A aprovação pelo Senado do texto original da reforma da Previdência faz com que muitos segurados comecem a buscar entender quanto tempo de contribuição necessitam para se aposentar ou se entrarão nas novas regras na hora de pedir o benefício. É possível fazer uma simulação do tempo de contribuição no aplicativo de celular do INSS ou no site Meu INSS.
Cadastrar uma senha, e o INSS simula os recolhimentos, considerando o que está em seu sistema Fazer as contas manualmente, inserindo cada período de trabalho ou contribuição A vantagem de fazer a simulação já com cadastro e senha é saber quais períodos estão sendo contabilizados e se algum período de trabalho não aparece nos registros do INSS. Nesse caso, quando pedir a aposentadoria, será preciso comprovar esse tempo ainda não registrado.
A dica é ter em mãos a carteira de trabalho, carnês de contribuição e guias de pagamento. Após incluir todos os períodos, clique em “calcular” para ter o tempo total de contribuição, que aparecerá em anos, meses e dias. Como é apenas uma simulação, não há a garantia do direito à aposentadoria. O INSS poderá pedir que o segurado apresente documentos que comprovem o período de trabalho ou contribuição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário