O site da revista IstoÉ afirmou nesta sexta-feira (23), que o ex-presidente da república, Luís Inácio Lula da Silva (PT), será condenado pelo juiz Sérgio Moro a até 22 anos de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
A fonte antecipa ainda que a condenação somente ainda não foi proferida devido a indefinição quanto a pena de Antonio Palocci, preso na Lava-Jato.
Lula é acusado de ser dono de um apartamento tríplex no Gaurujá. O ex-presidente é acusado de ter recebido o imóvel da OAS como contrapartida às benesses que a empreiteira obteve do governo no período em que o petista esteve no poder. Segundo o Ministério Público Federal (MPF), o ex-presidente foi beneficiado com pelo menos R$ 87,6 milhões dados pela OAS, dos quais R$ 3,7 milhões foram usados por Lula no apartamento de três pavimentos.
A condenação do ex-presidente será de 10 anos por lavagem de dinheiro e mais 12 por corrupção passiva.
O baluarte do PT nega ser dono do imóvel e nas alegações finais do processo a defesa chegou a argumentar que o tríplex pertença a um fundo da Caixa Econômica Federal, informação negada pela instituição.
A situação do ex-presidente pode ser agravada com novas delações premiadas, o ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), também preso na Lava-Jato afirma que pode revelar a participação de Lula em praticas criminosas, o ex-presidente da câmara: Eduardo Cunha (PMDB) através de uma carta escrita a próprio punho, narrou diversos encontros entre Lula e Joesley Batista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário