quarta-feira, 17 de maio de 2017

Receita Federal alerta para tentativa de golpe por e-mail

Receita Federal alerta para tentativa de golpe por e-mail
Contribuintes de todo o País devem ficar alerta para tentativas de golpe por e-mails em nome da Receita Federal. O órgão não envia mensagens via e-mail sem a autorização, nem autoriza terceiros a fazê-lo em nome da instituição. A única forma de comunicação eletrônica é o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC).

Na Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2017 foi solicitado o e-mail do contribuinte apenas para complementar o cadastro. As mensagens falsas utilizam indevidamente nomes e timbres oficiais e iludem o cidadão com a apresentação de telas que misturam instruções verdadeiras e falsas, na tentativa de obter ilegalmente informações fiscais, cadastrais e principalmente financeiras. Os links inseridos em determinados pontos indicados na correspondência costumam ser a porta de entrada para vírus e malwares no computador.

De acordo com a Receita, o cidadão que receber as mensagens não deve abrir arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário. Além disso, o órgão recomenda que não sejam acionados os links para endereços da Internet, mesmo que lá esteja escrito o nome da RFB, ou mensagens como "clique aqui", pois não se referem à Receita Federal. Os e-mails devem ser excluídos imediatamente. Para esclarecimento de dúvidas ou informações adicionais os contribuintes podem procurar as unidades da Receita. Com informações do Portal Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário