quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Produtos e enfeites de Natal já estão à venda no comércio e nos shoppings

Foto: Reginaldo Ipê

Por Jordânia Freitas
Faltando pouco mais de dois meses para o Natal, as lojas da capital baiana já se antecipam e começam a oferecem um mix de produtos com temáticas relacionadas à data. Há opções para todos os gostos e bolsos.
Quem passeia pelos corredores do Shopping Barra, por exemplo, pode se deparar com as vitrines da Xarmonix e da Camicado recheadas de artigos de decoração para deixar a casa e a ceia do dia 24 de dezembro ainda charmosas e personalizadas, com itens que fazem alusão ao bom velhinho.     
Papai Noel, boneco de neve e renas de pelúcia, globo de neve, pisca-pisca de led, guirlandas, árvore de natal, louças e até artigos de cama e mesa compõem a coleção da Camicado, que conta com mais de duas mil peças.   
De acordo com Reinan Souza Santos, gerente das lojas Camicado dos shoppings Barra e da Bahia, este ano a marca  está apostando em duas linhas de produtos: a vermelha e a dourada. A primeira se destina aos consumidores mais tradicionais, enquanto a segunda é voltada para quem quer inovar.  Apesar da variedade, os produtos na cor vermelha ainda são os campeões em vendas.
Dentre as novidades deste ano, estão os enfeites feitos em porcelana, com lâmpadas de led em seu interior, substituindo as velas. Um anjinho de 12 cm custa R$29,90 na Camicado.    
O gerente explica que as coleções foram lançadas no último dia 12 de outubro, quando a população ainda celebrava o Dia das Crianças. Segundo ele, o lançamento antecipado é uma estratégia da empresa para sair na frente e conseguir vender tudo até início de dezembro. “Quando a gente fez as vitrines nós já sentimos o resultado. O volume de vendas começou a subir, porque o Natal chama, traz aquela vontade de querer comprar”, revelou.  
De acordo com Reinan Santos, mesmo no cenário de crise financeira, a loja manteve o planejamento original, apostando no aumento das vendas no período natalino. “A gente tá com a expectativa de crescer em torno de 10% a 12% em relação ao ano passado. Nós não pensamos em crise, mas sim em oportunidades, tanto que até nosso Natal de 2018 está pronto também”.
Pesquisa de preços
O casal Fábio Campos e Maria Landim vai passar o Natal na casa nova e, por isso, pensa  em caprichar na decoração da sala na festa. “Já estou começando a pesquisar os preços e ver o que o mercado tem para oferecer em termos de novidade”, disse Fábio, em frente a uma gôndola.
Para Maria Landim, a compra dos artigos decorativos do fim do ano também deve ser pensada visando a sustentabilidade do planeta. “Infelizmente, são investimentos que a gente não pode estar todo ano fazendo, então sempre ficamos na dúvida se inova ou se usa uma decoração tradicional e que pode ser utilizada em longo prazo. Tem que ter esse consumo consciente também”.    
Mais procurados
As árvores de Natal e seus enfeites continuam sendo os produtos mais procurados nesse período, seguidos das guirlandas e dos letreiros em MDF. Para quem está em busca de comodidade, a Camicado vende a árvore completa, montada com todos os itens, como fitas, laços e bolas. O valor da peça personalizada pode custar até R$3 mil.
Expectativa de vendas
Conforme cálculos da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), as vendas do Natal deste ano no país devem movimentar R$ 34,3 bilhões no comércio varejista, o que representa um aumento de 4,3% em relação ao mesmo período do ano passado.
Shoppings decorados
Além das lojas, os shoppings de Salvador também começam a dar uma pequena amostra do que será a decoração natalina. Guirlandas gigantes penduradas no Salvador Shopping  preparam o público para o Natal da Luzes, cuja inspiração vem de Paris. Com um conceito mais voltado para a criançada, a decoração natalina do Shopping Barra propõe um mergulho no universo dos Ursos Peraltas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário