quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Seis municípios baianos são pré-selecionados para ter curso de medicina em instituições privadas

O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União, desta terça-feira (3), que Alagoinhas, Eunápolis, Guanambi, Itabuna, Jacobina e Juazeiro estão inseridas entre os municípios pré-selecionados para implantação do curso de graduação em Medicina por instituição de educação superior privada. A proposta é que sejam criadas 11.447 vagas de graduação na área e em residência médica em todo o país. Esses cursos fazem parte das ações inseridas dentro do programa federal “Mais Médicos” para suprir a carência de profissionais de Medicina no país.
Em Alagoinhas, essa avaliação se deu após uma ação conjunta entre a Secretaria Municipal da Saúde (SESAU) e a Faculdade Regional da Bahia (UNIRB). O passo inicial foi dado após uma reunião entre o prefeito Paulo Cezar, o secretário da Saúde Reginaldo Paiva e o diretor da UNIRB Carlos Joel no inicio do mês de novembro.
Foto: Divulgação
Os municípios pré-selecionados receberão nos próximos dias uma visita através de especialistas para verificação da estrutura de equipamentos públicos (hospitais e postos de saúde) e programas de saúde existentes no município. Se o município for aprovado, as faculdade irão montar um projeto pedagógico e disponibilizar os recursos necessários para área da educação.
Os investimentos giram em torno de R$ 6 milhões na parte de laboratórios, biblioteca e a implantação de uma unidade de saúde, vinculada à faculdade. Esse atendimento será exclusivamente para o Sistema Único de Saúde (SUS) com Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em uma estrutura de atendimento hospitalar materno-infantil, atendendo também UTI neonatal. Em um terceiro momento, o Estado coloca à disposição a rede hospitalar para que possa servir de hospital-escola e análise de projeto para melhoria dos equipamentos da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário