segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Alckmin já articula por apoio do PMDB nas eleições de 2018

 

A indicação de Geraldo Alckmin para a presidência do PSDB impôs novo ritmo à aproximação do tucano com os peemedebistas, grupo com o qual ele não pretendia avançar tão cedo nas negociações que miram as eleições de 2018. De imediato, o governador de São Paulo terá duas missões que servem como teste de fogo para uma aliança, que pode dar ao partido um acréscimo significativo no tempo de TV durante a campanha: a garantia de votos do PSDB na reforma da Previdência e a condução do desembarque dos tucanos que ocupam cargos no governo.Antes mesmo de ser aclamado para comandar o PSDB, dividido entre os grupos dos senadores Aécio Neves (MG) e Tasso Jereissati (CE), Alckmin fazia movimentos pontuais e procurava lideranças regionais do PMDB, inclusive adversários do grupo político de Temer.
Nos últimos 30 dias, Alckmin esteve em Pernambuco e Santa Catarina. O deputado Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), que votou contra Temer na análise da Câmara da denúncia da Procuradoria-Geral da República, e o vice-governador de Santa Catarina (PGR), Eduardo Moreira, declararam publicamente voto no tucano independentemente do que vier a decidir o PMDB em nível nacional. Essas articulações indicam o clima de incerteza na relação do governador paulista com a cúpula peemedebista. 
Apesar da desconfiança, Alckmin procurou, há cerca de 45 dias, o presidente da sigla, Romero Jucá, para uma conversa em São Paulo. Era um início de aproximação com o grupo de Temer. “Agora, com ele assumindo a presidência do PSDB, as conversas terão que avançar”, diz um dos interlocutores escalados pelo tucano para mediar a relação. Nesse cenário, a entrega de 900 imóveis do Minha Casa, Minha Vida anteontem, em Limeira (SP), reuniu Temer e Alckmin. O presidente tentou suavizar o desembarque tucano. “Será uma coisa cortês e elegante, como é do meu estilo e do governador. O PSDB deu uma grande colaboração ao governo por um ano e meio”, disse Temer. Alckmin fez um aceno positivo. “Presidente, conte conosco. A boa política é buscar entendimento para os problemas do Brasil”, disse o governador de São Paulo, que preferiu não comentar sobre entrega de cargos do governo. Devem sair os ministros Luislinda Valois, dos Direitos Humanos, e Antonio Imbassahy, da secretaria de Governo. Apenas Aloysio Nunes, das Relações Exteriores, pode permanecer.
Alckmin ficou sabendo pela imprensa que Temer programava uma conversa além do protocolar para anteontem. O presidente demonstra interesse em discutir com o novo líder do PSDB os termos do desembarque do partido do governo. Realinhar o relacionamento com Temer é obrigatório para Alckmin, se quiser manter em seu horizonte uma aliança oficial com o PMDB. Essa coligação é estratégica para que não passe de ameaças o lançamento de um outro candidato, da base do governo, para disputar o eleitorado na mira do tucano. O PMDB é dono do maior tempo de TV no horário eleitoral e da maioria das prefeituras do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário