início da Transoceânica, que vai ligar o Atlântico ao Pacífico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário