quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

O SUS têm 30 dias para passar a distribuir remédio para o tratamento de derrame

Uma liminar da Justiça Federal em São Paulo determinou que o Sistema Único de Saúde (SUS) passe a distribuir gratuitamente, em 30 dias e em todo o país, o medicamento trombolítico Alteplase, a única droga aprovada no Brasil para o tratamento do acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico.

O AVC isquêmico é o tipo mais comum de derrame, cerca de 80% dos casos. Ele acontece quando ocorre alguma obstrução, como um coágulo, que impede o sangue de chegar ao cérebro. No AVC hemorrágico, o derrame é causado pelo rompimento de um vaso sanguíneo dentro do crânio.

Ao dissolver o coágulo que se forma durante o AVC isquêmico, o medicamento é capaz de evitar que o paciente tenha consequências que afetem sua qualidade de vida. A indicação do Alteplase só pode ser feita após a realização de exames como punção lombar ou tomografia, que vão estabelecer se o AVC é isquêmico ou hemorrágico. O uso desse medicamento só deve ser feito em casos do tipo isquêmico.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, aproximadamente 100 mil pessoas morrem anualmente no Brasil vítimas de AVC. Desse total, 43 mil ocorrem na região sudeste, sendo cerca de 21 mil mortes anuais apenas no estado de São Paulo.

Fonte: Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário