Para conscientizar homens sobre a
importância da prevenção e diagnóstico do câncer de próstata, entidades
médicas em todo o mundo iniciaram neste mês a campanha chamada Novembro
Azul. No Brasil, a campanha foi lançada oficialmente no último domingo
(1º/11), durante o 35º Congresso Brasileiro de Urologia, no Rio de
Janeiro. O movimento surgiu na Austrália, em 2003, durante o Dia
Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, em 17 de novembro. A Sociedade
Brasileira de Urologia (SBU), chama a atenção de que o foco da
campanha é conscientizar os homens para que façam o exame de próstata,
principalmente aos 50 anos e, mais ainda para aqueles que são do fator
de risco, que envolve história familiar forte para câncer de próstata e
homens afrodescendentes. Um dos aspectos lamentados pelos urologistas é
que o tratamento de alguns desses casos de câncer de próstata não são
feitos no momento em que a doença é inicial, daí a importância do exame
rotineiro por parte dos homens. O câncer de próstata não apresenta
sintomas na fase inicial. Quando o câncer de próstata começa a dar
sintomas, a doença já está avançada. O câncer de próstata é o mais
frequente entre os homens. Por ano, são feitos no Brasil cerca de 69 mil
diagnósticos desse tipo de tumor. Com o aumento da longevidade, a
incidência da doença aumentou. Mais da metade dos tumores malignos de
próstata aparece nos homens acima de 65 anos de idade
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