sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Ataque em Barcelona e suspeitos mortos em Cambrils: o que se sabe até agora

Atentado na avenida mais famosa de Barcelona foi o pior na Espanha desde ataques a bomba em trens de Madri em 2004
A polícia catalã continua à procura do motorista da van que atropelou várias pessoas no calçadão mais famosos de Barcelona na tarde de quinta-feira, matando 13 pessoas e deixando pelo menos uma centena de feridos.
Testemunha de ataque em Barcelona, australiana já tinha escapado de outros dois atentados na Europa em 3 meses
Brasileiras ficam presas em restaurante após atentado
Europa tem 9 ataques com veículos em pouco mais de um ano
Homem diz ter sido confundido com terrorista de Barcelona
Autoridade catalã diz que dois foram presos após ataque
O premiê espanhol, Mariano Rajoy, anunciou três dias de luto nacional. O ataque é o último de uma série de atentados semelhantes ocorridos nos últimos 13 meses em diferentes cidades europeias, como Nice, Berlim, Londres e Estocolmo.
A van avançou contra pedestres em ziguezague na avenida Las Ramblas; a polícia classificou o episódio como ataque terrorista. O motorista escapou e não se sabe ainda se ele estava entre os cinco suspeitos mortos pela polícia em outro incidente ocorrido na madrugada desta sexta-feira em Cambrils, a pouco mais de 100 quilômetros de Barcelona.

O ataque de Barcelona é o pior atentado do tipo na Espanha desde que 190 pessoas morreram nos ataques a bomba em trens de Madri, em 2004.

Segundo a polícia, há relação entre o ataque com a van em Barcelona, os suspeitos mortos em Cambrils e uma explosão em uma casa em Alcanar na noite de quarta-feira.

O premiê espanhol, Mariano Rajoy, afirmou pelo Twitter que "os terroristas nunca derrotarão um povo unido que ama a liberdade frente à barbárie. Toda a Espanha está com as vítimas e (suas) famílias".

Na manhã desta sexta-feira, o policiamento foi reforçado nas Ramblas; turistas e moradores voltaram a trafegar pelo local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário