domingo, 30 de outubro de 2022

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA É ELEITO PRESIDENTE DA REPÚBLICA PELA TERCEIRA VEZ

 
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o novo presidente da República. Na eleição mais disputada da história do país desde a redemocratização, o petista derrotou Jair Bolsonaro por uma diferença de cerca de 1,5 ponto de diferença, uma diferença de aproximadamente 2 milhões de votos. A apuração ainda não foi concluída. Mas com 98,7% ele não pode mais ser alcançado.

Três dias depois de completar 77 anos, o pernambucano radicado em São Paulo desde a infância é o primeiro brasileiro a se eleger presidente da República pela terceira vez. Depois de dois mandatos consecutivos, entre 2003 e 2010, o líder do Partido dos Trabalhadores renasceu das cinzas após passar 580 dias preso na carceragem da Polícia Federal, em Curitiba (PR), condenado em duas instâncias em processos da Operação Lava Jato.

O ex-presidente foi solto em novembro de 2019, depois que o Supremo Tribunal Federal passou a considerar a prisão em segunda instância inconstitucional. Em seguida, o Supremo anulou as condenações contra ele, após constatar diversas irregularidades no curso do processo conduzido pelo então juiz Sergio Moro na Lava Jato. Está hoje livre de pendências na Justiça. Herdará um país com cenário bastante diferente daquele que recebeu em janeiro de 2003. Um Brasil dividido e mais hostil ao seu grupo político, após quatro anos de governo Bolsonaro.


(Foto: Reprodução)


Josuel, Lauro de Freitas - BAHIA



Fonte: uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário