domingo, 31 de janeiro de 2016

Projeto oferece banho de mar assistido para deficientes físicos

'ParaPraia' acontece neste domingo (31), na praia de Ondina, das 9h às 13h. (Foto: Divulgação / Secis )'ParaPraia' acontece neste domingo (31), na praia de Ondina, das 9h às 13h. (Foto: Divulgação / Secis )








Praia do bairro de Ondina, em Salvador, recebe neste domingo (31) o projeto “ParaPraia”, que permite o banho de mar assistido para os deficientes físicos e as pessoas com mobilidade reduzida. A ação acontece das 9 às 13 horas e oferece também mergulho adaptado. Depois deste domingo, o projeto dá uma pausa e retorna após o carnaval, na Praia da Ribeira, na Cidade Baixa.
Projeto oferece espaços para atividades recreativas, banheiros especiais, tendas e pistas de acesso (Foto: Divulgação / Secis )Projeto oferece espaços para atividades
recreativas, banheiros especiais, tendas e pistas
de acesso (Foto: Divulgação / Secis )
Em cadeiras anfíbias, especiais para a atividade, os banhistas contam com assistência de alunos e professores da Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública. Com a presença de fisioterapeutas, enfermeiros e educadores físicos o ParaPraia chega a terceira edição em 2016.
A atividade de mergulho acontece com apoio de mergulhadores da Escola e Operadora de Mergulho Galeão Sacramento. Membros da Liga Acadêmica da Saúde da Mulher também estarão presentes e vão desenvolver ações sobre a higiene íntima. O projeto oferece ainda espaços para atividades recreativas, banheiros especiais, tendas e pistas de acesso.

Apenas três meses, Thábata Mendes rompe com Ximbinha e deixa a XCalypso

RTEmagicC_thaba.jpg
RTEmagicC_thaba.jpg
Após três meses de parceria firmada com Ximbinha, Thábata Mendes decidiu sair do projeto tocado pelo ex-marido de Joelma. Segundo informações do jornal ‘Extra’, a decisão foi tomada após uma reunião entre a equipe na tarde desta sexta-feira (29), em Belém.
O motivo da separação da banda foi uma discussão entre ela e o guitarrista depois de uma apresentação da banda no Rio Grande do Norte, no último dia 16, conforme informou o periódico.
Em rede social, Thábata confirmou o desligamento da XCalypso, mas não revelou o motivo. Um comunicado deverá ser divulgado em breve pela banda.
“Sim, gente! É verdade, Thábata se desligou da XCalypso, é só o que posso falar… O resto não cabe a mim. Aguardem um comunicado oficial da equipe da banda”, escreveu o assessor da cantora em mensagem compartilhada por ela.
Segundo o jornal, uma fonte ligada a loira revelou que ela não aguentava mais ser maltratada por Ximbinha. “Tudo o que foi publicado sobre ele é a mais pura verdade. A situação ficou insustentável para ela, que já vinha planejando isso há algum tempo”, contou a fonte.
RTEmagicC_thab.jpg
No Instagram, o fotógrafo Paulo Eduardo, que fez um ensaio recente com a vocalista, comentou a mudança na XCalypso. “Mesmo fora da XCalypso, a sua estrela vai brilhar, você é muito mais além que uma banda, o dom é seu, o sucesso tem nome é, Thábata Mendes. Estamos com você”, escreveu ele.

Artista baiana, Vanessa Mello é escalada para atuar no ‘Musical Mamonas’ em São Paulo

Artista baiana, Vanessa Mello é escalada para atuar no ‘Musical Mamonas’ em São Paulo
Foto: Ricardo Castro
Escalada para integrar o elenco do “Musical Mamonas”, com estreia em 11 de março, a baiana Vanessa Mello é uma artista completa. Além de atriz e cantora - tendo integrado a Chilli Band e a Banda Limusine -, ela é dançarina profissional graduada pela Universidade Federal da Bahia. Justamente pela sua formação, o papel lhe caiu como uma luva. “No Mamonas têm os cinco meninos que são os principais, e têm outras pessoas que fazem parte do coro. Pessoas que têm que ter uma técnica de dança muito legal, tem que ter muita força muscular, porque o trabalho é de hip hop, street dance, então tem que ter muita força para fazer esse trabalho com precisão. Eu integro esse coro, que aqui eles chamam de Ensemble”, conta a artista, que se mudou para São Paulo em 2013, para fazer um curso técnico de atuação em teatro musical, pelo SesiLeia mais detalhes na coluna Cultura!

Vice-presidente apresenta detalhes da Arena Barradão; inauguração prevista para 2019

 Vice-presidente apresenta detalhes da Arena Barradão; inauguração prevista para 2019
Imagem: Divulgação / EC Vitória
Vice-presidente do Esporte Clube Vitória, Manoel Matos, em entrevista coletiva neste sábado (30), apresentou detalhes da Arena Barradão, apresentado para os torcedores durante o intervalo da partida do rubro-negro diante da Jacuipense, pela primeira rodada do Campeonato Baiano. Segundo o dirigente, a ideia é inaugurar a praça esportiva no dia 13 de maio de 2019, quando o Leão completa 120 anos de fundação. "Existe uma previsão de um ano a seis meses em obra. Neste período, vamos definir aonde iremos jogar. A ideia é que a inauguração aconteça no dia 13 de maio de 2019, data em que o Vitória completa 120 anos", afirmou. Matos ainda explicou que, em virtude da crise econômica que assola o país, o rubro-negro vai captar recursos com parceiros internacionais, mas deixou em aberto a possibilidade de auxiliares dentro do território brasileiro. Projetado pelo arquiteto Ivan Smarcevski, a Arena Barradão contará com setor Lounge, cadeiras VIP, praça de alimentação, centro adminstrativo e hotelaria para as divisões de base. O investimento total é de R$ 270 milhões.

Ipiaú: Após bater no pai, jovem é preso e chora ao pedir perdão

Ipiaú: Após bater no pai, jovem é preso e chora ao pedir perdão
Foto: Reprodução / Giro em Ipiaú
Um jovem foi preso em Ipiaú, no sudoeste, acusado de agredir e ameaçar de morte o próprio pai. O caso foi registrado no bairro Aparecida, neste sábado (30). Foi o idoso, de 65 anos, que acionou a polícia depois que o filho teria ameaçado “quebrar tudo dentro de casa”. O acusado, Luciano Resende de Moraes, tentou fugiu pelo Rio de Contas, ao perceber a aproximação de uma viatura da PM, mas foi detido por militares da Guarnição Delta do 1º Pelotão e encaminhado para uma delegacia. Já no complexo policial, o rapaz teria chorado e pedido perdão ao pai. “Me perdoa meu pai, eu prometo que não vou fazer mais isso”, teria dito o acusado. De acordo como o site Giro em Ipiaú, a vítima, o aposentado Judicael Rezende, relatou que já havia sofrido várias agressões do filho. Neste sábado, Luciano teria usado uma espingarda caseira para o ameaçar. Ainda segundo o idoso, o filho é usuário de drogas e já foi preso dezenas de vezes acusado de roubos no entroncamento de Jaguaquara. A última confusão teve início após o idoso perguntar ao filho sobre um calção que teria sido queimado. 

Conselho fiscaliza estruturas do Carnaval de Salvador


Conselho fiscaliza estruturas do Carnaval de Salvador
Entre esta segunda-feira (1°) e quinta-feira (4), o Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia (CAU/BA) fará a fiscalização dos camarotes e demais estruturas do Carnaval de Salvador. Os técnicos do CAU fiscalizam atividade relacionadas ao exercício profissional dos arquitetos e urbanistas e checam se os projetos possuem o Registro de Responsabilidade Técnica (RRT). Nos locais, serão conferidos itens, como acessibilidade e acústica, montagem, manutenção e desmontagem de camarotes, praticável, palco e arquibancada, instalação elétrica de baixa tensão e elaboração do Plano de Segurança para Situações de Emergência (PSSP). Também serão verificadas a descriminação da carga e da lotação máxima das estruturas montadas para servir ao folião. O procedimento visa prevenir e orientar os projetos, como forma de evitar a ocorrência de problemas e acidentes nos circuitos vinculados à atuação profissional do arquiteto e urbanista.

Área de transmissão da dengue mais que quadruplica em 10 anos no Brasil

Área de transmissão da dengue mais que quadruplica em 10 anos no Brasil
Foto: Reprodução / Wikipedia
Em uma década, a área de transmissão da dengue no Brasil mais que quadruplicou, saltando de 1,5 milhão de km² para 6,9 milhões de km². Isso significa que há mosquitos espalhando dengue em todos esses lugares, o que aumenta o alerta sobre como pode se disseminar o zika nos próximos anos, vírus que usa o mesmo vetor da dengue. Do Brasil, a nova doença tem potencial para se espalhar para o mundo. Pesquisa publicada há uma semana no periódico de saúde The Lancet estimou o potencial de exportação da epidemia a partir do Brasil. Os pesquisadores, liderados por Oliver Brady, da Universidade de Oxford, mapearam os destinos finais de quase 10 milhões de pessoas que saíram do País para o exterior de aeroportos próximos de locais onde o zika foi transmitido: 65% tinham como destino as Américas, 27%, a Europa, e 5%, a Ásia. Eles então avaliaram nesses destinos onde há áreas propícias à transmissão do zika, considerando a presença de mosquitos do gênero Aedes. Concluíram que cerca de 60% da população de EUA, Itália e Argentina - alguns dos países com maior fluxo de turistas para o Brasil - vivem em áreas onde pode ocorrer transmissão sazonal da doença. E só nos Estados Unidos 22,7 milhões de pessoas residem em áreas passíveis de transmissão de zika o ano inteiro.

Delatores acusam Cunha de ter mais contas no exterior

Delatores acusam Cunha de ter mais contas no exterior
Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil
Empresários acusam o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB - RJ) de ter recebido propina em cinco contas no exterior. Em torno de 3,9 milhões de dólares teriam sido transferidos para a conta de Cunha entre 2011 e 2014. A acusação foi feita pelos empresários Ricardo Pernambuco e Ricardo Pernambuco Júnior, da Carioca Engenharia, em acordo com a Procuradoria Geral da República no âmbito da Operação Lava Jato. Segundo a Folha de São Paulo, a propina serviria para liberar verbas do fundo de investimentos do FGTS para o Porto Maravilha, no Rio de Janeiro, obtido em concessão pela Carioca em consórcio com a Odebrecht e a OAS. Um aliado de Cunha, Fábio Cleto, seria o encarregado na liberação do montante. Cleto chegou a ser vice-presidência da Caixa Econômica Federal e participar do conselho do fundo de investimento do FGTS. Com as revelações, as novas contas se somam às quatro contas secretas na Suíça e aumentaram a pressão para saída de Cunha do cargo.

Gêmeas siamesas de Itamaraju seguem em estado de saúde crítico

Foto: Reprodução / TV Anhanguera
Gêmeas siamesas de Itamaraju seguem em estado de saúde crítico
As duas gêmeas siamesas seguem em estado de saúde crítico. Separadas no início do mês, elas estão internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Materno Infantil (HMI), em Goiânia. Neste domingo (31), a unidade de saúde informou que o quadro de Júlia Neves, que respira com ajuda de aparelhos, é considerado gravíssimo. No caso da irmã Fernanda, o estado é considerado grave, porém, estável. A bebê com o auxílio de oxigênio inalatório para respirar. Nascidas em Itamaraju, no extremo sul baiano, as meninas eram unidas pelo tórax e abdômen. Elas compartilhavam fígado e uma membrana do coração. Para ajudá-las, a unidade de saúde pede, juntamente com o Hemocentro de Goiás (Hemogo), doações de sangue O positivo. Outros tipos sanguíneos também são aceitos

sábado, 30 de janeiro de 2016

Zagueiro Everson, da base, renova com o Bahia até 2018

 Zagueiro Everson, da base, renova com o Bahia até 2018
Foto: Rafael Santana / GloboEsporte.com
O Bahia teve mais uma peça da base com renovação contratual confirmada. Nesta sexta-feira (29), a vez foi do zagueiro Everson, de 18 anos. O jogador teve o seu novo contrato, com duração até novembro de 2018, publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
 
Everson, que está no clube desde 2014, disputou o Campeonato Baiano sub-20 no ano passado e já treinou nos profissionais do Esquadrão, quando o técnico era Sérgio Soares. O defensor é o provável titular do amistoso que a equipe comandada por Aroldo Moreira realizará neste sábado (30), contra o time adulto da FTC (leia mais aqui).
 
Além do zagueiro, o Bahia estendeu os vínculos contratuais de Hayner, João Paulo Penha, Éder, Rodrigo, Dedé e Endrick.

Em comunicado oficial, Sadia afirma que não é mais patrocinadora da CBF


Em comunicado oficial, Sadia afirma que não é mais patrocinadora da CBF
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
A crise de credibilidade que atingiu a CBF nos últimos meses começa a afetar financeiramente a entidade. Na noite desta sexta-feira, a Sadia, que até então era um dos maiores patrocinadores da confederação, anunciou o rompimento do contrato que iria até 2022. Dias atrás, a Petrobras havia deixado de patrocinar a Copa do Brasil. É possível que nos próximos semanas outras empresas desistam de sua ligação com a CBF e, por consequência, com a seleção brasileira.

O contrato com a Sadia foi assinado em 2013, ano em que o Brasil venceu a Copa das Confederações. O acordo colocaria nos cofres da CBF um total de R$ 100 milhões. A empresa, que tem a BRF como controladora, entrou no lugar da Seara, praticamente enxotada pela direção da confederação após atrasar alguns repasses mensais. Em represália, as placas publicitárias da empresa foram retiradas do local em que a seleção treinava.

Na época, a CBF era presidida por José Maria Marin, atualmente cumprindo prisão domiciliar nos Estados Unidos por envolvimento em casos de recebimento de propinas por contratos de transmissão de TV e de marketing de competições como a Copa América e a Copa do Brasil - o torneio que acaba de perder o apoio da Petrobras.

A Sadia já estudava o rompimento do contrato no segundo semestre do ano passado, quando se fortaleceram os indícios de que Marco Polo Del Nero, presidente licenciado da CBF, também sera investigado pelo FBI. A decisão de desvincular sua imagem da CBF foi tomada antes de Del Nero se licenciar, primeiro para colocar interinamente Marcus Vicente na presidência e depois para nomear o coronel Antonio Nunes como provisório e oficializada nesta sexta-feira.

A empresa do ramo alimentício não deu maiores detalhes sobre sua decisão. Limitou-se a distribuir nota, por meio da BRF. Mas nos bastidores a delicada situação da cartolagem que comanda a CBF foi apontada como motivo do rompimento.

Isso também levou a Petrobras a se desvincular da Copa do Brasil. A empresa passa por grave crise financeira por causa dos desmandos que levaram à operação Lava-Jato e pela queda no preço do petróleo e está revendo seus investimentos. Mas no caso da CBF, a péssima imagem da entidade também contou para a decisão.

O contrato da estatal era com a Klefer Produções e Promoções, que detém os direitos de comercialização de placas da Copa do Brasil e também está sendo investigada pelo FBI. O acordo iria até 2018, por R$ 6 milhões/ano.

Em dezembro, a Proctor & Gamble, detentora da marca Gillette, também havia rompido o acordo com a CBF, que rendia cerca de R$ 5 milhões anuais à entidade.

Caixa é obrigada a trocar agência de publicidade por envolvimento na Lava Jato

Caixa é obrigada a trocar agência de publicidade por envolvimento na Lava Jato
Foto: Reprodução / Siprosep
A Caixa Econômica Federal foi obrigada pela Justiça a colocar a agência de publicidade Propeg no lugar da Borghi-Lowe, descartada pelo envolvimento nas investigações da Operação Lava Jato. Dono de uma das três maiores contas de publicidade do País, o banco estatal gasta R$ 500 milhões por ano em publicidade. A verba é dividida entre quatro agências. A licitação dessa conta de publicidade foi feita em 2012. Pelo edital, a Caixa selecionaria quatro empresas que manteriam a concorrência interna entre elas pelo período do contrato, com vigência de um ano e possibilidade de renovação por até cinco anos (até 2018). As quatro vencedoras da licitação apresentam propostas ao banco durante esse período e são remuneradas por cada trabalho. No ano passado, a Caixa renovou com três agências: Heads Propaganda, Nova S/B Comunicação e Artplan Comunicação, deixando de fora a Borghi-Lowe, primeira colocada no processo de seleção. O diretor da Borghi-Lowe em Brasília, Ricardo Hoffmann, que estava preso desde abril de 2015, foi solto neste mês. Ele foi condenado, em setembro, a 12 anos e 10 meses de prisão acusado de pagar propina ao ex-deputado federal André Vargas por propina de ao menos R$ 1,1 milhão em contratos de publicidade firmados com a Caixa e o Ministério da Saúde. A Caixa repassou R$ 949 milhões por dois contratos a Borghi-Lowe. Além do firmado em 2013, a instituição tinha sido cliente da agência entre agosto de 2008 e abril de 2013, junto com as agências Fischer&Friends e a Nova S/B. Quinta colocada na disputa, a Propeg entrou na Justiça solicitando ser colocada no lugar da Borghi-Lowe e obteve sucesso. Em nota, a Caixa disse que cumprirá a decisão judicial e continuará recorrendo às instâncias superiores.

Homem que estava com ferro no olho há mais de 20 dias faz cirurgia em MT

MT
Elias Sampaio após realização da cirurgia para retirada de metal do olho (Foto: Lislaine dos Anjos/G1)Elias Sampaio após realização da cirurgia para retirada de metal do olho (Foto: Lislaine dos Anjos/G1)








 trabalhador rural Elias da Silva Sampaio conseguiu passar por uma cirurgia, nesta sexta-feira (29), para a retirada de um pedaço de metal que se encontrava no olho esquerdo dele. Segundo os médicos, o objeto colocava a visão do paciente em risco. A cirurgia foi feita em um hospital particular de oftalmologia de Cuiabá, graças à doação de um produtor rural dePrimavera do Leste, a 239 km da capital, que se sensibilizou com a história de Elias.
Ele sofreu um acidente no dia 5 de janeiro, quando roçava o assentamento onde mora, em Santo Antônio do Leverger, a 35 km de Cuiabá. Na ocasião, ao sentir que havia algo em seu olho esquerdo, procurou várias unidades públicas de saúde em Várzea Grande e Cuiabá, sem que nada fosse feito.
Com a ajuda da família, ele pagou por um médico particular, que identificou, por meio de exames, a existência de um pedaço de metal dentro do olho do trabalhador e afirmou que o quadro era grave e que o corpo estranho deveria ter sido retirado dentro de, no máximo, 24 horas após o acidente.
Iva Sampaio, irmã de Elias, disse que a família chorou muito ao receber doação (Foto: Lislaine dos Anjos/G1MT)Iva Sampaio disse que irmão passou por dias de
desespero (Foto: Lislaine dos Anjos/G1MT)
A família buscou ajuda, então, da Defensoria Pública do Estado, no entanto, foi informado de que a audiência ocorreria apenas em março e que havia ao menos 93 pessoas na Central de Regulação do Sistema Único de Saúde (SUS) aguardando pela mesma cirurgia que Elias.
“Foram 24 dias de desespero, de angústia. Meu irmão só dormia com a ajuda de remédios, sofria com dores de cabeça e, se não fosse a ajuda desse senhor, ele poderia ficar cego”, afirmou Iva Sampaio, irmã de Elias.
O produtor rural que ajudou Elias prefere não ser identificado. Ele afirmou que não conhece o trabalhador, mas que se sensibilizou com a sua história e decidiu ajudar. Ele entrou em contato com o oftalmologista e com a família de Elias e se comprometeu a custear a cirurgia, que custa aproximadamente R$ 13 mil.
“Fiz por gratidão, porque somos trabalhadores rurais e ele se acidentou exercendo o seu trabalho. Eu sei como é trabalhar de sol a sol, também já trabalhei assim, sei como a pessoa sofre. Eu, particularmente sei como é ruim ficar sem a visão quando sempre a tivemos. Não existe uma vida assim. Se podemos fazer uma graça, temos que ajudar, seja um amigo ou um desconhecido”, disse.
Médicos informaram que pedaço de metal que estava no olho de Elias tinha 6mm (Foto: Lislaine dos Anjos/G1)Médicos informaram que pedaço de metal que estava no olho de Elias tinha 6mm (Foto: Lislaine dos Anjos/G1)
















Cirurgia e recuperação
A cirurgia ocorreu nesta sexta-feira (29) e durou cerca de uma hora e meia. Do olho de Elias, foi retirado um pedaço de metal de 6mm de comprimento. Os médicos responsáveis pela operação, Orivaldo Amâncio Nunes e André Mozena, afirmaram que o caso de Elias era considerado um caso urgente dentro da oftalmologia e que a cirurgia foi delicada, principalmente porque o paciente já apresentava sinais de infecção intraocular e hemorragia e havia sofrido a ruptura do cristalino do olho.

De acordo com Orivaldo, o gesto de solidariedade praticamente salvou a visão de Elias. “O objeto perfurou a córnea, a íris e o cristalino. Quanto mais demorasse para retirar o corpo estranho, mais comprometida a sua visão ficaria. O desafio maior, durante a cirurgia, foi localizar o corpo estranho, porque sabíamos apenas que estava dentro do olho, mas não a posição exata”, afirmou.
Segundo o oftalmologista, o prognóstico de Elias é delicado e ele deverá usar colírio e fazer uso de antibióticos, a fim de assegurar que o processo inflamatório iniciado dentro do olho seja sanado. Ele também deverá usar um tampão durante 24 horas.
O oftalmologista André Mozena explicou que o pedaço de metal atingiu a região central do globo ocular, a retina responsável pela visão de detalhes, ou seja, a que mais usamos no dia a dia. “A visão dele não voltará a ser 100%, principalmente na parte central, mas esperamos salvar a visão periférica dele. Agora, ele deve fazer acompanhamento médico e vamos esperar para que, durante a recuperação, não haja infecção, fibrose ou deslocamento da retina”, disse.
Exames mostra localização do pedaço de metal no olho esquerdo de Elias Sampaio (Foto: Reprodução/TVCA)Exames mostra localização do pedaço de metal no
olho esquerdo de Elias (Foto: Reprodução/TVCA)
O médico explicou, ainda, que a recuperação de Elias deve durar de seis a 12 meses e que ele deve passar, no futuro, por uma nova intervenção cirúrgica. “Essa primeira cirurgia nós fizemos para salvar o olho dele, fizemos toda a limpeza necessária e retiramos o corpo estranho. A segunda será feita para melhorar a qualidade da visão”, explicou.
Nova vida
Para Elias, a ligação do produtor rural informando que iria custear a cirurgia que ele necessitava reacendeu a esperança dele e de sua família de ver a dor ter um fim, recuperar a visão e retomar a vida. “Agora eu estou muito feliz, sem dor. É uma nova vida. Assim que eu puder, quero agradecer a ele [produtor rural] pessoalmente, porque ele foi como um anjo na minha vida”, disse.

A família relatou ter se emocionado bastante ao receber a notícia nesta manhã. “Nós choramos muito quando ele ligou nos mandando vir para o hospital. Ele foi enviado por Deus, não existem tantas pessoas assim na Terra. Esse gesto dele mostra que ainda há pessoas boas no mundo”, afirmou.

Por telefone, Dilma e Obama fecham parceria para criação de vacina contra o Zika

Por telefone, Dilma e Obama fecham parceria para criação de vacina contra o Zika
Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
A presidenta Dilma Rousseff e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, acertaram a criação de um Grupo de Alto Nível entre os dois países para a desenvolvimento de uma vacina e produtos terapêuticos contra o Zika vírus. A cooperação terá como base a parceria já existente entre o Instituto Butantan e o National Institutes of Health (NIH), que já trabalham na produção de uma vacina contra a dengue. "Os presidentes determinaram a realização de contatos entre o Departamento de Saúde dos Estados Unidos e o ministro da Saúde do Brasil, com o objetivo de aprofundar a cooperação”, explica nota divulgada pela Presidência da República nesta sexta-feira (29). Números da Organização Mundial da Saúde apontam que 4 milhões de pessoas já foram infectadas nas Américas, cerca de 1,5 milhão apenas no Brasil. O Zika vírus também está relacionado com o aparecimento de casos de microcefalia em recém-nascidos. No último dia 16 de janeiro, os Estados Unidos confirmaram o primeiro caso de microcefalia causado por contaminação do Zika. Esta semana, Obama pediu agilidade no desenvolvimento de tratamentos para o vírus.

Colo Colo estreia no domingo no Baianão dez anos após conquistar o título

Colo Colo estreia no domingo no Baianão dez anos após conquistar o título
Foto: Reprodução/ Ilhéus 24h
Dez anos após conquistar o primeiro – e único – título de campeão baiano contra o Vitória, o Colo Colo recomeça sua campanha mais uma vez no campeonato estadual. O adversário é justamente o último clube a vencer o torneio antes do Colo Colo: o Fluminense de Feira, em 1969. O palco é o mesmo que recebeu a equipe que conduziu o Tigre ao troféu em 2006: o Estádio Mário Pessoa. Neste domingo (31), o confronto das 16h reunirá três títulos baianos na estreia do Baianão. Lembre como foi a conquista do Tigre em 2006 na coluna Esportes!

Empreiteira OAS gastou até R$ 380 mil em mobília para triplex no Guarujá


Empreiteira OAS gastou até R$ 380 mil em mobília para triplex no Guarujá
Foto: Reprodução / TV Globo
A construtora OAS pagou até mesmo eletrodomésticos da cozinha de um triplex do Guarujá (SP) que pertenceria ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo investigadores, a empresa adquiriu geladeira, no valor de R$ 10 mil; forno de micro-ondas, R$ 5 mil; tampo de pia de resina americana, R$ 50 mil; e forno elétrico, R$ 9 mil, do imóvel que está sob investigação da Operação Lava Jato e do Ministério Público de São Paulo por suspeita de ter sido usado para pagamento de propina. A cozinha e o quarto teriam custado à empreiteira R$ 380 mil. Oficialmente, o imóvel está em nome da OAS, mas há indícios de que pertence ao ex-presidente e sua mulher, Marisa Letícia. O promotor Cássio Conserino, do MP-SP, intimou o casal para prestar depoimento sobre o triplex no próximo dia 17 a partir de depoimentos que revelaram a presença de Marisa Letícia supervisionando a obra.Todo o apartamento foi reformado pela construtora em obra que teria custado R$ 777 mil. A empreiteira é alvo da Operação Lava Jato sob a acusação de ter pagado propina em troca de obras na Petrobrás. Os eletrodomésticos da cozinha do triplex, segundo investigadores, foram adquiridos pela OAS na loja Kitchens na Avenida Faria Lima, em São Paulo. Um sítio em Atibaia, no interior paulista, que também pertenceria ao ex-presidente, recebeu cozinha planejada da mesma loja que custou R$ 180 mil. A contratação da Kitchens pela OAS para mobiliar o apartamento 164-A do condomínio Solaris, no Guarujá, foi revelada pelo site O Antagonista. O site também informa que a cozinha do sítio foi bancada pela mesma empreiteira e, nessa caso, paga em espécie. A reforma no triplex foi realizada entre abril e setembro de 2014, quando Lula já havia deixado a Presidência da República. Se comprovado que o petista omitiu o imóvel de sua declaração de bens, o próximo passo, segundo os investigadores, é saber a razão. Uma das hipóteses é a necessidade de encobrir suposto pagamento por tráfico de influência, uma vez que Lula teria renda para comprar o imóvel. O ex-presidente tem reiterado que, após deixar o governo, sua única atividade remunerada é a de palestrante. Ele também nega fazer lobby para empresas. No total, as cozinhas do triplex e do sítio custaram R$ 312 mil. Incluindo os armários do imóvel, a conta chega em R$ 560 mil. Segundo uma fonte com acesso aos dados relacionados à compra e que pediu para não ser identificada, a Kitchens vendeu, ainda para o apartamento, armários do dormitório, lavanderia e banheiro. Com a entrada da OAS em recuperação judicial, a empresa Kitchens ficou no prejuízo e não recebeu a última parcela de R$ 33 mil referente à cozinha do triplex. A loja vai tentar receber o valor na Justiça. Documentos obtidos pelo Estado revelam que a OAS também financiou outros itens do apartamento comprados no mercado de luxo. Uma escada caracol custou R$ 23.817,85. Outra, que dá acesso à cobertura, R$ 19.352. O porcelanato para as salas de estar, jantar, TV e dormitórios foi estimado em R$ 28.204,65. O rodapé em porcelanato, R$ 14.764,71. O deck para piscina, R$ 9.290,08. O elevador instalado oferece a possibilidade de ser personalizado, com acabamento conforme a escolha do cliente, e custou R$ 62.500.

CHEIA DO RIO DAS CONTAS: Dezenas de pessoas tiveram de deixar suas casas em Jequié






Dezenas de pessoas tiveram de deixar suas casas em Jequié em razão da cheia do Rio das Contas. A situação é mais crítica no bairro Joaquim Romão, principalmente nos fundos da Rua Argemiro Melo, a exemplo da Rua Manoel de Imbira, e travessas Lomanto Júnior. O nível do citado rio subiu consideravelmente de quinta para sexta-feira (28 e 29.01.26). As famílias que teimavam em permanecer em seus imóveis tiveram de abandoná-los nesta sexta, sendo transferidos para áreas seguras.









Imagens: Sérgio Monteiro e do Blog jequieeregiao.com.br

Advogado diz que pastor suspeito de matar ex-colega foi agredido em cela

Edimar Brito está preso no Presídio de Vitória da Conquista.
O pastor Edimar Brito, preso na terça-feira (26), suspeito de mandar matar uma ex-colega e a prima dela, disse ter sido agredido dentro do Presídio Nilton Gonçalves, em Vitória da Conquista, região sudoeste da Bahia, onde está preso. A informação foi divulgada pelo advogado do pastor, Antônio Rosa. O advogado relatou que o suposto autor da agressão, Adriano Silva dos Santos, é também suspeito de cometer o crime. Segundo Antônio Rosa, a denúncia foi feita durante depoimento prestado na quinta-feira (28). “Todos os suspeitos estão na mesma cela, mas meu cliente disse que as agressões estão partindo de Adriano”. disse. Ainda de acordo com o advogado, Edimar está sendo ameaçado de morte por Adriano. O advogado informou também que já entrou com o pedido para que o cliente seja transferido de cela. “Ele (Edimar) também está sendo ameçado de morte e forçado a assumir o crime. Já solicitei a mudança de cela junto à direção do presídio”, explicou o advogado.O G1 entrou em contato com a direção do presídio, que afirmou estar investigando as denúncias do pastor para que as medidas cabíveis possam ser tomadas. *Informações do G1

Cobrança adicional na conta de luz será menor em fevereiro

Bandeira tarifária continua sendo a vermelha, mas adicional cai para de R$ 4,50 para R$ 3
Bandeira tarifária continua sendo a vermelha, mas adicional cai  de R$ 4,50 para R$ 3
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou, nesta sexta-feira (29/1), que a bandeira tarifária que será aplicada para o próximo mês continua sendo a vermelha, mas em um patamar mais baixo do que o cobrado anteriormente. Em fevereiro, os consumidores de energia elétrica vão pagar um adicional R$ 3 para cada R$ 100 quilowatts-hora consumidos, em vez dos R$ 4,50 pagos atualmente. Na última terça-feira (26), a Aneel aprovou mudanças no sistema de bandeiras tarifárias. Assim, a bandeira vermelha terá dois patamares: o de R$ 3 e o de R$ 4,50, aplicados a cada 100 kWh. O valor da bandeira amarela também foi atualizado passando de R$ 2,50 para R$ 1,50. A Aneel explicou que o novo patamar foi possível por causa do desligamento de termelétricas de maior custo, motivado pelo início da operação de novas usinas e o aumento do nível dos reservatórios das hidrelétricas do Sul e Sudeste. “Mesmo com a melhoria no cenário de geração de energia elétrica, o sinal para o consumo ainda é vermelho, e os consumidores devem fazer uso eficiente de energia elétrica e combater os desperdícios”, alerta a agência reguladora. A cada mês, as condições de operação do sistema são reavaliadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que define a melhor estratégia de geração de energia para atendimento da demanda. A partir dessa avaliação, define-se as térmicas que deverão ser acionadas. Desde que o sistema de bandeiras tarifárias foi implantado, em janeiro do ano passado, todos os meses a bandeira aplicada foi a vermelha. O sistema reflete o custo maior de geração de energia, por meio das termelétricas. (Agência Brasil)

Governo anuncia crédito de R$ 10 bi para produtores rurais

Os recursos serão disponibilizados pelas agências do Banco do Brasil
Os recursos serão disponibilizados pelas agências do Banco do Brasil
O Banco do Brasil vai oferecer R$ 10 bilhões para produtores rurais comprarem insumos. O dinheiro, emprestado com taxas de juros reduzidas, sairá da Poupança Rural e dos depósitos à vista. De acordo com a Agência Brasil, serão beneficiados os médios produtores que pagarão taxa de juros de 7,75% ano, até o teto de R$ 710 mil. Os demais produtores rurais acessam o crédito com encargos de 8,75% ao ano, até o teto de R$ 1,2 milhão por beneficiário. O banco informou que a antecipação dos financiamentos para custeio é para as culturas da safra de verão 2016/17, a exemplo de soja, milho, arroz e café. Isso permitirá melhores condições aos produtores para o planejamento de suas compras e contribuirá para o aumento das vendas de sementes, fertilizantes e defensivos, produzindo reflexos positivos na cadeia produtiva.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

PARA AS ELEIÇÕES NECO É O CANDIDATO PREDILETO DO POVÃO


Existem vários pretendentes ao cargo de prefeito em Gandu.
Sempre ressaltamos que muitos são os comentários, prognósticos e palpites, acerca das próximas eleições municipais em Gandu.
Para o Regime Democrático nada mais salutar que a diversidade de opções em forma de candidaturas.
É sempre OPORTUNO afirmarmos mais uma vez que: NA POLÍTICA QUERER NÃO É PODER! ! Para se obter o respaldo popular necessário para as vitórias eleitorais, os políticos precisam manterem elos reais de ligação com o povão.
NECO KANGUÇU mantém um constante relacionamento com a população ganduense, principalmente com as camadas carentes do Município que, evidentemente representam a expressiva maioria da população de Gandu.
As pesquisas e enquetes atestam categoricamente, que NECO é inquestionavelmente o maior líder popular ganduense.
Política não deve ser feita com sentimentos utópicos e incoerentes. Enquanto alguns postulantes ao cargo de prefeito de Gandu, ficam no corre, corre ilusório, NECO mantém INITERRUPTAMENTE o seu incomparável corpo-a-corpo, aumentando obviamente o seu respaldo com o povão ganduense.
Muitos acontecimentos haverão de ocorrer no processo político eleitoral de Gandu, até o momento soberano do voto.
Muitas arrumações e posicionamentos ainda estão por vir, com "jogadas" imprevisíveis e etc... 
A POLÍTICA APESAR DE MUITOS LANCES PREVISÍVEIS, ESTÁ SEMPRE RECHEADA DE SURPRESAS. ALÉM DA PREFERÊNCIA INDIVIDUAL DE CADA QUAL, O QUE DEFINE É A EXPRESSA VONTADE COLETIVA!! AXÉ, É ISSO AÍ! ! JOEL CAVALCANTI (OSSO DURO DE ROER)EDITOR/REDATOR DO TRADICIONAL JORNAL OPINIÃO REGIONAL E DO WWW.BLOGOSSODURODEROER.COM.BR

Estudantes que perderam prazo da matrícula devem se dirigir às escolas estaduais a partir de sexta-feira


A Secretaria da Educação do Estado da Bahia informa que ainda tem vagas nas escolas da rede estadual. Os estudantes que não se matricularam devem procurar a escola de seu interesse, a partir desta sexta-feira (29). Para efetuar a matrícula, é necessário levar histórico escolar, original e cópia da certidão de nascimento, RG, CPF e comprovante de residência.
“Como a matrícula oficial foi realizada de 20 a 27, agora, o estudante vai ter que procurar a escola que deseja estudar, considerando a disponibilidade de vagas de cada escola”, afirma a diretora de Planejamento e Atendimento da Rede Escolar, da Secretaria, Eliana Carvalho, ressaltando que a Secretaria da Educação do Estado garante vaga para todos. A orientação vale tanto para os alunos da rede estadual que perderam o prazo, quanto para alunos oriundos das redes municipais e também para alunos novos (Ensino Fundamental, Médio e Educação Profissional).
Eliana Carvalho faz uma avaliação positiva da matrícula na rede estadual que, segundo ela, transcorreu com tranquilidade. “A matrícula na rede estadual foi um sucesso, graças à disponibilidade do Sistema de Matrícula Online, que permite que o aluno faça a sua matrícula em qualquer escola e, ali, escolha a unidade em que deseja estudar. Outro favor bastante positivo é a matrícula pela internet. Estes novos formatos proporcionaram mais conforto e evitaram filas desnecessárias nos colégios”, destaca Eliana Carvalho.  



 ASCOM  Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Após reunião do Conselhão, setor privado promete pressionar aprovação da CPMF


Após reunião do Conselhão, setor privado promete pressionar aprovação da CPMF

Representantes do setor privado nacional, após a reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Conselhão), reativado nesta quinta (28), prometeram pressionar o Congresso a aprovar a recriação da CPMF. Segundo informações da coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo, o grupo exigiu uma condição: o governo precisa apresentar, em prazo recorde, uma lei fixando um teto rígido para os gastos públicos em relação ao PIB. “Tempo é um bem escasso que está comendo o calcanhar da presidente da República”, disse um importante empresário, ao sair da reunião com a presidente Dilma Rousseff. Outro executivo saiu reclamando após o encontro. “Gastei uma nota de jatinho para nada”, disse, para completar: “Nós, os homens mais produtivos da nação, paramos tudo para vir aqui e ainda não sabemos se o governo é capaz de nos tirar da recessão”. Já os sindicalistas, que também tem representação no colegiado, saíram insatisfeitos com a ideia de reforma previdenciária, tema que, para eles, não deveria nem ter entrado em pauta. As lideranças sindicais também se queixaram da autorização de uso do saldo do FGTS, como garantia de crédito consignado. Em compensação, Dilma comprometeu-se a comparecer, em fevereiro, no congresso nacional dos Sindicatos Brasileiros, cujo presidente é do PMDB.