Líquido é feito a partir do fruto do jatobá, que também serve para o preparo de bolos e biscoitos

Bebida foi criada por baiano (Foto: Divulgação)
Um estudante de técnica agropecuária da cidade de Barreiras, no oeste da Bahia, desenvolveu uma bebida nutricional a partir do fruto do jatobá que equilibra os níveis de açúcar no sangue de pessoas com diabetes, além de ter potencial para combater a anemia. A criação é de Diogo de Souza Reis, de apenas 17 anos.
Na pesquisa desenvolvida no ano passado, durante um trabalho de iniciação científica, seis pessoas com diabetes apresentaram maior equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue após consumirem, em média, 250 ml da bebida durante três vezes ao dia.
Os resultados foram considerados muito animadores, sobretudo porque, na região, o fruto do jatobá, árvore do Cerrado, é subutilizado – apenas comunidades tradicionais e índios o aproveitam para fazer uma farinha que substitui a de trigo, na produção de bolos e biscoitos.
O fruto do jatobá é rico em diversos nutrientes: cálcio, fósforo, ferro, potássio, magnésio e vitamina C. Em comunidades tradicionais indígenas, ele também é considerado como um energético natural para potencializar o desejo sexual dos homens.

| Fruto jatobá tem muitas propriedades nutricionais (Foto: Reprodução)
Diogo, que é estudante do terceiro ano do curso de técnica agropecuária do Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Rio Grande (Cetep), conta que costumava ver muitos jatobás no bairro Morada Nobre, vizinho ao Barreirinhas, onde mora. No local, os frutos apodreciam no chão. Foi a partir daí que ele teve a ideia de utilizá-los.
Agora, os frutos são coletados para dar continuidade à pesquisa do estudante, que trabalha no desenvolvimento de uma espécie de "barrinha de cereal", mas à base da farinha do fruto do jatobá. Com informações do CORREIO 24 horas
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário