segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Perigosa? Não use a pílula do dia seguinte antes de ler essas informações

pilula
Após tomar a pílula do dia seguinte a menstruação pode ficar mais escura que o normal e vir em maior quantidade porque este medicamento tem uma alta concentração hormonal. O ideal é observar estas alterações e se possível anotar na agenda ou no celular as características da sua menstruação, para poder mostrar ao ginecologista numa consulta.
Geralmente, logo após usar a pílula do dia seguinte a mulher se sente com dor de cabeça, enjoada e cansada. Após alguns dias também pode notar sintomas como:
Dor nas mamas;
Diarreia;
Pequeno sangramento vaginal e
Antecipação da menstruação.
Estes sintomas estão relacionados aos efeitos colaterais deste medicamento. Assim, é normal que a menstruação fique desregulada por 1 ou 2 meses, até que a concentração de hormônios na corrente sanguínea volte ao normal.
Posso engravidar mesmo tomando a pílula do dia seguinte?
Apesar de ser indicada para evitar a gravidez indesejada, a pílula do dia seguinte não é 100% eficaz se for tomada após 72 horas da relação sexual. Mas quando ela é tomada no mesmo dia, é pouco provável que a mulher engravide.
O mais sensato é esperar alguns dias até a vinda da menstruação, e em caso de atraso pode-se fazer um teste de gravidez que se compra na farmácia. Veja quais são suas chances de estar grávida respondendo a este teste online:
A pílula do dia seguinte aborta?
A pílula do dia seguinte não aborta porque ela pode funcionar de diferentes formas, dependendo da fase do ciclo menstrual em que for utilizada, podendo:
Impedir a implantação do óvulo fecundado na parede do útero, que é fundamental para que exista gravidez;
Inibir ou retardar a ovulação, o que evita a fecundação do óvulo pelo espermatozoide;
Aumentar a viscosidade do muco vaginal, dificultando a chegada do espermatozoide ao óvulo.
Assim, se o óvulo já tiver sido fecundado e devidamente implantado no útero a pílula do dia seguinte não impede o desenvolvimento da gravidez.
Quantas vezes posso usar?
A pílula do dia seguinte só deve ser usada esporadicamente porque senão tem seu efeito diminuído. Assim, se a mulher tomar a pílula do dia seguinte mais de uma vez por mês, ela pode perder seu efeito e o mesmo acontece se a mulher tomar este medicamento mais de 3 vezes por ano.
Por isso, este medicamento só é indicado para situações de emergência e não como método contraceptivo frequente. Veja qual o método de evitar a gravidez mais indicado para você clicando aqui.
A pílula do dia seguinte faz mal?
A pílula do dia seguinte só faz mal se for usada várias vezes no mesmo mês, o que aumenta o risco de doenças como câncer de mama, câncer de útero, problemas numa futura gravidez, podendo aumentar também o risco de trombose e de embolia pulmonar, por exemplo.
A pílula do dia seguinte causa infertilidade?
Não existe nenhuma comprovação científica de que o uso esporádico da pílula do dia seguinte possa causar infertilidade, má formação do feto ou gravidez ectópica.
A pílula do dia seguinte altera o funcionamento do anticoncepcional?
Não, por isso o anticoncepcional deve continuar sendo tomada regularmente, no horário habitual, até o final da cartela. Após o fim da cartela deve esperar que a menstruação desça e no caso de a menstruação não descer, deve consultar o ginecologista.
Onde comprar
Pode-se comprar este medicamento em farmácias e também pela internet e não precisa de receita médica. Alguns nomes comerciais são Diad, Pilem e Postinor Uno. Uma pílula que pode ser usada até 5 dias depois da relação sexual desprotegida é a Ellaone.
No entanto, este medicamento só deve ser usado sob orientação médica.
Quando usar
A pilula do dia seguinte deve ser usada em casos de emergência, sempre que existir o risco de uma gravidez indesejada, e pode ser tomada em situações como:
Relação sexual sem preservativo ou rompimento do preservativo;
Após esquecer de tomar a pílula contraceptiva regular, especialmente se o esquecimento ocorreu mais do que 1 vez na mesma cartela;
Quando o DIU foi expulso;
Se o diafragma vaginal se deslocou ou foi retirado antes de tempo;
Mulheres que foram vítimas de violência sexual.
No entanto, se tiver dúvidas, antes de tomar a pílula do dia seguinte deve consultar o médico genecologista, pois pode não haver necessidade de tomar este método contraceptivo de emergência.
Como usar
Para que a gravidez possa ser evitada, a pílula do dia seguinte deve ser tomada imediatamente até 72 h após o contato íntimo desprotegido ou falha do método contraceptivo usado regularmente. O ideal é que este medicamento seja tomada o mais próximo possível da relação sexual, pois quanto mais cedo for tomada, mais eficaz é o seu efeito.
A pílula do dia seguinte pode ser tomada em qualquer dia do ciclo menstrual, e os comprimidos devem ser tomados juntamente com água e alimentos, e normalmente cada caixa contêm apenas 1 ou 2 comprimidos para toma única.

Nenhum comentário:

Postar um comentário