Mais de 4,8 milhões de trabalhadores poderão fazer saques de contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) na próxima sexta-feira (10). De acordo com a Caixa Econômica Federal, mais de 30,2 milhões de trabalhadores têm direito ao saque do saldo das contas inativas do FGTS.
Segundo o que foi definido no cronograma do banco, os trabalhadores com contas inativas do FGTS e que fazem aniversário nos meses de janeiro e fevereiro poderão fazer os saques entre os dias 10 de março e 7 de abril. Esse primeiro lote compreenderá 16% do total de pessoas com direito a fazer a retirada. Ao todo, o saldo das contas inativas é de R$ 43,6 bilhões.
Quem deixar passar o prazo estabelecido só poderá sacar o valor das contas inativas quando se aposentar, comprar moradia própria ou se enquadrar nas outras possibilidade de saque previstas nas regras do fundo, entre elas, ser morador de região afetada por catástrofe natural.
Os critérios
Estão aptos a sacar o saldo das contas inativas do FGTS os trabalhadores com carteira assinada que, em um ou mais contratos de trabalho, pediram demissão ou foram demitidos por justa causa com o contrato finalizado até 31 de dezembro de 2015.
Conforme o calendário de saque definido pela Caixa Econômica Federal, o mês de abril terá o maior volume de pagamentos, com a possibilidade de saque para os trabalhadores que fazem aniversário nos meses de março, abril e maio. Ao todo, 26% dos trabalhadores terão o direito de retirar o montante entre os dias 10 de abril e 11 de maio.
Os cotistas que fazem aniversário nos meses de junho, julho e agosto poderão sacar o valor das contas inativas entre 12 de maio e 14 de junho. Segundo a Caixa, o período compreende 25% das pessoas com direito ao benefícios.
Este percentual é o mesmo dos que poderão efetuar os saques das contas inativas entre os dias 16 de junho e 13 de julho, período destinado para os trabalhadores que fazem aniversário em setembro, outubro e novembro. Entre os dias 14 e 31 de julho, poderão fazer o saque os trabalhadores aniversariantes no mês de dezembro, que representam 8% do total.
Nenhum comentário:
Postar um comentário