sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Os progressistas negam de pé junto que haja qualquer plano em curso para levar a legenda para os braços do prefeito ACM Neto


Com quem 
Os progressistas negam de pé junto que haja qualquer plano em curso para levar a legenda para os braços do prefeito ACM Neto (DEM), mas o fato é que o líder do partido na Câmara dos Deputados, Arthur Lira (AL), buscou se encontrar com o democrata e não com o governador Rui Costa (PT) ou com o principal representante da legenda na Bahia, o vice-governador João Leão, durante seu rápido périplo carnavalesco. A pergunta que não quer calar, portanto, é: está o PP nacional, de fato, determinado a manter o partido na base do governador no Estado ou disposto a fazer uma intervenção que garanta ao grupo do prefeito a certeza de que contará com o tempo de TV do partido para fazer sua campanha?
Sem ele
Mesmo que o PP nacional decida pelo apoio ao prefeito ACM Neto (DEM) ao governo, o vice-governador João Leão não irá de jeito nenhum acompanhar o partido e deixar o governador Rui Costa (PT). A avaliação já foi feita abertamente pelo deputado federal Cacá Leão, principal ponto de ligação entre o grupo do prefeito de Salvador e o PP baiano. 
Reconhecimento 
Governistas adoraram saber que o prefeito ACM Neto (DEM) disse que seria candidato ao governo, caso o PP decida apoiá-lo à sucessão estadual. Dizem que ele acabou confessando que depende imensamente do apoio da legenda para se movimentar na direção do governo, o que reforça a tese, para os aliados do governador Rui Costa (PT), de que ele pode não concorrer.
Do time 
Netistas já começaram a defender o vice-governador João Leão mesmo antes de o partido aderir ao projeto da candidatura do prefeito. Quando se critica, por exemplo, o vice pelo projeto da Ponte Salvador-Itaparica, que parece emperrada, eles correm a dizer que, na verdade, o projeto não de Leão, mas do ex-secretário de Planejamento, Walter Pinheiro.
Mordomo
Deputados de oposição dizem que a decisão do prefeito ACM Neto (DEM) de não coligar com o MDB, no caso de decidir concorrer ao governo, já está praticamente maturada e tem um grande responsável: trata-se do deputado federal Lúcio Vieira Lima, que não soube afastar-se da legenda e entregar seu controle, por exemplo, para o vice-prefeito Bruno Reis a fim de liberar do peso da prisão do irmão, Geddel, e das acusações contra a família.
Conflito
Deputados do PP e do PR estão em pânico com a possibilidade de o governo Michel Temer (MDB) conseguir colocar em votação a reforma da Previdência. Dizem que, se o projeto for a plenário e votarem a favor, como gostariam, terão imensa dificuldade de subir no palanque do governador Rui Costa (PT) durante a campanha deste ano sem serem atacados como aconteceu no caso da reforma trabalhista.
Leia a Coluna completa na edição impressa do jornal ou na Tribuna Virtual (clicando na capa do jornal que está na home do site).

Nenhum comentário:

Postar um comentário