quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

"Morte de Mandela torna o mundo mais pobre de dignidade", diz Joaquim Barbosa

"Morte de Mandela torna o mundo mais pobre de dignidade", diz Joaquim Barbosa Leon Neal/AFP
O líder africano morreu nesta quinta-feira, aos 95 anos, em PretóriaFoto: Leon Neal / AFP
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, afirmou na noite desta quinta-feira, por meio de uma nota, que a morte do ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela "torna o mundo mais pobre de referências e dignidade". O líder africano morreu nesta quinta-feira, aos 95 anos, em Pretória.
Leia mais:

— A morte de Nelson Mandela torna o mundo mais pobre de referências, de coragem, dignidade e obstinação na defesa das causas justas. Sua vida altiva traduziu o sentido maior da existência humana. Seu nome permanecerá como sinônimo de esperança para todas as vítimas de injustiça em qualquer parte do mundo — escreveu Barbosa.

Mandela era um herói acima de facções, fronteiras e religiões. O orador que discursava para todos os tons e representava todas as cores, necessariamente juntas, deixou o mundo ao qual ensinou lições de aceitação do diferente.

O ícone da luta contra o apartheid completou 95 anos em 18 de julho, mas não resistiu aos graves problemas pulmonares decorrentes de uma tuberculose contraída na ilha de Robben Island, perto de Cidade do Cabo, onde passou 18 dos 27 anos de detenção durante o regime de segregação racial. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário