terça-feira, 7 de novembro de 2017

Receita Federal atualiza regras para declaração do Imposto de Renda



A Receita Federal alterou regras do Imposto de Renda das Pessoas Físicas em publicação nesta segunda-feira (6), no Diário Oficial da União. Segundo o Fisco, a interpretação das normas já vem sendo adotadas. É o que mostra reportagem do Estadão.
Roberto Justo, sócio do escritório Choaib, Paiva e Justo Advogados, explica que é de praxe a Receita publicar novas Instruções Normativas, mas boa parte das dúvidas sanadas na publicação consta no ‘perguntão’ do IR.
Entre as principais mudanças, segundo ele, está a isenção sobre o lucro na venda de um único imóvel de até R$ 440 mil, quando o bem foi adquirido por cônjuges casados sob o regime de separação de bens.
A atualização também deixa claro que quem aderiu ao programa de Repatriação deve informar na Declaração de Ajuste Anual (DAA) os bens e direitos de qualquer natureza constantes da declaração única de adesão ao referido regime de regularização.
Da mesma forma, com a reabertura do prazo de adesão ao Regime Especial de Regularização Cambial e Tributária (RERCT) por 120 dias, a legislação criou a obrigação de incluir os bens ou direitos de qualquer natureza regularizados, obtidos a partir de 1º de julho de 2016, na DAA relativa ao ano-calendário de 2016.
Outra alteração é que a bolsa concedida pelas Instituições Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT) para realização de atividades de pesquisa científica e tecnológica caracteriza-se como doação e não configura vínculo empregatício ou contraprestação de serviços nem vantagem para o doador.
A Receita também publicou que, no caso de guarda compartilhada, cada filho pode ser considerado como dependente de apenas um dos pais, tendo em vista as modificações do Código Civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário