quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

HGI será hospital de referência para Itaparica e região, prevê Fabiola Mansur

 uma parceria entre o Governo do Estado e a prefeitura de Itaparica iniciou o processo de reestruturação do Hospital de Itaparica, que passa a ser administrado pela Fundação José Silveira e ganhou uma reforma estrutural no consultório pediátrico e nas duas recepções, além de uma ambulância nova, em investimentos da ordem de R$ 338 mil reais.
“Em 20 dias este hospital que tinha perdido a sua credibilidade foi repaginado e iniciou um processo que vai transformar o atendimento à saúde  não somente Itaparica, mas em toda a região”, previu Fabíola.
Aproveitando a presença dos prefeitos de Santo Antônio de Jesus, Rogério Andrade, Vera Cruz (Vinicius), Muniz Ferreira (Wellington), Jaguaripe (Unaldo) e Aratuípe (Sinho), além do vice-prefeito de Jequié, Hassan, e da anfitriã Marlylda Barbuda, prefeita de Itaparica, o governador Rui Costa lançou o desafio de transformar o HGI em mais uma ferramenta do processo de regionalização da saúde defendida por seu governo.
“A gente tem que unir os municípios, precisamos configurar cada unidade hospitalar com um perfil que evite concorrência. Esta é a filosofia que nós estamos tentando implantar. Não quero fechar as unidades, mas temos que racionalizar custos e definir um perfil para que uma não concorra, mas complemente o serviço da outra para atender melhor e mais barato à população”, pontuou Rui.
O evento contou ainda com a participação dos deputados federais Antônio Brito e José Carlos Araújo, e dos estaduais Roberto Carlos e Alex da Piatã, que elogiou Fabíola pela indicação de Stela Souza para o cargo de secretária municipal de saúde de Itaparica. Já o secretário estadual de saúde, Fábio Vilas-Boas destacou a emenda parlamentar de Fabíola que destinou ao HGI os recursos para a implantação de uma sala de estabilização. Este é um equipamento fundamental para manter pacientes graves vivos até a cirurgia ou a transferência para a UTI”, explicou o titular da Sesab, assegurando que “em breve o governador irá autorizar a ampliação do HGI”.

Para Fabíola, a transformação do HGI em hospital de referência regional é um momento sonhado não só pelo povo itaparicano, mas por todos os frequentadores da ilha, “principalmente por aqueles que aqui perderam um ente querido pela ausência de um hospital com emergência”, declarou, relatando a sua própria experiência. “Há quase 40 anos o meu tio Sócrates Guanaes, um dos maiores pneumologistas da Bahia, faleceu aqui, por falta de atendimento”, lamentou. Sócrates Guanaes foi um dos fundadores do Hospital Cardio-Pulmonar, em Salvador, e faleceu em 1979, aos 45 anos de idade, depois de passar mal na travessia Salvador-Mar Grande. Deixou quatro filhos, entre eles André, que atualmente dirige a fundação que leva o nome do pai, e Nizan, um dos mais renomados publicitários do país.
Fabíola Mansur também indicou ao governador Rui Costa a construção de um heliponto no terreno do HGI, como forma de garantir o transfência emergencial de helicóptero para Salvador de pacientes em estado grave e agradeceu à solução provisória oferecida pelo presidente da Fercomércio, Carlos Andrade, que disponibilizou o heliponto existente no Hotel do Sesc.
Médica oftalmologista, Fabíola Mansur concluiu sua participação no evento visitando o consultório oftalmológico móvel estacionado na Feira de Saúde Feira de Saúde que estará sendo realizada na porta do hospital, que atenderá entre os dias 5 e 6 de fevereiro mais de 1,2 mil pessoas nas especialidades de oftalmologia, cardiologia, clínica médica, urologia, pediatria, prevenção de câncer de colo uterino e odontologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário