terça-feira, 17 de setembro de 2013

Conferências, palestras e minicursos compõem Congresso Brasileiro de Mandioca






A programação do XV Congresso Brasileiro de Mandioca (CBM), que vai acontecer de 21 a 25 de outubro, no Bahia Othon Palace Hotel, em Salvador (BA), está repleta de conferências, palestras e minicursos, alguns deles com a participação de pesquisadores de instituições estrangeiras. Realizado pela Sociedade Brasileira de Mandioca (SBM) e pela Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o evento conta com o apoio da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado da Bahia.
“Serão três conferências, nove mesas-redondas e nove minicursos, ministrados por pesquisadores e analistas da Embrapa Mandioca e Fruticultura e de outras Unidades e por palestrantes de outras instituições”, explica Carlos Estevão Leite Cardoso, presidente da comissão organizadora.
A conferência de abertura será ministrada por Valter Bianchini, secretário nacional da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), com o tema “Inovação, sustentabilidade e desenvolvimento rural: o papel estratégico da cultura da mandioca”. O Brasil é o segundo maior produtor mundial de mandioca, perdendo apenas para a Nigéria.
Eventos paralelos
Nas conferências, o público vai receber informações, por exemplo, sobre os sistemas de produção, pesquisa, transferência de tecnologia e organização da cadeia de mandioca da Nigéria e da Tailândia – quarto produtor mundial. Da Nigéria, o palestrante será Martin Fregene, do Ministério da Agricultura e Recursos Naturais, e, da Tailândia, o pesquisador Adul Vinaiphat, do Thai Tapioca Development Institute (TTDI).
Diversos eventos vão acontecer em paralelo ao CBM, como a Feira da Agricultura Familiar, reuniões de gestores do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Mandioca e Derivados e da Associação Brasileira dos Produtores de Amido de Mandioca (Abam), exposição de estandes de equipamentos e rodadas de negócios.
No último dia (25), haverá uma visita técnica à Embrapa Mandioca e Fruticultura, em Cruz das Almas, com a equipe da Unidade, onde serão conhecidos os campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário