quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Ex-Ditador da Líbia, Muammar Kadhafi Foi Morto Hoje(20)


Até meados do século XX, a Líbia vivia da agricultura, submetida aos caprichos do clima. País pobre, a Líbia sobrevivia com a ajuda internacional.
A descoberta da jazida de petróleo em Zaltan, em junho de 1959, por geólogos da gigante americana Esso (hoje Exxon), no oeste do país, mudou o tom. O coronel Kadhafi ordenou a nacionalização das jazidas. Mas o país ainda dependia da tecnologia das empresas internacionais para a exploração do ouro negro.
Membro da Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep), a Líbia é um dos principais produtores de petróleo na África, com 1,8 milhão de barris por dia. Suas reservas são avaliadas em 42 bilhões de barris. O petróleo representa mais de 95% das exportações e 75% das receitas do Estado.
A Líbia é historicamente um cruzamento do Maghreb e do Machrek, marcada por tradições tribais. Passou à idade moderna no século XX, graças a suas imensas reservas de petróleo.
Por muito tempo oculta pela forte personalidade de seu líder e "guia", o coronel Kadhafi, a Líbia vive uma insurreição sem precedentes.
O ex-ditador da Líbia, Muammar Kadhafi, foi morto em um ataque de combatentes rebeldes, nesta quinta-feira (20) próximo à cidade de Sirte, de acordo com representante do novo governo do país.
A queda do coronel põe fim à divisão do país, que antes estava dividido entre o leste, nas mãos da oposição, e o oeste, nas do coronel Kadhafi.
A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e o Departamento de Estado dos EUA ainda não confirmavam a prisão ou a morte do coronel.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário