sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

PIB avança 0,1% no terceiro trimestre

Foto: Reprodução

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 0,1% no terceiro trimestre em relação ao segundo trimestre deste ano, informou nesta sexta-feira (1º), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  O resultado veio dentro do intervalo das estimativas dos analistas de 41 instituições consultados pelo Projeções Broadcast, que esperavam desde uma estabilidade a um avanço de 0,86%, com mediana positiva de 0,20%.
Na comparação com o terceiro trimestre de 2016, o PIB avançou 1,4% no terceiro trimestre deste ano. O resultado ficou dentro do intervalo das estimavas dos analistas, que previam uma expansão de 0,70% a 1,85%, com mediana positiva de 1,25%.
Ainda segundo o instituto, o PIB do terceiro trimestre do ano totalizou R$ 1,641 trilhão. Os técnicos do IBGE vão conceder entrevista dentro de instantes para comentar os resultados. 
Na avaliação dos analistas consultados pelo Estadão antes da divulgação do resultado, embora ainda haja dissenso quanto ao ritmo, é unânime a percepção de que a retomada está em vigor e os números estimados corroboram essa ideia. No primeiro trimestre de 2016, o PIB, conforme cálculos originais, cedeu 0,8% e caiu 2,9% em igual período do ano anterior. Porém, esses resultados podem sofrer alteração como normalmente faz o IBGE nos dados do terceiro trimestre. Recentemente, houve atualização nos dados de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário