segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Analista vê risco de espaço para líderes autoritários


A combinação de desencanto com a democracia e rejeição aos políticos pode abrir espaço para radicalismos ou líderes autoritários na eleição de 2018? Para Rupak Patitunda, um dos responsáveis pela pesquisa do instituto Ipsos, a resposta é sim. Mas o próprio levantamento indica que a população não espera que os problemas sejam resolvidos por um regime de força.
“Testamos três frases na pesquisa, e cada uma indicaria uma solução institucional para o problema da crise política”, diz Patitunda. “A primeira é ‘colocar no poder líderes fortes para instituir a ordem’, que seria a solução pelo Executivo. A segunda frase, ‘criar regras firmes contra políticos corruptos’, significaria uma solução legislativa. A terceira, ‘aplicar efetivamente as regras já existentes contra corrupção’, significaria uma solução de fiscalização. Dentre todas a solução mais apontada não vem do Executivo, mas da criação de mecanismos legais.”
Para o analista do Ipsos, “o problema está nas regras, não na aplicação das regras ou na ausência de lideranças”. Patitunda vê como um “nó a ser desatado” o fato de as esperadas mudanças legais para ampliar o combate à corrupção necessitarem de aprovação do Congresso, “uma instituição cuja imagem foi muito afetada pelas investigações da Operação Lava Jato”.
Leia mais na edição impressa do jornal ou no Tribuna Virtual. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário