sábado, 2 de abril de 2016

Mosquito da dengue colorido intriga moradores de cidade em São Paulo


Leia Mais:http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,remessa-de-dinheiro-de-brasileiros-no-exterior-cresceu-15-6-no-ano-passado,10000024378
Assine o Estadão All Digital + Impresso todos os dias
Um tipo novo do mosquito Aedes aegypti tem intrigado os moradores da cidade de Piracicaba, no interior de São Paulo. O fato é que alguns mosquitos foram geneticamente modificados e estão sendo liberados na cidade.

Essa medida visa ajudar no combate ao mosquito que transmite dengue, zika e chinkungunya, uma vez que os mosquitos modificados - que são machos - ao cruzarem com fêmeas geram larvas que não transmitem doenças.
Para que ocorra a diferenciação do mosquito comum, os cientistas pintaram-nos com as cores azul, laranja, amarelo e rosa. Este fato deixou os moradores assustados, pois não foram avisados dessa nova ação de combate ao mosquito.
"Estávamos sentadas conversando, minha filha e eu, quando um dos mosquitos sentou no braço dela e ela matou. Quando ela olhou para ver se era da dengue, percebeu que ele era rosa e ficamos intrigadas", contou uma moradora ao site da UOL.
A prefeitura da cidade juntamente com a empresa responsável pela fabricação dos mosquitos, Oxitec, divulgaram nota explicando os motivos das diferentes cores. "É importante relembrar que os mosquitos coloridos são os mesmos machos do 'Aedes do Bem' que vem sendo liberados desde 30 de abril de 2015, ou seja, não picam e são totalmente seguros", explicam na nota.
Assine o Estadão All Digital + Impresso todos os dias
Siga @Estadao no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário