quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Confira o texto enviado por Erinaldo Cezar, com a temática: Vocação

Erinaldo Cezar, filósofo e estudante de teologia

VOCAÇÃO: CHAMADO DE DEUS, RESPOSTA DO HOMEM

Uma das temáticas que permeiam a vida da Igreja Católica em muitos ensinamentos e encontros é a vocação. A palavra na sua etimologia surge da raiz latina “vocare” explanando: chamado, seguimento [...] Entretanto, estamos imbuídos aqui num grande conceito que marca a vida de cada indivíduo no seguimento e chamado de Jesus. Contudo, nossa vocação primeira é a vida. Esta é o anseio de Deus para vivermos na dignidade de filhos e filhas Dele; para ser oportuno ainda, dentre outras tantas possuídas pelos seres humanos, abordo a vocação sacerdotal, ou seja, um encontro mais próximo com o Senhor, uma total consagração a Ele como propriamente afirmamos. Isso é umas das formas mais eminentes que o homem pode alcançar na vida.

Tais considerações merecem um aprofundamento maior com dois verbos precisos e objetivos ao nosso entendimento: ver e encontrar. O ver parte do princípio de que enxergamos totalmente Jesus e corremos ao seu encontro num seguimento coerente e profundo sob o ponto de vista de estarmos sempre em contato com Deus, e sermos interpelados por sua graça. Portanto, ele ganha completude quando de fato, não ficamos mais na figura metafórica do além, mas sim, com. O dicionário concerne o verbete encontrar do seguinte modo: de encontro, ou ao encontro de. [...] Nesta linha, nos encontramos com o mestre por meio de uma vocação escolhida, e isso exige um seguimento sistemático e profundo de cada um de nós.

Por conseguinte, temos um cântico que aborda: “Mestre onde moras, Mestre onde estás no meio do povo vem e verás”. O convite feito por Jesus no Evangelho de hoje evidencia este princípio. Na nossa existência precisamos fazer experiências que nos coloquem em constante caminhada com o nosso mestre, Jesus cristo. Tudo que haurimos de bom em nossa vida, vem dele. Como gosto de afirmar: a iniciativa é sempre dele. A resposta é nossa. Nossa meditação ganha completude nesta meta. Na vida, lutamos, conquistamos, choramos, rezamos; mas não só por mérito exclusivo nosso, mas com a anuência Dele. A análise vocacional é densa sobre o nosso chamado. Isso é fato. Se nos deixarmos levar por esse quesito, responderemos coerentemente aos apelos divinos.

Convinha, como enobreci no cântico acima, o desejo de Jesus é que todos os seus seguidores façam como Samuel: “fala Senhor que teu servo te escuta”. Na sociedade líquida, barulhenta, é urgente o silêncio à nossa vida, para escutarmos Deus falar e praticar seus desígnios. Samuel deixou-se conduzir pelo Senhor e foi ao seu encontro. Este se predominou num contato exemplar, vivo e transfiguraste que o marcou e o libertou. Podemos, pois, nos perguntar: estamos deixando Deus falar em nós? Sigo os apelos do mestre? Dou-me por inteiro ao Senhor? São questões assim, que marcam nossa vida, nosso modus vivendi. E são preciosas quando meditadas, e tornadas obras em nosso viver terráqueo. São Paulo na segunda leitura chama-nos a viver para Deus [...] A abordagem feita pelo apóstolo sobre o corpo, é uma ânsia humana concomitantemente do Senhor. Afinal, somos obras dele, corpo consagrado, vivo por obra do Espírito Santo. Doemos nosso corpo a Ele; estejamos nitidamente em contato com o mestre dos mestres. Em um mundo que não preserva o corpo, a vida, esse convite é candente para que estejamos no caminho certo de chegarmos aos céus [...] O evangelista nos convida a ver o senhor enquanto passa e nos chama. Caminhar é próprio de quem almeja conquistas, lutas, fazendo a diferença e realizando sonhos. E o maior sonho dos humanos, principalmente os católicos, é a vida eterna, estando em sintonia e em vivência com Deus. Nossa resposta de amor a ele partir-se-á por meio de nossa missão. O doc de Aparecida no número 29 enaltece: “o maior tesouro que podemos encontrar em nossa vida é Jesus Cristo; anunciá-lo é nossa maior obra”. Pois bem. Anunciemos, testemunhemos nosso maior dom, nossa vida, nosso viver, nossa força, para que o mundo creia e viva no amor, na justiça; e Jesus Cristo seja mais difundido sobre a terra, e as pessoas vivam em paz respondendo similarmente a proposta do Senhor, para não ficarmos mais no mero convite do vem ver, mas façamos a diferença do estar vivendo e alimentando nossa vida, nos enriquecendo das dádivas dos céus.

Que na comunidade eclesial aumentemos essa proposta de transformação e vida, onde tudo ocorra conforme a vontade do alto e o nosso chamado, a vocação de cada um, sejam respondidos da melhor forma possível e Jesus Cristo seja tudo em todos. Só assim, é possível um mundo novo, onde o Príncipe da Paz possa fazer jus ao seu reinado contando com a colaboração de seus filhos e filhas. Que o Deus da vida, do chamado, possa enriquecer nossa caminhada, nosso labor, e o nosso sim seja alimentado, regado com nosso trabalho e missão.

Boa semana e boa meditação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário