sexta-feira, 31 de julho de 2015

Obrigado a todos pelas orações e compreensão

Quero agradecer a todos que oraram por mim, aos amigos que contribuíram financeiramente falando, pela demonstração de carinho pelas redes sociais.
E peço desculpas pelos dias em que o meu blog o WG NA MIRA esteve sem postagens atualizadas pois ainda me recupero mas graças a Deus o pior já passou. Continuem orando, valeu galera um abraço, estou voltando me aguardem R.Silva
 — se sentindo agradecido em Jequié - Bahia - Cidade Sol.

Prefeitura e comerciantes participam de Seminário de Inovação Tecnológica em Salvador



Com participação política e empresarial, o município de Wenceslau Guimarães esteve presente no Seminário Estadual de Inovação e Tecnologia que aconteceu na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), em Salvador nesta terça-feira (28/7).
O seminário é uma iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) em parceria com Associação Comercial dos Municípios.
Representando nossa cidade, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Joilson Costa, acompanhou o Seminário com o objetivo de aprimorar a prática empreendedora e apresentar novas ferramentas do mercado tecnológico em Wenceslau.
Também estiveram presentes empresários e comerciantes dos municípios de Piraí do Norte, Santo Antonio de Jesus, Valença e Presidente Tancredo Neves. No espaço, os participantes se preparam para o mercado através do conceito e pratica do ser um empreendedor e das ferramentas de inovação tecnológica existentes no mercado.
Para isso, foi apresentado a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) como ferramenta de inovação na prática empreendedora.

Mediando os espaços, o Seminário contou com a participação do Superintende da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) Thomas Buck e o Superintendente da FAPESB Alzir Antônio Mah.

Avós se emocionam com homenagens dos netos em comemoração no CRAS

O dia dos avós não passou em branco no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Na tarde desta quarta-feira (29/7) 30 vovôs e vovós participaram de uma comemoração ao seu dia com diversas apresentações dos netos e presentes. 
Com objetivo de criar um espaço de confraternização e alegria a equipe do CRAS felicitou todos os avós por simbolizar o cuidado e afeto para com a família. 
Os avós fazem parte do grupo "Melhor Idade tem Vez e Voz", do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) em Wenceslau Guimarães. 
Através de diversas dinâmicas e em clima de muito amor e carinho, muitas homenagens foram realizadas, emocionando a todos.


 




Dilma diz a governadores que o povo está sofrendo e que muita coisa precisa melhorar


•Dilma propõe a governadores parceria para enfrentar problemas e superar crise
Dilma propõe a governadores parceria para enfrentar problemas e superar crise
O Brasil passou a exigir muito dos governos e dos serviços públicos, “nosso povo está sofrendo”, e “muita coisa tem que melhorar”, disse nesta quinta-feira (30/7), a presidenta Dilma Roussef aos governadores reunidos com ela no Palácio da Alvorada, acrescentando que “nenhum governante pode se acomodar”. “Esse Brasil passou a exigir muito dos governos, das empresas, dos hospitais, das escolas, da política, da justiça e de si mesmo. Nesse novo Brasil nenhum governante pode se acomodar. Muita coisa sabemos que precisa melhorar, principalmente porque sabemos que nosso povo está sofrendo, e quando sabemos isso, muita coisa tem que melhorar”, afirmou a presidenta. Dilma ainda enfatizou que diferenças políticas não podem se sobrepor aos interesses do país, e que a cooperação entre os governos é uma obrigação constitucional.  “Nós devemos cooperar cada vez mais, independentemente de nossas afinidades políticas. A cooperação federativa é uma exigência constitucional, é uma exigência da forma como nós organizamos o Estado e a sociedade brasileira. Nós também devemos respeitar a democracia, e devemos somar forças e trabalhar para melhor atender a população”, acrescentou a presidenta.
Presente ao encontro governador Rui Costa discute com a presidente Dilma agenda de sua visita à Bahia (foto reprodução)
Presente ao encontro governador Rui Costa discute com a presidente Dilma agenda de sua próxima visita à Bahia (foto reprodução)
O encontro foi organizado também para que Dilma pudesse ouvir as demandas dos governadores. Ao terminar o seu discurso inicial, ela anunciou que alguns ministros fariam exposições sobre assuntos como a segurança pública e matérias de impacto financeiro no Congresso Nacional, mas disse que a palavra seria passada em seguida aos chefes dos Executivos estaduais. Participam do encontro em Brasília os governadores e uma vice-governadora de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Além de Dilma e do vice-presidente Michel Temer, pelo menos dez ministros do governo estão presentes. Pela primeira vez em seu segundo mandato, Dilma se reúne com os governadores de todas as regiões do país. Com exceção do governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), que será representado pela vice, Rose Modesto, os demais chefes dos Executivos estaduais e do Distrito Federal estão presentes no encontro.

“Não tem mágica a fazer em Segurança Pública”, afirma o Secretário Maurício Barbosa


Secretário Maurício Barbosa, desembarcou de helicóptero no quartel do 19º BPM na manhã desta sexta, 31
Secretário Maurício Barbosa, desembarcou de helicóptero no quartel do 19º BPM de Jequié  na manhã desta sexta, 31
O Secretário de Segurança Pública do Estado, Maurício Barbosa, desembarcou na manhã desta sexta-feira (31/7), em Jequié, acompanhando pela cúpula diretivas das polícias Militar e Civil da Bahia, para participar de etapa do projeto “Pacto Pela Vida”, organizada pela Câmara Setorial de Segurança Pública, da Regional Integrada de Segurança Pública Sul, com comandantes de unidades da Polícia Militar e delegados da Polícia Civil, das regiões Sudoeste, Sul e Extremo-Sul da Bahia. Logo em seu desembarque, o secretário Maurício Barbosa, falou à reportagem da rádio 93 FM e blogJequié Repórter, tendo revelado que em termos de segurança pública “não tem mágica a fazer”. Segundo ele, o problema do avanço da criminalidade está ocorrendo em nível nacional e os estados e municípios sofrem muito com a ausência de uma fiscalização mais rigorosa em nossas fronteiras. “Infelizmente a droga acaba entrando da maneira que entrou em todos os municípios do Brasil, em especial o crack, que coloco como uma questão de saúde pública”, afirmou. Barbosa destacou também que a Bahia dentro de suas possibilidades vem melhorando a infraestrutura, ampliando o número de viaturas, de equipamentos de proteção individual, melhorando a inteligência e a investigação, contratando novos profissionais, como está fazendo no momento, formando uma turma de quase 1600 policiais militares e mais 750 na Polícia Civil. “Gostaríamos que fosse o dobro, o triplo, para que pudéssemos ter uma velocidade maior no enfrentamento da criminalidade que está aí, mesmo assim, estamos nos esforçando o máximo para colocar uma melhor condição de trabalho no enfrentamento da violência”, disse o secretário Maurício Barbosa.
Comandantes regionais da PM, coordenadores e delegados de Polícia participam da reunião em Jequie
Comandantes regionais da PM, coordenadores e delegados de Polícia participam da reunião em Jequié
De acordo com o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, está acontecendo em Jequié uma reunião técnica de avaliação, onde será feita uma análise sobre todos os municípios das regiões envolvidas, para levantar o que está acontecendo nesse ano e as providências a serem adotadas para melhorar a situação reduzindo ainda mais os índices de violência e criminalidade, até o final do ano. Maurício Barbosa comentou que o setor de segurança tem limitações que fazem parte da administração pública, como todos os demais setores, exemplificando saúde e educação mas, segundo ele no que diz respeito à segurança, o governo tem adotado uma postura firme com relação ao governo federal em busca de trazer mais recursos para o estado. “O governador Rui Costa tem dado prioridade à segurança pública. Não sei de outra pasta que tenha feito um chamamento de tão expressivo número de profissionais, cerca de 2300 como estamos fazendo até o final do ano”. Indagado pelo Repórter Tatu, sobre os ataques às agências bancárias no interior, Maurício Barbosa, disse ser essa uma das prioridades da SSP, diminuir essas ocorrências, “apesar das explosões de caixas eletrônicas, ser hoje um problema em nível nacional”. Ele disse que a polícia baiana tem atacado muito as organizações criminosas com o Departamento de Crime Organizado que foi criado e o BOPE (Batalhão de Operações Especiais), sendo sua previsão que dentro de pouco tempo várias quadrilhas que atuam nos ataques a agências bancárias serão desmanteladas.

Ilhéus: Reintegração de posse faz pipocar protestos contra prefeito


Ilhéus: Reintegração de posse faz pipocar protestos contra prefeito
Foto: Valesca Lippel / TV Santa Cruz
O prefeito de Ilhéus, no sul do estado, Jabes Ribeiro (PP) disse que as manifestações que ocorreram na cidade nesta semana têm a ver com a reintegração de posse de um condomínio do Minha Casa Minha.  As 272 unidades habitacionais ficam localizadas no bairro Teotônio Vilela. De acordo com a Coluna Tempo Presente do A Tarde, os moradores que ocupara as casas no ano passado se recusaram a sair. Jabes alegou que as obras, que não foram concluídas, precisam continuar. Segundo Ribeiro, só faltam 20% das obras para o condomìnio ficar pronto. Na cidade, as críticas à gestão de Jabes aumentaram nesta semana. Segundo o site Ilhéus 24 horas, além do bairro Teotônio Vilela, os protestos também ocorreram no Alto do Amparo, Alto do Coqueiro e Malhado.
Protesto na Orla de Ilhéus/Foto: Laís Dantas / TV Santa Cruz

Petrobras recebe mais R$ 69 milhões desviados em esquema de propina


Petrobras recebe mais R$ 69 milhões desviados em esquema de propina
Foto: José Cruz/Agência Brasil
A Petrobras recebeu nesta sexta-feira (31) mais R$ 69 milhões decorrentes do esquema de propina descoberto pela Operação Lava Jato. A devolução ocorreu na sede da estatal, no centro do Rio, em uma cerimônia com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e do presidente da Petrobras, Aldemir Bendine. Os recursos devolvidos equivalem a 80% de um total dos US$ 29 milhões (R$ 86,9 milhões) repatriados pelo Ministério Público Federal (MPF) da Suíça e que foram devolvidos pelo ex-gerente da estatal Pedro Barusco, em decorrência de acordo de delação premiada no âmbito das investigações em andamento. Segundo a Agência Brasil, os outros 20% referentes ao total repatriado ficarão à disposição da Polícia Federal para possíveis indenizações que vierem a surgir após a ação condenatória. Os recursos repatriados dizem respeito a propinas recebidas por Barusco, de 1999 a 2012, decorrentes de contratos com a empresa holandesa SBM, fornecedora de navios-plataforma. O presidente da Petrobras informou que durante a cerimônia foi assinado outro contrato para a devolução de mais recursos repatriados no âmbito da Lava Jato, mas não soube dizer o valor total. "[Os números] ainda estão sendo finalizados e são várias as ações ainda em fase de consolidação”, explicou Aldemir Bendine.“O que esses criminosos fizeram além de barbaramente saquear os recursos da empresa foi retirar da sociedade brasileira o seu orgulho. Com esse sinal, a gente pretende reverter esse quadro e permitir que possamos de novo ter o orgulho, recupera nosso orgulho”, completou Rodrigo Janot.

Herdeiro à vista: Dono do Facebook, Zuckerberg anuncia que mulher está grávida

Herdeiro à vista: Dono do Facebook, Zuckerberg anuncia que mulher está grávida
Foto: Reprodução / Facebook
O criador do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou por sua conta na rede social que ele e a esposa, Priscilla Chan, serão papais logo em breve. De acordo com Zuckberg, Priscilla está grávida de uma menina. “Isso será um novo capitulo em nossas vidas. Nós já somos sortudos pela oportunidade de tocar as pessoas através do mundo – Cilla como doutora e educadora e eu com a comunicação e filantropia. Agora estamos focados em fazer do mundo um mundo melhor para nossa criança e as novas gerações”, afirmou. Mark relatou ainda que a gravidez acontecerá após tentativas que falharam. “Nós estamos tentando tem um bebê há alguns anos e tivemos três abortos durante este caminho”, contou. Com a notícia, Cilla e Mark já começam a fazer planos.

Jogadora da seleção brasileira tem medalha de ouro do Pan roubada


Jogadora da seleção brasileira tem medalha de ouro do Pan roubada
Foto: Tom Szczerbowski-USA TODAY Sports/Reuters
A jogadora Tamires Brito, lateral da seleção brasileira, foi roubada na manhã desta sexta-feira (31) na cidade de Santo André, em São Paulo. Ela estava com a família, quando dois homens armados anunciaram o roubo. Entre os pertences levados, estava a medalha de ouro, conquistada nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá.
A atleta lamentou o ocorrido. Entretanto, mostrou-se aliviada pelofato de ninguém ter saído ferido.
"É triste porque ainda estava curtindo a medalha. Não fiquei nem seis dias com ela. Você dá um duro danado para conquistar uma medalha, que é da nação brasileira, para dois 'Zé Ruela' virem e levarem embora. De certa forma estou aliviada por ninguém ter se ferido. Minha família vale mais que a medalha. Quando vi que os dois rapazes estavam armados nem pensei em reagir", afirmou, em entrevista ao G1.
Tamires relatou que estava saindo da casa da sogra, quando uma vizinha chegou em um carro de luxo e desceu para cumprimentá-la pela conquista. "Estava me preparando para entrar em meu carro, quando ela [vizinha] veio me cumprimentar. Foi nessa hora que dois moleques vieram da esquina e pediram as alianças, relógios, bolsas. Levaram o carro da vizinha, entraram no meu carro, onde estava meu filho de 5 anos e minha sobrinha de 10 anos. Pegaram meu celular e minha bolsa, onde estava a medalha".

Deputado apresenta indicação à Rui para autorizar que PMs e bombeiros vendam férias

Deputado apresenta indicação à Rui para autorizar que PMs e bombeiros vendam férias
O deputado estadual Augusto Castro (PSDB) apresentou indicação ao governador Rui Costa para autorizar aos policiais e bombeiros militares da Bahia a “vender” parte das férias e licenças não usufruídas. “Diante do evidente déficit atual de efetivo da Instituição, a presente medida aumentaria consideravelmente o número de Policiais e Bombeiros em serviço, proporcionando à população, além de maior sensação de segurança, um serviço público mais eficaz e de maior qualidade”, aponta o tucano na justificativa. Castro destaca também que na ausência de previsão legal da medida, os servidores podem recorrer ao Judiciário para obter a pecúnia indenizatória. O deputado incluiu na indicação um esboço de anteprojeto de lei sobre o tema, para que o governo estude a possibilidade de apresentá-lo. Para o parlamentar, a indicação foi uma forma de “incentivar o governo a adotar uma solução desejada por grande parte dos policiais e bombeiros militares”. A permissão solicitada por Castro abrange até um terço do período de férias em abono. O deputado incluiu também dispositivo que estabelece que a conversão das licenças especiais devem ser convertidas em valor correspondente à mesma remuneração que o servidor receberia se gozasse o benefício.

Vereadora 'do pessoal da igreja' propõe celeridade em imunidade tributária de igrejas


Vereadora 'do pessoal da igreja' propõe celeridade em imunidade tributária de igrejas
Foto: Alexandre Galvão/ Bahia Notícias
Que a vereadora Cátia Rodrigues (Pros) trabalha “para o pessoal da igreja”, já é de conhecimento público. Nesta sexta-feira (31), um projeto de lei de sua autoria publicado no Diário Oficial do Legislativo deixa ainda mais clara sua disposição em servir aos religiosos. A vereadora propôs que os templos religioso de Salvador tenham prioridade processual das ações de imunidade tributária. No projeto de lei, Cátia invoca o art. 150, inciso VI, alínea B, da Constituição Federal – que veda a cobrança de impostos sobre templos de qualquer culto -, para sugerir que “todos os processos administrativos, extrajudiciais dos incisos abaixo: dos pedidos de anulação de lançamentos tributários; declaratórios de inexistência de declaração jurídico-tributário; reconhecimento de repetição do indébito; pedido de consignação e pagamento por débitos anteriores; compensação tributária” sejam contemplados com tratamento célere no âmbito administrativo da prefeitura de Salvador. Na justificativa do texto, Cátia afirma que busca “promover melhor eficácia das práticas tributárias, valorizando as intervenções corretas e retificando as irregulares” para beneficiar os templos religiosos. A vereadora, porém, não explica por quê os templos deveriam ser priorizados na análise dos processos.

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Xodó da ginástica pode conquistar mais duas medalhas nesta quarta do Pan; vejas as chances do Brasil

País faz finais do pólo masculino e do badminton; Thiago Pereira disputa 2ª prova
 As guerreiras do futebol feminino vão fazer sua segunda partida no Pan nesta quarta-feira (15). Depois de vencerem a Costa Rica com tranquilidade por 3 a 0 na estreia, elas vão encarar o Equador às 18h30 (horário de Brasília). A partida é válida pela fase de grupos
As guerreiras do futebol feminino vão fazer sua segunda partida no Pan nesta quarta-feira (15). Depois de vencerem a Costa Rica com tranquilidade por 3 a 0 na estreia, elas vão encarar o Equador às 18h30 (horário de Brasília). A partida é válida pela fase de grupos
No vôlei de praia, Vitor Felipe e Álvaro Filho encaram a dupla do México às 13 horas (horário de Brasília). A dupla tentará se classificar em primeiro lugar no grupo B para avançar direto às quartas-de-final 
No vôlei de praia, Vitor Felipe e Álvaro Filho encaram a dupla do México às 13 horas (horário de Brasília). A dupla tentará se classificar em primeiro lugar no grupo B para avançar direto às quartas-de-final
 Vela, squash, tiro com arco e tiro esportivo também terão provas com brasileiros na disputa. Fique na torcida!
Vela, squash, tiro com arco e tiro esportivo também terão provas com brasileiros na disputa. Fique na 

torcida! De garantido, já temos a medalha no polo aquático masculino. Resta apenas saber a cor. Impulsionado pela naturalização de atletas da Espanha, Croácia, Itália e Cuba, o Brasil deve fazer um grande jogo contra os Estados Unidos na final, às 21 horas (horário de Brasília). A única vez que a equipe verde-amarelo ganhou ouro neste esporte em Pans foi em 1963 
De garantido, já temos a medalha no polo aquático masculino. Resta apenas saber a cor. Impulsionado pela naturalização de atletas da Espanha, Croácia, Itália e Cuba, o Brasil deve fazer um grande jogo contra os Estados Unidos na final, às 21 horas (horário de Brasília). A única vez que a equipe verde-amarelo ganhou ouro neste esporte em Pans foi em 1963

9º dia de competição no Pan de Toronto Quadro de Medalhas

PAÍS


TOTAL
Canadá 26 23 17 66
Estados Unidos 19 20 22 61
Cuba 15 11 16 42
Colômbia 14 6 11 31
Brasil 12 8 21 41
México 9 7 19 35
Argentina 5 11 9 25
Chile 3 2 3 8
Equador 2 7 5 14
10° Peru 1 2 2 5
11° República Dominicana 1 1 4 6
12° Guatemala 1 0 0 1
13° Venezuela 0 6 1 7
14° Bahamas 0 0 1 1
15° Bermudas 0 0 1 1
16° El Salvador 0 0 1 1
17° Porto Rico 0 0 1 1
18° Antígua e Barbuda 0 0 0 0
19° Aruba 0 0 0 0
20° Barbados 0 0 0 0
21° Belize 0 0 0 0
22° Bolívia 0 0 0 0
23° Costa Rica 0 0 0 0
24° Dominica 0 0 0 0
25° Granada 0 0 0 0
26° Guiana 0 0 0 0
27° Haiti 0 0 0 0
28° Honduras 0 0 0 0
29° Ilhas Cayman 0 0 0 0
30° Ilhas Virgens Americanas 0 0 0 0
31° Ilhas Virgens Britânicas 0 0 0 0
32° Jamaica 0 0 0 0
33° Nicarágua 0 0 0 0
34° Panamá 0 0 0 0
35° Paraguai 0 0 0 0
36° Santa Lúcia 0 0 0 0
37° São Cristóvão e Nevis 0 0 0 0
38° São Vicente e Granadinas 0 0 0 0
39° Suriname 0 0 0 0
40° Trinidad e Tobago 0 0 0 0
41° Uruguai 0 0 0 0

Antonio Brito discute a Fiol no Ministério dos Transportes


Reunião no Ministério dos Transportes com a presença de parlamentares baianos
Reunião no Ministério dos Transportes com a presença de parlamentares baianos
O deputado federal Antonio Brito esteve presente na reunião na tarde desta terça-feira (13/7) no Ministério dos Transportes, em Brasília, quando o titular da pasta, ministro Antonio Carlos Rodrigues, apresentou o novo cronograma da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). A obra com 1.022 km de extensão e atravessando 41 municípios tem agora conclusão prevista para junho de 2018, a um custo de R$ 4,5 bilhões. Dividida em nove lotes, a ferrovia ligará um novo porto em Ilhéus, o Porto Sul, ao entroncamento da Ferrovia Norte-Sul, em Tocantins. Jequié e região estão no Lote 2A. Além de Antonio Brito, participaram do encontro os senadores Otto Alencar e Lídice da Mata, os deputados federais José Rocha, Daniel Almeida, Bebeto Galvão e Tia Eron, e os deputados estaduais baianos, integrantes da Comissão da Fiol da Assembleia Legislativa, Ivana Bastos, Eduardo Salles, Ângela Souza, Fátima Nunes, Fabíola Mansur, Bira Coroa, Maria del Carmen, Jurandir Oliveira e José Raimundo. Também presentes o vice-presidente em exercício da Valec Mário Rodrigues e o superintendente de engenharia da empresa Paulo Lana. A Valec é a responsável pela construção da ferrovia. Antonio Brito solicitou ao ministro dos Transportes empenho especial para a etapa de Jequié (Lote 2A), que compreende, entre outras ações, um túnel de 780m de extensão, reafirmando a continuidade das obras e evitando novas demissões

PRF decreta estado de greve na Bahia


Policiais da Delegacia 10/3 decidirão sobre adesão ao movimento (foto repercussão)
Policiais da Delegacia 10/3 decidirão sobre adesão ao movimento (foto repercussão)
Os Policiais Rodoviários Federais da Bahia (PRF-BA) aprovaram o estado de greve após assembleia realizada na segunda-feira (13/7). De acordo com o Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais no Estado da Bahia (Sinprf-BA), outros itens também foram aprovados a fim de pressionar o governo federal a conceder melhores condições de trabalho aos servidores. Os policias rodoviários federais pede melhorias das condições de trabalhos, a exemplo dos itens de segurança, como coletes à prova de bala e mais agentes para suprir as demandas no estado. Eles ainda reivindicam melhorias nas condições salariais, já que a maioria dos agentes tem nível superior e a remuneração continua defasada, quando comparada a outras carreira de estado. Contudo, um valor de reajuste não foi apresentado. A categoria também definiu ações para serem feitas durante o estado de greve, como doação de sangue e alimentos para a população, cruzes nas estradas – simbolizando os agentes mortos no exercício de suas funções – , e uma caminhada na BR-324, ainda sem data definida. (A Tarde)

Senado aprova alteração do ECA que aumenta tempo de internação de menores


Senado aprova alteração do ECA que aumenta tempo de internação de menores
Foto: Waldemir Barreto/ Agência Senado
Apesar dos protestos de senadores, o plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (14) o projeto do senador José Serra (PSDB-SP), que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e aumenta o tempo de internação de menores infratores que cometem crimes hediondos e homicídio doloso. O texto segue agora para a apreciação na Câmara dos Deputados. O projeto aprovado, por 43 votos a 13, foi um substitutivo apresentado à proposta pelo senador José Pimentel (PT-CE). O petista, porém, acatou a versão original de Serra, que aumentava o prazo da pena de três para dez anos. Originalmente, Pimentel defendia o tempo máximo de oito anos. O projeto também prevê que os menores infratores que cometerem crimes graves fiquem em uma ala separada dos demais. Em outra frente, a proposta também endurece a pena de adultos que usarem menores para praticar crimes. Apesar de ser uma ideia de Serra, o projeto recebeu o apoio do Palácio do Planalto, que o vê como uma alternativa à proposta de redução da maioridade penal de 18 para 16 anos aprovada em primeiro turno pela Câmara dos Deputados. O líder do PT, Humberto Costa (PE), no entanto, liberou a bancada por votar como quisesse.

Vendeta em Macajuba: presidente do PT denuncia plano para matá-lo

Vendeta em Macajuba: presidente do PT denuncia plano para matá-lo
Foto: Ascom PT
O presidente do diretório de Macajuba do PT, Everaldo Macedo, foi à Secretaria da Segurança Pública para denunciar um plano para matá-lo, supostamente dos seus adversários políticos e inimigos pessoais. De acordo com o petista, tem recebido ameaças por telefonemas, teve seu carro incendiado por vândalos ligados ao esquema político e até agora nenhuma medida efetiva foi adotada pela polícia local para apurar os fatos, a despeito dele ter prestado queixa formal e exigido a apuração, de acordo com a lei. Além disso, ele soube através de pessoas de confiança que quem está por trás das tentativas são familiares, amigos e políticos ligados ao prefeito de Macajuba, Fernão Dias (PMDB), assassinado em abril - através da contratação de um "matador profissional" ou até mesmo pela "produção de um acidente de carro", no percurso que Everaldo faz regularmente entre Salvador e Macajuba. O presidente estadual do PT, Everaldo Anunciação, disse que vai pessoalmente exigir e acompanhar as providências da SSP, levar ao conhecimento do governador Rui Costa sobre a gravidade da situação em Macajuba e que, qualquer tentativa contra a integridade física e a vida de Everaldo Macedo, "um companheiro histórico que não pode ser deixado só num momento de tal gravidade", responsabilizará pessoas ligadas por laços de parentesco e políticos ao prefeito assassinado. Anunciação classificou o ato como uma tentativa de politizar a morte de Fernão para justificar uma vendeta no interior baiano.

Feira: Homem é preso acusado de passar 120 mil trotes neste ano

Feira: Homem  é preso acusado de passar 120 mil trotes neste ano
Cicom/Feira / Foto: Reprodução / TV Bahia
Um homem foi preso em Feira de Santana, Portal do Sertão, acusado de passar mais de 120 mil trotes entre janeiro e julho deste ano. Segundo a Polícia, ele é responsável por quase 50% das ligações enganosas recebidas neste ano pelo Centro Integrado de Comunicação (Cicom), central única que realiza atendimentos por meio do números 190 (da Policia Militar), 193 (do Corpo de Bombeiros) e 197 (da Polícia Civil). Edson Araújo, de 52 anos, morador do bairro Gabriela, também xingava os atendentes e falava palavrões ao telefone, como informou o capitão Rosuilson Cardoso, comandante do Cicom. O homem foi preso na última sexta-feira (10), mas negou o crime e foi liberado depois de passar seis horas preso. Araújo responde por falsa comunicação, além de liberdade por injúria. De acordo com o G1, em Feira, o Cicom recebe em média 4,5 mil ligações, sendo que 2 mil são trotes.

Câmara conclui votação de projeto que altera legislação eleitoral

Câmara conclui votação de projeto que altera legislação eleitoral
Foto: Gustavo Lima / Câmara dos Deputados
O plenário da Câmara dos Deputados concluiu nesta terça-feira (14) a votação das emendas do projeto de Lei que regulamenta pontos infraconstitucionais da reforma política. O texto agora segue para o Senado. Os deputados mantiveram a limitação para o gasto de campanhas eleitorais de candidatos à Presidência da República e governos estaduais, mas alteraram a regras para as eleições municipais. Para prefeitos, foi aprovada por apenas 1 voto (194 votos a favor, 193 contra e 2 abstenções) uma emenda que limita a R$ 100 mil gastos de campanha para os cargos de prefeito e de vereador em cidades com até 10 mil eleitores. Segundo a Agência Brasil, o texto estabelece o limite com gasto de campanhas eleitorais de candidatos à Presidência e governos estaduais a 70% do maior valor gasto na eleição anterior à entrada da lei em vigor, onde houve apenas um turno, e 50% do maior gasto para onde houve dois turnos. O projeto determina ainda que uma empresa pode contribuir com até 2% do faturamento bruto no ano anterior à eleição, sem poder exceder o limite de R$ 20 milhões, e limita o percentual repassado a um único partido a 25% do total doado. O tempo de propaganda eleitoral em rádio e TV foi diminuído de 45 para 35 dias anteriores ao pleito. Nas eleições proporcionais, valerá a soma de todas as bancadas na Câmara dos Deputados. A emenda também aumenta de 10% para 25% o tempo da propaganda eleitoral no qual poderão aparecer apoiadores do candidato. O projeto cria ainda uma cláusula de barreira para os candidatos a cargos majoritários e proporcionais participarem de debates televisivos, assegurando a presença daqueles cujos partidos tenham mais de nove representantes na Câmara dos Deputados. Também limita a participação de apoiadores nos programas eleitorais a 10% do tempo total da campanha. Nesta quarta (15), os deputados devem votar os destaques à proposta de emenda à Constituição (PEC) da reforma política. O presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse que a prioridade antes do recesso parlamentar é concluir todas as votações referentes ao tema

Renovação de convênio garante R$ 56 milhões para cultura baiana

Renovação de convênio garante R$ 56 milhões para cultura baiana
Foto: Divulgação
Para dar continuidade ao fomento de projetos artísticos e culturais baianos, foi assinado na noite desta terça-feira (14), no Palácio Rio Branco em Salvador, a renovação do Convênio de Manutenção do Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA), garantindo R$ 56 milhões para o segmento cultural, através de renúncia fiscal. Na ocasião, o convênio foi assinado pela Coelba e Oi, e estas empresas, assim como outras parceiras da iniciativa privada, poderão investir em atividades culturais, através de parte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que pagariam à Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA). Em dez anos, o fundo passou de 30 projetos, apoiados em 2005, para a média de 280 projetos selecionados anualmente no período de 2007 a 2014. Entre os grupos musicais apoiados pelo FCBA no último ano está o Ganhadeiras de Itapuã, vencedor do 26º Prêmio da Música Popular Brasileira, na categoria Melhor Álbum Regional.

Recôncavo: Manifestantes queimam pneus e interditam rodovia


Recôncavo: Manifestantes queimam pneus e interditam rodovia
Fotos: Leandro Alves / Bahia na Mídia
Manifestantes queimaram pneus e interditaram um trecho da BA-026 na manhã desta quarta-feira (14), entre Castro Alves e Sapeaçu, no Recôncavo baiano. Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o protesto começou por volta das 4h. Cerca de 50 pessoas protestam contra as condições da via, que estaria prejudicada por conta de buracos. Eles acusam o estado da pista pelo aumento do número de acidentes e assaltos na estrada. Ainda segundo a PRE, uma das vias da pista já foi liberada depois de negociações entre policiais e manifestantes. Para desocupar a rodovia, os líderes do protesto cobram a presença de autoridades e da imprensa. 


terça-feira, 14 de julho de 2015

Prefeito Balbino Mota participa de Missa Sertaneja, ver fotos.

http://ptnnews.com.br/media/2015/07/
http://ptnnews.com.br/media/2015/07/
Na missa que aconteceu no último sábado, 11/07, o prefeito da nossa cidade, Balbino Mota, acompanhado com algumas lideranças políticas se juntaram a milhares de pessoas que participavam da festividade na Igreja Católica Nossa, Senhora Aparecida. Além do momento de fé e devoção a santa padroeira, o momento também serviu para reencontros de amigos e irmãos da fé em Cristo. Ao chegar ao Evento, o prefeito Balbino Mota falou sobre a importância da missa:
“Essa é a 4º Missa sertaneja aqui na região do Outro Preto, estou feliz por fazer parte desse momento de fé com milhares de fiéis que participam desse tradicional ato religioso. Apesar de ter afinidade com todas as religiões, fui criado na Igreja Católica e tenho um apreço muito grande por todos”
 Assessoria de comunicação
Prefeitura Municipal de Presidente Tancredo Neves Construindo um Novo Futuro.
http://ptnnews.com.br/media/2015/07/http://ptnnews.com.br/media/2015/07/http://ptnnews.com.br/media/2015/07/

Tancredense se classifica para o campeonato Sul-Americao de Jiu Jitsu

001
Fotos CTJM/PTN NEWS
Gildeon Alves que esteve neste domingo competindo no mundial de Jiu Jitsu em Feira de Santana conseguiu fazer um bom combate e se classificar para a etapa Sul-americana. Este que é uma forte aposta da modalidade, e treinado no Centro de Treinamento Jorge Monge em Tancredo Neves, vem se destacando em suas competições, já tendo em sua galeria os títulos de Campeão Baiano e vice campeão brasileiro de Jiu Jtisu.
O seu Professor Jorge Monge relatou que foi um combate muito forte e que seu Atleta luta muito, disse ainda ser merecedor desta vaga. Também chama atenção para os patrocinadores desta luta de Alves: Im Propaganda, karlos Modas, Comercial Rural, Diretoria de Esportes Comercial Bom Jesus. 
PTN NEWS

Banco do Brasil divulga edital com 300 vagas; salários chegam a R$ 4.672

A carga de trabalho, para todos os cargos, é de 40h semanais
A carga de trabalho, para todos os cargos, é de 40h semanais
A BB Tecnologia, empresa do Banco do Brasil, divulgou nesta segunda-feira (13/7) o edital de concurso para 300 vagas distribuídas em vagas de técnico administrativo (nível médio e apenas para formação de cadastro de reserva), técnico de operações (também nível médio, com 123 vagas imediatas, mais de cadastro de reserva) e analista de produção (nível superior, com 177 oportunidades, mais de cadastro de reserva).  Os salários iniciais são de R$1.470,44, R$1.737,78 e R$3.823,12, respectivamente.  No entanto, com a inclusão de R$849,36 de auxílio-refeição e alimentação, as remunerações passam para R$2.319,80, R$2.587,14 e R$4.672,48. Os funcionários do BB Tecnologia ainda terão direito a auxílio-creche, vale transporte, plano de saúde, reembolso sobre medicamentos, odontológico e oftalmológico. A validade do concurso será de um ano, prorrogável por igual período. Para técnico administrativo, são contempladas as cidades de Feira de Santana, Salvador, São José do Rio Preto, São José dos Campos e São Paulo. Já para técnico de operações há oportunidades em 52 cidades de todos os estados. Já para analista de operações, as vagas são para Brasília, Goiânia, Belém, Rio de Janeiro e São Paulo. Para o cargo de analista, as oportunidades contemplam as seguintes áreas: Desenvolvimento (ERP), Desenvolvimento (Mainframe), Desenvolvimento (Mobile), Desenvolvimento (Plataforma Baixa), Infraestrutura e Sistema Operacional, Modelagem/Administração Banco de Dados; Processos de TI; Redes, Telecom e Segurança, além de Requisitos e Testes de Software. As inscrições podem ser feitas no site da empresa  responsável até o dia 13 de agosto. As taxas são de R$26,50 (técnico administrativo), R$28,50 (técnico de operações – equipamentos) e R$38,50 (analista de produção) 

60ª CIPM realiza operação de intensificação no final de semana

IMG-20150713-WA0004[1]O comandante da 60ª CIPM/Gandu, realizou no último final de semana, mais uma operação de intensificação do policiamento na área de atuação da Unidade. A operação foi denominada HAPPY BIRTHDAY, devido a aproximação do aniversário da cidade de Gandu.
A operação que envolveu todo o efetivo do Pelotão Especial (PETO), começou no dia 10 e durou até ontem, 12. O objetivo da operação foi intensificar a ação de presença da PM em toda a área com abordagens à veículos, motos e pessoas.
A operação durou mais de 48h e garantiu a presença ininterrupta da Polícia mas ruas, a fim de proporcionar mais segurança às pessoas. O comandante da 60ª CIPM, o Major Gondim, garante que as operações continuarão sendo feitas sistematicamente, a fim de evitar a ocorrência de crimes e combater os eventuais ocorridos.

Sesab registra 42 casos confirmados de Guillain-Barré; 26 são em Salvador


Sesab registra 42 casos confirmados de Guillain-Barré; 26 são em Salvador
Alguns casos têm registros de dengue, zika ou chikungunya | Foto: Fotos públicas
Por meio de boletim, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) informou que, até 10h desta segunda-feira (13), foram notificados 76 casos da Síndrome de Guillain-Barré, com 42 confirmações. Destes, 26 são em Salvador, enquanto os outros foram registrados nos municípios de Valença, Itabuna, Camaçari, Ipiaú, Serrolândia, Tanquinho, Jequié, Santa Bárbara, Conceição de Feira, Lauro de Freitas, Castro Alves, Cândido Sales e ignorados. A Sesab informou que todos os casos anteriormente confirmados estão em processo de estudo para informação precisa. A pasta afirmou ainda que quatro casos foram descartados, 25 estão em investigação e cinco foram determinados como de outros eventos neurológicos. Ainda segundo o boletim, apenas 26 dos 42 casos confirmados têm registros anteriores de dengue, zika ou chikungunya.

Judô garante mais quatro medalhas no Pan e Tiago Camilo é tricampeão


Judô garante mais quatro medalhas no Pan e Tiago Camilo é tricampeão
Foto: Danilo Borges/ME
O Brasil conquistou todas as medalhas que disputou no judô nesta segunda-feira, nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, sendo uma de ouro e três de bronze. O destaque foi Tiago Camilo, que com a vitória na decisão sobre o cubano Asley Gonzalez chegou ao seu terceiro ouro consecutivo no Pan, repetindo o resultado da decisão do Campeonato Pan-Americano, também disputado no Canadá.
A vitória de Tiago também colocou o Brasil na liderança do quadro de medalhas da modalidade, com três de ouro, uma de prata e cinco de bronzes. Os cubanos que têm duas de ouro, entretanto, foram ao pódio em todas as 10 categorias disputadas até aqui. Faltando outras quatro, o País não pode mais repetir o número de finais de Guadalajara-2011 (nove), nem do Rio-2007 (dez), mas ainda sonha em superar o número de ouros de quatro anos atrás (seis). Nas duas ocasiões ganhou 13 medalhas.
Mais experiente da delegação que está em Toronto, Tiago Camilo (21.º do mundo) não deu sopa para o azar. Em sua primeira luta, o agora tricampeão pan-americano despachou o chileno Rafael Romo (74.º) e na sequência eliminou o argentino Cristian Schmidt (58.º). Depois, usou sua experiência para superar Gonzalez, nono do mundo, e venceu graças a duas punições ao cubano.
Foi a única final do Brasil no dia. Outro que chegou como favorito, Victor Penalber decepcionou. O carioca, que já foi líder do ranking mundial, pretendia, no Pan, conquistar seu primeiro resultado expressivo. Tricampeão do Campeonato Pan-Americano, entretanto, teve que se contentar com o bronze.
Na estreia da categoria até 81kg, venceu o desconhecido mexicano Yusef Farah. Mas, na sequência, foi surpreendido pelo cubano Ivan Felipe Silva, apenas o número 40 do ranking mundial. Na disputa do bronze, contra Gadiel Miranda, de Porto Rico, ele ganhou com um belo golpe. "Fico feliz pelo bronze. Mas na próxima vou em busca do ouro, pois faltou uma medalha um pouco mais brilhante. De qualquer maneira, o judô nos ensina a levantar e fazer de novo."
O atleta também tentará mudar sua passagem de avião, marcada para quarta-feira. Ele quer acompanhar a participação de sua irmã Giullia no Pan. Ele estará na luta olímpica na categoria até 53kg e o torneio será realizado na quinta-feira. "Vou tentar mudar meu voo para torcer pela minha irmã. Queremos mais uma medalha para a família Penalber", avisa.
Na categoria até 63kg, Mariana Silva, número 12 do mundo, passou pela colombiana Diana Velasco (87.ª) para ganhar o bronze. Ela começou ganhando da mexicana Andrea Gutierrez (33.ª), mas depois perdeu para a canadense Stéfanie Tremblay (58.ª), que também não estava entre as favoritas. "Eu queria estar no lugar mais alto do pódio, mas fico feliz com a conquista da medalha."
A judoca lembra que encontrou forças para se recuperar de uma eliminação antes da final do torneio. "Eu já tinha enfrentado aquela adversária duas vezes, mas fui surpreendida. Isso fica como aprendizado. Mas consegui lutar bem pelo bronze, pois é frustrante sair de uma competição sem medalha." As vitórias de Mariana sobre Tremblay foram este ano: uma em março, outra em maio.
No feminino até 70kg, Maria Portela (20.ª) foi bem contra a venezuelana Elvismar Rodriguez (94.ª), mas depois caiu diante da canadense Kelita Zupancic, quarta do mundo, e ficou fora da final. Na disputa do terceiro lugar, ela encarou a mexicana Andrea Poo (67.ª) e conquistou o bronze. "Fica a sensação de dever cumprido, para coroar o trabalho que venho fazendo. Mostrei determinação e honrei o suor de cada dia. É uma medalha que coroa o trabalho não só meu, mas de todos que me ajudaram."
Nesta terça, o judô encerra sua participação no Pan de Toronto com mais quatro atletas: Mayra Aguiar (categoria até 78kg), Maria Suelen Altheman (acima de 78kg), Luciano Corrêa (até 100kg) e David Moura (acima de 100kg). Rafael Silva, vale lembrar, lesionou o músculo peitoral e foi cortado do Pan.

Deputado estadual é acusado de receber diária indevidamente quando era vereador

Deputado estadual é acusado de receber diária indevidamente quando era vereador
Foto: Reprodução/ Blog do Anderson
O deputado estadual Marquinho Viana (PV) é acusado de receber, indevidamente, R$ 1,4 mil em diárias da Câmara Municipal de Barra da Estiva – quando ainda era vereador. Contatado pelo Bahia Notícias, o parlamentar negou. De acordo com o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), além de Marquinho, os vereadores Reinaldo Silva Santos, Eliene Machado Ribeiro e o presidente da Casa, Alessandro Santos Pereira, receberam o valor de diárias para três dias em Salvador, mas – apesar do pagamento – os legisladores marcaram presença na Câmara. Em conversa como BN, Viana disse que “houve um mal entendido”. “Foi um erro de quem lavrou a ata. Colocaram que a sessão começou às 9h, mas ela só começa às 19h. Temos o documento que comprova isso”, alegou. Ainda de acordo com o parlamentar, ele e o grupo de vereadores esteve em Salvador para resolver um empréstimo do município com a Desenbahia e sua vida é “ilibada”. “Eu não pedi diárias sem estar em Salvador. Sempre fui o vereador mais bem votado da história de Barra da Estiva e minha mãe foi prefeita. Saiu do cargo com mais de 84% de aprovação. Não preciso disso”, rechaçou.

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Prefeitos e seus representantes participam de reunião do Ciapra



Prefeitos e representantes do Consórcio Intermunicipal do Baixo Sul - CIAPRA, se reuniram na manhã desta terça-feira (07), no Hotel Portal Rio Una para estabelecer uma pauta de prioridades para a região. De acordo com Isravan Barcelos, prefeito de Ibirapitanga e presidente do Ciapra, o objetivo é apresentar ao Governo do Estado e deputados com bases eleitorais nos 15 municípios que compõem o Consórcio, algumas demandas consideradas essenciais para o desenvolvimento do Baixo Sul. 
Para a prefeita de Valença Jucélia Nascimento, a união e o fortalecimento do Ciapra com a inclusão de novos municípios credenciam os prefeitos a reivindicarem melhorias para a região. 
Entre as sugestões de Leandro Ramos, prefeito de Igrapiúna, estão a situação dos lixões, ponto crítico em todos os municípios da região, e mesmo, com a prorrogação do prazo pelo Governo Federal para 2020, as ações para sua erradicação devem ser priorizadas. 
Além da problemática do lixo, Ramos, sugeriu que a pauta de reivindicações constasse ainda a requalificação da BA 001 entre Nazaré e Camamu. Segundo ele, a estrada deverá seguir um novo conceito, com ênfase no meio ambiente e a construção de uma estrada agroecológico. 
Outros pontos levantados como prioridades por Leandro foram: tratamento dos resíduos sólidos, plano de saneamento básico, criação de um fundo da saúde para custear exames e procedimentos de alta e média complexidade e a implantação da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB).
O representante da prefeita de Camamu, Emiliana Assunção, Zequinha da Mata, acrescentou ainda a questão da Santa Casa de Misericórdia de Valença.


Outro ponto discutido na reunião foi a mudança da sede do Ciapra para Valença, segundo os presentes, a atual sede, localizada na Serra da Papuã em Ibirapitanga, está afastada dos centros urbanos e possui pouca visibilidade.
Patrulha Mecânica
Com a extinção do Departamento de Infraestrutura do Estado da Bahia (DERBA), o Ciapra reivindicou junto ao Governo do Estado, um convênio para utilização do maquinário e mão de obra especializada na recuperação de estradas. De acordo com Irasvan Barcelos, a unidade residência de Itabuna possui equipamentos que podem servir aos 15 municípios que compõem o Consórcio.
Participaram da reunião, os prefeitos Jucélia Nascimento (Valença), Irasvan Barcelos (Ibirapitanga e presidente do Ciapra), Fernando Brito (Cairu), Ivo Peixoto (Gandu), Leandro Ramos (Igrapiuna), Carlos Azevedo (Nilo Peçanha), Valdemir Jesus Mota (Presidente Tancredo Neves), Antônio Brito (Taperoá), e Lázaro Oliveira (Teolândia), representando o prefeito de Wenceslau Guimarães, que estava em compromisso na Caixa Econômica Federal em Itabuna, esteve presente no encontro o Secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Joilson Costa Souza.