terça-feira, 25 de outubro de 2016

Mulher morre após intestino explodir durante realização de endoscopia

Os familiares de Jaqueline Ferreira de Almeida, 32 anos, ainda tentam entender como uma endoscopia, considerada um procedimento simples, levou a autônoma à morte na quinta-feira (20/10). O Metrópoles conversou com o marido de Jaqueline, o gestor de tecnologia Valdery Brito, na tarde deste sábado (22/10). Antes da morte da esposa, ele gravou uma conversa em que o médico Lucas Seixas Doca Júnior, responsável pelo exame, explica a sucessão de fatos que resultaram no óbito.
Valdery conta que a esposa tinha uma endoscopia marcada pela manhã de quarta-feira (19/10) com o médico, na clínica Endogastrus, no Sudoeste. O procedimento seria simples e deveria terminar em menos de 40 minutos. Segundo o marido, o exame serviria para analisar se a esposa estava apta a passar por um teste de coagulação por plasma de argônio. O objetivo é de evitar que pessoas que já fizeram cirurgia bariátrica voltem a ganhar peso. A autônoma havia feito essa operação em 2012 com outro médico e, segundo Valdery, sem maiores problemas. “A saúde dela era perfeita”, explica.
Quando o procedimento ultrapassou os 40 minutos, o marido procurou mais informações sobre a esposa. Depois de uma hora, o médico explicou que Jaqueline não havia expelido o gás utilizado no procedimento e deixou que ele visse a mulher. Ela estava com a barriga inchada e com a aparência debilitada. No áudio, o médico diz que o ar usado para fazer o exame deveria ter saído pelo ânus. “Mas ela não conseguia nem arrotar nem soltar os gases. Assim, achamos que ela estava obstruída. Chamei o proctologista para fazer uma colonoscopia, mas o intestino estava cheio de fezes”, afirmou.
Ela esperou 15 minutos no pronto-socorro e, quando foi atendida por uma médica, a encaminharam à Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ao dar entrada na UTI, teve uma parada cardiorrespiratória e foi reanimada. No entanto, os especialistas tiveram de abrir a barriga de Jaqueline para expelir o gás. A autônoma, então, foi encaminhada a uma sala de cirurgia, onde constataram que o intestino delgado dela havia estourado. “Deve ter rompido no final da tarde. Quando eu abri na UTI e vi, já havia rompido. Eu só esperei ressuscitar e fui para o centro cirúrgico”, contou o médico no áudio.
Lucas fala ainda sobre a possibilidade de Jaqueline não resistir. “Tem risco de morrer de hoje para amanhã. Eu acho que isso vai acontecer não. Mas eu posso ser frustrado. Ore e peça a Deus atuar, esse é o caminho”, afirma. Por volta das 2h30 de quinta-feira (20/10), o marido foi aconselhado a ir para casa, pois acompanhantes não podem permanecer na UTI. Trinta minutos após chegar na residência, Valdery recebeu a ligação do hospital pedindo que ele voltasse à unidade com a família. O caso está sendo investigado pela 1ª Delegacia de Polícia (Asa Sul). O resultado da perícia médica deve sair em até 30 dias. Fonte: Metropoles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário