sexta-feira, 14 de junho de 2013

Manifestantes anti-Copa fecham vias em Brasília e secretário promete resposta




Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Manifestantes anti-Copa fecharam vias nos arredores do Mané Garrincha
Um grupo de cerca de 200 manifestantes fechou as principais vias do Eixo Monumental, no centro de Brasília, com pneus queimados e faixas contra a realização da Copa do Mundo na manhã desta sexta-feira, véspera da abertura da Copa das Confederações entre Brasil e Japão.
Leia mais: Copa das Confederações é teste dentro e fora de campo para o Brasil
O grupo intitulado “Copa pra quem?” se reuniu por volta das 10h e rapidamente fechou todo o acesso ao estádio Mané Garrincha, palco da cidade que receberá a partida e jogos da Copa de 2014. O grupo protesta contra os gastos do governo de Agnelo Queiroz que desembolsou mais de R$ 1,5 bilhão para a reforma do estádio.
A Polícia Militar do Distrito Federal foi acionada para conter os manifestantes e o secretário de segurança, Sandro Avelar, prometeu “agir com energia” caso o protesto se estenda. Há promessa do grupo de repetir a ação neste sábado às 10h, poucas horas antes da partida que abre o torneio teste da Fifa para a Copa do Mundo. Brasil e Japão jogam às 16h.
Mané Garrincha será palco da abertura da Copa das Confederações entre Brasil e Japão. Foto: William Volcov/Brazil Photo Press
“Nós sempre estivemos abertos para dialogar com os diversos grupos sociais, entendemos todo tipo de manifestação pacífica, mas da forma como está, não vamos tolerar. Há muita gente infiltrada que só quer baderna. Se continuar assim, vamos agir com energia”, disse Avelar em entrevista à rádio CBN de Brasília.
Entre os gritos do grupo, havia pedido por mais investimento em hospitais, escolas e segurança. Enquanto eles protestavam, contratados pelo governo do Distrito Federal trabalhavam nos semáforos da cidade entregando adesivos com a bandeira do Brasil e a frase “Orgulho de torcer pelo Brasil”. Por volta das 11h30, os manifestantes desfizeram a barricada de pneus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário