Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
O governo vai lançar uma campanha que prega a superação das
dificuldades e a união do país ao tratar da Olimpíada de 2016. Até
dezembro serão lançadas nove ações publicitárias, sendo sete delas com
custo estimado de R$ 56 milhões, incluindo a da Olimpíada - que ficará
em R$ 12 milhões. Duas ainda não foram orçadas. Com o slogan "Somos
todos Brasil", a propaganda a ser veiculada na TV, no rádio e na
internet, a partir deste mês, transmitirá a mensagem de que é possível
enfrentar crises e vencer. No momento em que a presidente Dilma Rousseff
sofre ameaça de impeachment, o Planalto decidiu apostar na divulgação
de uma agenda positiva para mostrar que o governo não está parado. Os
filmes sobre os jogos olímpicos do Rio exploram a ideia de que o país é
capaz de se unir em torno de um projeto, apesar de suas divergências.
"Mesmo sendo um povo tão diferente, tão misturado, com tantas cores,
raças, pensamentos, religiões, somos um povo único, somos todos
brasileiros", diz um dos comerciais. Em outro trecho, um locutor afirma
que "todos estamos convocados para defender o Brasil não apenas nas
quadras, pistas, piscinas, estádios (...), mas nas ruas e praças, táxis,
praias, bares, restaurantes, em todos os lugares", pois "agora somos um
só time (...), um time de 200 milhões". A campanha da Olimpíada deve
permanecer no ar por cerca de 15 dias. "Essa é uma oportunidade única de
exposição, tanto nacional quanto internacional, de um conjunto de
assuntos referentes ao país", defende o secretário executivo da
Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), José Otaviano
Pereira. Das nove campanhas previstas até o fim do ano, a maioria tem
caráter de serviço, para divulgar ações do governo, como o Simples
Doméstico e o Programa de Proteção de Empregos. Outras são peças de
"conscientização" e abordam temas como racismo e violência contra a
mulher.
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