quarta-feira, 30 de julho de 2014

Em sabatina, candidatos prometem aumentar verba para cultura na BA

Debate de candidatos a governador da Bahia em Salvador (Foto: Henrique Mendes/G1)
Pela primeira vez desde o início oficial da campanha eleitoral, os seis candidatos ao governo da Bahia se sentaram lado a lado, na noite desta terça-feira (29), para apresentar propostas relacionadas a políticas culturais. O encontro caracterizado pela proposição de ideias sobre o tema foi promovido pela Academia de Letras da Bahia (ALB). A sabatina ocorreu na sede da entidade, no bairro de Nazaré, em Salvador, mediado pelo poeta e acadêmico Luís Antonio Cajazeira Ramos e transmitivo ao vivo pela TV Educativa da Bahia (TVE).
As discussões foram centralizadas em dois campos temáticos: "Estrutura e Funcionamento da Cultura" e "Patrimônio, Memória e Contemporaneidade". Os candidatos tiveram sete minutos para cada um dos temas. Ao fim, mais um minuto e meio para as considerações finais. As apresentações foram iniciadas por volta das 19h30 e concluídas por volta das 22h.
A candidata Lídice da Mata criticou o atual orçamento destinado à cultura no Estado, que relata ser de 0,6%, e prometeu, caso eleita, reajuste do índice para 1,5%. A postulante do Partido Socialista Brasileiro (PSB) defendeu o retorno de gestão do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb) para a Secretaria Estadual de Cultura e chamou de "ridículo" os investimentos destinados a museus e Representante do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), o candidato Marcos Mendes destacou que "o processo cultural está elitizado" e defendeu que 2% do orçamento do estado seja revertido para a cultura. O candidato destacou atenção especial para os artistas de rua, defendendo que todos tenham garantias trabalhistas viabilizadas pelo Estado.
O candidato Paulo Souto, do Democratas (DEM), defendeu a importância do financiamento público aos processos culturais e também o retorno de gestão do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb) à Secretaria da Cultura. O democrata apontou a necessidade de uma nova forma de inserção de museus na política de cultura estadual e, ao avaliar a área do Centro Histórico de Salvador, versou sobre as pretensões de investimentos em segurança e recuperação dos estacionamentos.ibliotecas na Bahia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário