quarta-feira, 10 de julho de 2019

Vento é o culpado pelos dias mais frios no Inverno baiano



Menor temperatura do ano em Salvador, 21ºC, foi registrada no dia 8


É só o tempo escurecer um pouco, o vento começar a bater mais forte e os termômetros marcarem temperaturas um pouco mais baixas que os baianos tiram do armário casacos e jaquetas para receber o Inverno. Na última segunda-feira (08), quem estava em Salvador enfrentou o dia mais frio do ano até aqui. Os termômetros chegaram a marcar 21ºC, o que. para quem está acostumado com o calor da cidade, já é motivo suficiente para se encher de roupas. 

Apesar da sensação de frio estranha a quem sempre vive suando, o inverno soteropolitano mantêm, segundo os meteorologistas, suas características de todos os anos: “Está tudo dentro da normalidade, uma massa de ar frio que chega sobre o país, provoca geadas no sul e sudeste e acaba interferindo aqui na Bahia também, principalmente na região da Chapada, que chega a 10 ou 11 graus”, explica a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Cláudia Valéria.

Em Salvador, a diferença de temperatura  entre as estações não é tão expressiva e gira em torno dos três pontos. Enquanto no inverno a temperatura mínima média é de 20ºC, nas outras estações do ano podem chegar a 23ºC  “As temperaturas não variam tanto nos locais em que tem muita umidade como é o caso daqui”, completa a meteorologista. 

Débora Sueli Martins (à direita), usa blusa de manga comprida, enquanto a filha, Luana Martins, não sente frio
O que acaba dando ao inverno de Salvador um aspecto mais rigoroso é o vento. Segundo informações Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), apesar da pouca variação, as temperaturas  mínimas experimentadas esse ano, como a de segunda-feira, tem estado um pouco mais baixas que o costume. Entre junho e julho a média histórica varia de 22,1ºC a 21,4ºC.
“Os índices ficaram abaixo da média histórica e da normalidade esperada, o que tem deixado o tempo mais frio. Tal condição é devido ao ventos úmidos vindos do mar que atuam com mais intensidade durante esta época”, explicou o órgão. 

Ainda segundo o Inema, nos próximos dias o tempo ainda deve permanecer “instável e com chuvas de intensidade fraca a moderada a qualquer hora do dia”, diz a nota. Para quem não gosta de frio, a previsão é desanimadora.“Eu tô aqui vestida com duas camisas, um casaco, na hora de dormir é com meia, calça, coberta. Parece que eu tô no interior”, conta a dona de casa Débora Martins, 44, que se agasalhou para passear com a filha no Centro da cidade.
“No começo do inverno ainda tava tranquilo, mas nesses últimos dias tá frio de verdade. Essa noite. inclusive. eu dormi sem ventilador, o que é raro”, diz o técnico em informática Wilson Prazeres, 35, que reclama do tempo frio até na hora de se locomover de moto.  

Existem aqueles, porém, para quem o inverno não representa muitas mudanças. A filha de Débora, a esteticista Luana Martins, 21, já não se incomoda tanto quanto sua mãe. “Eu só sinto um pouco de frio na hora de dormir, durante o dia nem tanto, principalmente porque a gente caminha muito aqui. Acaba aquecendo”, explicou.

Fonte: Correio 24 horas


Nenhum comentário:

Postar um comentário