segunda-feira, 27 de novembro de 2017

30ª edição da Fenagro apresenta novidades


     

Um lugar para fazer negócios, mas também de lazer e diversão para toda família. Ontem, por volta das 15h, antes mesmo da abertura oficial da Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro), no Parque de Exposições de Salvador, as crianças eram maioria no evento. A feira vai até 3 de dezembro, com entrada franca para menores de oito anos e idosos com mais de 60. 
No colo, em carrinhos de passeios ou a pé, crianças de todas as idades, acompanhadas de seus responsáveis,  observavam com curiosidade alguns animais que são  difíceis de ver na cidade grande. São mais de 4 mil espécies, entre bovinos, equinos, caprinos e ovinos . 
Frequentadora assídua da Fenagro, a moradora do Parque São Cristóvão, Carolayne Carvalho de Jesus, 18 anos, esteve na feira com a prima Laura, 2 anos, e o irmão Adriano , de 9 anos. “Laurinha queria ver os cavalos e Adriano os bois, aí eu trouxe eles pra cá. Agora eu estou levando eles para parte dos brinquedos”, disse a comerciante, em frente a uma das baias de cavalos.
O pequeno Adriano aprovou o passeio. “Ótimo! Eu tô gostando, porque os cavalos são animais que eu mais gosto”, avaliou o estudante.
Agricultura familiar
Em sua 30ª edição, a Fenagro deve movimentar R$100 milhões em negócios, com um público visitante superior a 100 mil. Uma das atrações é a Feira de Agricultura Familiar e Economia Solidária. Divido em armazéns, o espaço abriga produtores de 27 territórios de identidades do estado.
Em um deles, representando o Piemonte da Diamantina, apresentou para o público, pela primeira vez, dois produtos curiosos. Eram iogurtes integrais de umbu e licuri, também conhecido como coquinho da Bahia. Fred Jordão de Souza, vice-presidente da Cooperativa de Produção Agropecuária de Giló e Região (Coopag) explica que a ideia de criar os produtos surgiu da grande oferta das frutas na região.
Segundo Souza, mais de 400 famílias estão envolvidas no processo de colheita, principalmente do licuri. Durante o período que a TB esteve lá, muitos curiosos estiveram no stand para fazer a degustação. “Até domingo, a perspectiva é vender uns 5 mil litros de iogurte só desses dois sabores. Cada litro custa R$8 reais, mas estamos querendo fazer uma venda de aproximadamente 20 mil reais nesses dias de feira”, projetou.
Ivanildo Nascimento de Oliveira levou para casa três garrafas do iogurte de umbu. Ele despertou a vontade de experimentar o produto quando ouviu a divulgação no rádio. “Eu só vim para experimentar esse iogurte de umbu. Tenho certeza que quinta eu volto para pegar mais”, disse.
Novidade
Quem disse que cachaça boa é produzida somente em Minas Gerais? 22 produtores se juntaram para provar que a Bahia também tem marcas de qualidade. Os produtos estão sendo comercializados na Rota da Cachaça, uma espécie de vila de cidade do interior, com direito a coreto e casinhas coloridas, montada dentro da Fenagro.
Consolidação
Durante a abertura da maior feira do segmento agropecuário do Norte/Nordeste, Secretário de Agricultura, Vitor Bonfim, disse que essa 30ª edição da Fenagro, mostra que os produtos produzidos na Bahia têm excelente qualidade, tanto na pecuária quanto agricultura. “E a parceria com os produtores é o que possibilita a realização deste evento e mostra para o resto do Brasil o que há de melhor na agricultura e pecuária baiana”, completou. 
Atrações
O evento tem propósito de viabilizar oportunidades de negócios no setor Agropecuário e conta diferentes tipos de espaços e atrações, como exposição de animais, leilões, cozinha show, barracas de artesanato, balcão tecnológico, além de um salão internacional para rodada de negócios. A Fenagro é  uma realização da Central das Exposições, representada pela Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia (ACCOBA), em parceria com o Governo do Estado da Bahia, através das secretarias da Agricultura (SEAGRI), e de Desenvolvimento Rural (SDR).

Nenhum comentário:

Postar um comentário