quinta-feira, 20 de novembro de 2014

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA CURSO SOBRE CADASTRO AMBIENTAL RURAL

Estão abertas as inscrições para as próximas turmas do curso de capacitação para o Cadastro Ambiental Rural (CapCAR), realizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA), o Serviço Florestal Brasileiro e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O curso é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas on-line até o dia 19 de dezembro.

O CapCAR tem como objetivo capacitar facilitadores para a inscrição de imóveis rurais no CAR, com prioridade para os agricultores familiares com propriedades de até quatro módulos fiscais, dando continuidade às ações de fomento e apoio à implementação da Lei nº 12.651/2012 (Novo Código Florestal).

Procedimentos

Todos os candidatos selecionados serão comunicados por e-mail, com antecedência mínima de 15 dias, para envio da documentação de efetivação da matrícula.

A organização do curso recomenda que os candidatos fiquem atentos às suas contas de e-mail (caixa de entrada e caixa de spam) pois essa será a única forma de contato.

Segundo o diretor do Departamento de Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA, Gabriel Lui, os conteúdos proporcionam uma visão ampla dos aspectos legais e apresentam um passo a passo do processo de cadastramento. "O curso foi pensado para ser acessível, didático, mas bastante completo. O nosso objetivo é que as aulas forneçam as informações necessárias para realizar todo processo de cadastramento e também despertem o interesse dos alunos para a agenda de regularização ambiental. A procura tem superado as nossas expectativas, o que ressalta o interesse em conhecer melhor o CAR", afirmou Lui.
A próxima turma terá início no dia 08 de dezembro. Ainda haverá mais uma turma, a última, em início de março de 2015.
O coordenador do curso pela UFLA, Ewerton Carvalho, destaca que o curso não trata das plataformas estaduais de inscrição no CAR (Bahia, Espírito Santo, São Paulo, Pará, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Minas Gerais e Rondônia), mas apenas da Plataforma de Cadastro Nacional (SICAR), utilizada pelos demais estados e Distrito Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário