João Oliveira Wenceslau Guimarães-BA
(Foto: Reprodução / UFOB)
A Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) inaugurou nesta semana um laboratório para análise de material de pessoas com sintomas de coronavírus. A unidade, localizada em Barreiras, tem capacidade para cinco mil testes e certificação do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).
Segundo o G1, o laboratório pode analisar até 30 testes por dia, que levam, em média, 72h para os resultados divulgados. Os equipamentos instalados foram adquiridos através do recurso da Associação Baiana de Produtores de Algodão (Abapa), que destinou R $ 370 mil para o funcionamento do laboratório.
"Com isso, acredito que os gestores municipais da região contam com instrumentos importantes para a tomada de decisões, ou seja, mais informações com os dados que serão colhidos através dos resultados daqui em diante", avaliaram o reitor da UFOB, Jaques Miranda.
Com certificação do Lacen, os resultados das impressões são garantidos e não precisam de uma contraprova. Portanto, na medida em que esses resultados foram registrados, eles passam a fazer parte das estatísticas da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).
Até esta quinta-feira (14), Barreiras é uma das cidades com menor índice de contaminação por coronavírus, com apenas dois registros de pacientes, que não precisam de internamento e já foram curados por Covid-19.
Nenhum comentário:
Postar um comentário