O Cadastro Único (Cadúnico) é um sistema que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, para que possam ter acesso aos programas Sociais do Governo Federal.
Entende-se por família de baixa renda aquela que possui renda mensal de até meio salário mínimo per capita; ou renda mensal total de até três salários mínimos, ou seja, que a soma de todos os salários do grupo familiar seja de até três salários mínimos.
É através do Cadúnico que o governo obtém dados que mostram a realidade socioeconômica dessas famílias, trazendo informações de todo o núcleo familiar, das características do domicílio, das formas de acesso a serviços públicos essenciais e, também, dados de cada um dos componentes da família.
Desta forma, o Governo Federal consegue formular políticas próprias para melhorar as condições em que se encontram estas famílias.
Quem Coordena o Cadúnico e como é Utilizado?
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) é responsável pela coordenadoria do Cadúnico. O sistema é de uso obrigatório nas seleções de beneficiários de programas sociais promovidos pelo Governo Federal, como por exemplo o Bolsa Família.
Com base nas informações registradas no Cadúnico é possível identificar quem deve ter atendimento prioritário, quais as famílias que necessitam emergencialmente ajuda para sair de situações de vulnerabilidade.
Para obter informações detalhadas sobre o Cadúnico você pode procurar a prefeitura da sua cidade.
A gestão municipal é responsável pela identificação e coleta de dados das famílias, o que pode acontecer de três formas: coleta através de visitas domiciliares, nos locais indicados para cadastramento (a família deve se descolar até o local) ou através de ação de mobilização social, onde as famílias são convidadas a participarem de eventos públicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário