
Quase dezesseis anos separaram o primeiro e o décimo sétimo gols de Marta em Copa do Mundo. Assim como aconteceu no jogo contra a Itália na terça-feira (18), foi em uma cobrança de pênalti que a história da melhor do mundo com as redes do Mundial começou.
Foi contra a Coreia do Sul, logo na estreia do Brasil na Copa dos Estados Unidos, que aconteceu em 2003. O dia era 21 de setembro e a partida aconteceu no RFK Stadium, em Washington, capital estadunidense.
Marta abriu o placar para a seleção aos 14 minutos da primeira etapa na partida que o Brasil venceu por 3x0. Kátia Cilene fechou a contagem com mais dois gols. O Brasil passou em primeiro na chave que ainda tinha Noruega e França.
Desde então, a melhor do mundo disputou mais quatro Mundiais e balançou a rede em todos eles. No seguinte, na China em 2007, Marta foi artilheira com sete gols e só não levantou a taça de campeã porque o Brasil perdeu para a Alemanha por 2x0 na final. A camisa 10 perdeu um pênalti na partida: nada que diminua o quanto ela foi importante naquela que foi a melhor campanha brasileira na história das Copas do Mundo de futebol feminino.
Na semifinal, o segundo gol de Marta na goleada por 4x0 frente à poderosa seleção dos Estados Unidos foi um dos maiores atestados de sua grandiosidade. Ela recebeu na esquerda e, de costas, aplicou uma meia lua na marcadora antes de invadir a área, deixar toda a zaga no chão e empurrar a bola para o fundo das redes.
Marta seguiu marcando. 2011, 2015... até chegar neste ano de 2019, quando na Copa da França a rainha, com seus 33 anos, marcou dois gols de pênalti e deixou para trás Miroslav Klose, chegando à marca de 17 gols no torneio. Quando ultrapassou Ronaldo na Copa de 2014, Klose já tinha 37 anos - Marta atingiu seu recorde quatro anos mais jovem.
Após a partida contra a Itália, quando bateu a marca, a recordista dedicou o feito para as mulheres.
"Digo que a gente está quebrando muitas barreiras, e esse recorde representa bastante, porque não é só a jogadora Marta, mas as mulheres. Em um esporte que ainda é masculino para muitos, temos uma mulher como a maior artilheira das Copas. É para todas elas", disse a rainha na saída do gramado.
A artilharia das Copas do mundo não sacia a vontade de título que Marta tem. Apesar de já ter disputado cinco Mundiais e quatro Olimpíadas, ela ainda não tem nenhuma medalha ou troféu pela seleção.
Classificado como um dos melhores terceiros colocados, o Brasil não terá vida fácil nas oitavas de final. Ainda precisa aguardar os resultados dos jogos finais nos grupos D, E e F para saber se enfrenta França, donas da casa que passaram como líderes do Grupo A, ou Alemanha, bicampeãs que acabaram a primeira fase na ponta do Grupo B.
"O nosso próximo adversário vai ser uma pedreira, mas a gente está preparada para tudo. Mas em um campeonato como esse a gente não pode escolher adversário. E estamos prontas para enfrentar qualquer adversária", concluiu Marta.
Caso pegue as donas da casa, o jogo será no domingo (23), em Le Havre. Se enfrentar a Alemanha, o jogo acontece no sábado (22), em Grenoble, no mesmo Stade des Alpes da estreia contra a Jamaica.
Confira todos os gols de Marta em Copas do Mundo:
- 2003: um contra a Coreia do Sul (3 -0), um contra a Noruega (4-1) e um contra a Suécia (1-2)
- 2007: dois gols contra a Nova Zelândia (5-0), dois contra a China (4 -0), um contra a Austrália nas oitavas (3-2), dois contra os Estados Unidos na semifinal (4-0)
- 2011: dois contra a Noruega (3-0), dois contra os Estados Unidos nas quartas de final (2-2)
- 2015: um gol contra a Coreia do Sul (2 -0)
- 2019: um gol contra a Austrália (2-3) e um gol contra a Itália (1-0)
*supervisão do subeditor Ivan Dias Marques
Fonte: Correio 24 horas
Nenhum comentário:
Postar um comentário