quarta-feira, 21 de novembro de 2018

WENCESLAU GUIMARÃES: 2ª Feira do conhecimento em Libras realizada pela Sala Multifuncional


Noélia- Italuana- Dheimy

A LIBRAS ganhou status de língua porque é composta por níveis linguísticos: o fonológico, o morfológico, o sintático e o semântico. 
O que diferencia a LIBRAS das demais línguas é a sua modalidade, que é visual-motora. A Língua Brasileira de Sinais tem sua origem na Língua de Sinais Francesa – lembrando que as línguas de sinais não são universais, cada uma tem suas particularidades de acordo com as influências da cultura nacional (o regionalismo fornece uma diferença de expressões de região para região).
Os sinais são formados a partir da combinação da forma e do movimento das mãos e do ponto no corpo ou no espaço onde esses sinais são feitos. 

Os parâmetros que formarão os sinais são os seguintes:
• Configuração das mãos – são formas das mãos que podem ser da datilologia (alfabeto manual) ou outras formas feitas pela mão predominante (mão direita para os destros ou esquerda para os canhotos) ou pelas duas mãos.
• Ponto de articulação – é o lugar onde incide a mão predominante configurada, ou seja, local onde é feito o sinal, podendo tocar alguma parte do corpo ou estar em um espaço neutro.
• Movimento – os sinais podem ter um movimento ou não.
• Expressão facial e/ou corporal – as expressões faciais/corporais são de fundamental importância para o entendimento real do sinal, sendo que a entonação em Língua de Sinais é feita pela expressão facial.
• Orientação/Direção – os sinais têm uma direção com relação aos parâmetros acima.







E hoje dia 21 de novembro na praça do jardim, aconteceu a 2ª Feira do conhecimento em Libras, organizada pela equipe da Sala Multifuncional da cidade de Wenceslau Guimarães, com o tema: "Um Olhar para novos desafios da comunidade Surda Brasileira".
Ali foram apresentados aos visitantes a língua de sinais, levando a eles o conhecimento desta língua que a cada dia tem se tornado mais importante para a comunicação com os surdos. O interessante que  a maioria dos que estavam apresentando os sinais aos visitantes são alunos com problemas auditivos.
Nós do Blog WG NA MIRA parabenizamos a equipe multifuncional e em especial as professoras Italuana Vidal, Dheimy Galvão e Noélia pelo lindo trabalho realizado com esses alunos especiais. 

 Fotos: Claudia Nunes






5 comentários:

  1. A equipe agradece ao blog pela excelente publicação!

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS equipe de professores de WG e a comunidadede surdo pelo lindo trabalho..

    ResponderExcluir
  3. Precisamos de mais divulgação, valorização reconhecimento deste lindo trabalho. Parabéns a todos envolvidos!!👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  4. Parabéns a toda equipe pelo excelente trabalho!! Isso mostra o quanto é importante que nós educadores nos preocupemos em trabalhar na inclusão do surdo na sociedade! Proporcionando a ele o direito a ter uma vida normal e sobretudo à sua dignidade! Independente da área que atuarmos é de grande valia esta conscientização ! Que Deus abençoe ainda mais este trabalho maravilhoso! Sucesso para vocês !

    ResponderExcluir
  5. Parabéns professores e equipe de surdos pelo excelente trabalho

    ResponderExcluir